Buscar

DESPESAS PÚBLICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESPESAS PÚBLICAS
$$$$$$$$$$$$$$$$
CONCEITO
Despesas Públicas é o conjunto de dispêndios(gastos)realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos, com o objetivo de atender ás necessidades públicas, essas, definidas pelo executivo e legislativo durante o ciclo de elaboração e aprovação do orçamento, ou seja, as despesas para serem validadas devem estar previstas na lei orçamentária, tendo como contrapartida uma fonte de receita.
2
As despesas públicas devem ser autorizadas pelo legislativo, através do ato administrativo chamado orçamento público.	Exceção são as chamadas despesas extra orçamentárias .
3
	PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DESPESA PÚBLICA.
	Art.37 ,CF.
4
Classificações 
5
5
Quanto à Categoria Econômica 
6
7
8
Quanto À Natureza
Despesas Orçamentárias 
São as despesas públicas que, para serem realizadas dependem de autorização legislativa e não podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente. 
9
10
Despesas Extra Orçamentárias 
São aquelas pagas à margem do orçamento, independem de autorização legislativa. Exemplo: restituição de depósitos, restituição de cauções, pagamento de restos a pagar, resgate de operações de crédito por Antecipação da Receita Orçamentária (ARO), entre outros. 
Quanto a Afetação Patrimonial
Despesa Efetiva 
Reduzem a situação liquida Patimonial (SLP) do Estado.Exemplos:pessoal e encargos; juros e encargos da dívida interna e externa; outras despesas correntes, salvo aquelas de material de consumo para estoque.
Despesa Não Efetiva
Não Provocam a situação patrimonial líquida do estado.Exemplos: Investimentos, inversões financeira,amortização da divida interna e externa,outras despesas de capital, salvo investimentos em bens de suo comum do povo; despesa corrente para formação de estoque de material de consumo.
11
Quanto à Regularidade
Ordinárias 
Forma prevista ou previsíveis na atividade regular do Estado
Extraordinárias 
 Ocorrem de forma esporadicamente, de modo imprevisível, porém, são orçamentárias, via de regra.
12
Quanto à Competência Institucional
Federal : Competência da União. Atende demandas de dispositivo constitucional, leis ou contratos.
 Estadual: Competência dos Estados . 
 Municipal: Competência dos Municípios.
13
14
Todo o dinheiro que o governo gasta vem de impostos e outros recolhimentos que fazemos aos cofres públicos .
Essa é a razão pela qual cada um de nós devemos acompanhar e ajudar a fiscalizar a DESPESA PÚBLICA!!!!!
 Qualquer despesa pública para ser executada precisa estar autorizada ou planejada no orçamento público, L.O.A (lei orçamentária anual), é uma lei ordinária de iniciativa exclusiva do chefe do executivo, deve ser aprovada por maioria simples do poder legislativo e é a parte operacional do orçamento público. Essa lei estima a receita e fixa a despesa
 
15
ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA
16
Empenho
Fixação
Liquidação
Pagamento
17
EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA
Fixação – É o valor total da despesa estabelecida na LOA. Este valor deverá ser igual ao total das receitas previstas(principio do equilíbrio orçamentário).
Empenho – suas emissões(NE) valem para a União – Estados e Municípios. Com o empenho da despesa o governo assume o compromisso de contratar e realizar gasto. O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos previstos na LOA.
18
EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA
Liquidação – Uma despesa é considerada liquidada quando o governo recebe a obra ou os produtos e serviços e atesta que está tudo conforme encomendada.
Pagamento – É o ato do Estado de extinguir sua obrigação para o credor. É Quando os fornecedores e as empresas contratadas pelo governo recebem efetivamente o dinheiro pelo que realizaram.
É o ultimo estágio da etapa de EXECUÇÃO.
19
20
OBRIGADA!!!
GRUPO 2 : 04 COMPONENTES :
ANA CLAUDIA CAVALCANTE DINIZ MAIA .
IRINEIA CRISTINA DA SILVA RAMALHO.
LEYDJANE EDJA VIEIRA ALVES.
THALLYTA SUELLEM MARQUES DOS SANTOS SILVA.
21
Disciplina : DIREITO FINANCEIRO -ORÇAMENTO PÚBLICO
Professora : TAYNARA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando