Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA 1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Estado é uma unidade social básica, na qual vivem as pessoas neste momento; Estado é uma forma organizacional política, que sempre vem grafada com inicial maiúscula, é uma entidade com poder soberano para governar uma nação, sempre dentro dos limites estabelecidos em uma área territorial. É o Estado quem desemprenha as funções políticas, estas funções foram divididas em três poderes, Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, o estado desemprenha funções políticas, sociais e econômicas, tudo isso sempre representando um povo. 
 	Segundo André Hauriou, “Estado é um grupo humano, fixo em que território determinado, e no qual existe uma ordem social política e jurídica orientada para o bem comum, estabelecida e mantida por uma autoridade dotada de poderes coercitivos”.
O Estado é uma entidade jurídica, ou seja coletivo, e é tarefa do estado a administração pública; ou seja ele quem irá representar, satisfazer as necessidades da população, e para que isso seja executado ele utiliza-se de órgãos (Governo central, regional, Câmaras municipais, etc.). A Administração Pública é quem irá prestar serviços, executa-los, dirigir, governar e exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado útil para toda a população do território onde está seu poder.
De acordo com o magistério de MELLO (2004, p. 62): "É que a Administração Pública exerce função: a função administrativa. Existe função quando alguém está investido no dever de satisfazer dadas finalidades em prol do interesse de outrem (...) Quem exerce 'função administrativa' está adstrito a satisfazer os interesses públicos, ou seja, interesses de outrem: a coletividade"
REFERENCIAL TEORICO:
https://www.telanon.info/suplemento/opiniao/.../o-estado-e-a-administracao-publica/
MELLO, Guiomar Namo de. Magistério de 1º grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Cortez, 1987
HAURIOU, André. Derecho constitucional y instituciones políticas. Barcelona: Ariel, 1971. ____ o Précis de droit constitucionel. 2. ed. Paris: Sirey, 1929

Outros materiais