ExercíciosAula9(1)
3 pág.

ExercíciosAula9(1)


DisciplinaPolíticas Públicas e Organização da Educação Básica1.262 materiais10.282 seguidores
Pré-visualização1 página
1a Questão
	
	
	
	A Lei 9394/96 em seu art. 9º trata do Plano Nacional de Educação. Com base no que ficou estabelecido nesse artigo, o PNE deve ser elaborado, marque a questão correta:
	
	
	Somente pelos Municípios.
	
	Pela União e Estado.
	 
	Pela União, Estados e Municípios.
	
	Somente pelos Estados.
 
	
	Somente pela União.
	
Explicação:
LDB
Art. 9º. A União incumbir-se-á de:
 I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
Art. 10º. Os Estados incumbir-se-ão de:
III - elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios;
Art. 11º. Os Municípios incumbir-se-ão de:
I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;
	2a Questão
	
	
	
	O Plano Nacional de Educação aprovado definiu as metas e os objetivos da educação brasileira e determinou que estados e municípios, elaborassem seus respectivos Planos. O PNE é previsto para:
	
	
	Duas décadas
	
	Três décadas
	 
	Uma década
	
	Quatro décadas
	
	Cinco décadas
	3a Questão
	
	
	
	"Em termos de política educacional, ele é considerado a principal medida decorrente da LDB 9394/96. Sua importância deriva do seu caráter global, abrangente de todos os aspectos concernentes à organização da educação nacional, e de seu caráter operacional, já que implica a definição de ações, traduzidas em metas a serem atingidas em prazos determinados dentro do limite global de tempo que a própria LDB definiu para um período de dez anos" (LIBÂNEO, 2008). O autor desse texto está se referindo:
	
	
	Aos Referencias Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
	
	Aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
	
	Às Diretrizes Curriculares Nacionais
	
	Ao sistema de ingresso em universidades públicas e particulares por meio das cotas
	 
	Ao Plano Nacional de Educação
	4a Questão
	
	
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) ao referir-se à organização da educação nacional define que compete aos docentes, EXCETO:
	
	 
	Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas
	
	Participar do planejamento escolar e elaborar seus planos de aulas
	
	Participar da elaboração da proposta pedagógica da escola
	
	Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento
	
	Colaborar com as atividades entre a escola, as famílias e a comunidade
	5a Questão
	
	
	
	O Plano Nacional de Educação, o PNE, é um plano de governo que estabelece diretrizes, metas e prioridades para o setor educacional brasileiro com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino no país.
Entre as principais diretrizes estão a __________ do ensino em todo o Brasil e a criação de incentivos para que todos os alunos concluam a educação __________.
A alternativa que apresenta os termos que completam corretamente a frase é:
	
	
	Oferta; fundamental
	
	Inclusão; regular
	
	Aprendizagem; infantil
	 
	Universalização; básica
	
	Prática; superior
	
Explicação:
Entre as principais diretrizes propostas pelo PNE estão a universalização do ensino em todo o Brasil e a criação de incentivos para que todos os alunos concluam a educação básica.
	6a Questão
	
	
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96, no título I Da Educação, afirma que na mesma abrange processos formativos que se desenvolvem:
	
	
	Nas empresas privadas
	 
	Nas diversas manifestações culturais
	
	Nos sindicatos dos educadores
	
	Nos processos seletivos
	
	Nos processos discriminatórios e classificatórios
	7a Questão
	
	
	
	O ensino brasileiro está organizado e estruturado de acordo com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Apesar de inúmeras modificações ao longo dos anos, podemos perceber que sua organização e estrutura ainda pode ser entendida a partir de:
I - A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
II - A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
III - A educação escolar compõe-se de: educação básica (formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio); e educação superior.
IV - O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão.
Assim, podemos afirmar: 
	
	
	Somente I é falsa.
	
	Todas são falsas.
	 
	Somente II é vardadeira.
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	Somente IV é verdadeira.
	
Explicação:
Todas as afirmativas são, na verdade, artigos da lei. Portanto, é fundamental o conhecimento da Estrutura da Educação escolar, a partir da Lei 9.394/96 de das leis complementares que a modificaram. Neste sentido, sugere-se a pesquisa online da lei em sites oficiais (no endereço , por exemplo), a fim de ter plena percepção de tais mudanças.
	8a Questão
	
	
	
	O Plano Nacional de Educação propõe-se, ainda, a estudar o Plano de Desenvolvimento da Educação, projeto de ação do governo federal, criado em abril de 2007, atendendo aos objetivos da Constituição e da legislação educacional, busca:
	
	
	aprovar os sistemas de ciclos para todos os níveis de escolaridade e redes de ensino
	
	refletir e encontrar soluções somente para a educação superior
	
	resolver os problemas restritamente pedagógicos da Educação
	
	determinar planos educacionais para os Municípios
	 
	erradicar os principais problemas relacionados à educação no país