Buscar

Estudo dirigido sobre hidroterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
MONITORIA DE RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS BIOHÍDRICOS
MONITOR: JOÃO PAULO 
ESTUDO DIRIGIDO 01
TEMA: PRINCÍPIOS FÍSICOS DA ÁGUA
01. A hidroterapia é um dos recursos mais antigos da fisioterapia, sendo definida como o uso externo da água com propósitos terapêuticos. A hidrostática, hidrodinâmica e termodinâmica são áreas da física que fundamentam a hidroterapia. Sobre os princípios físicos da água elas assinale a alternativa correta 
a) Os princípios hídricos podem ser divididos em hidrodinâmica e hidrostática, que estudam o comportamento dos líquidos em repouso e em movimento, respectivamente.
b) São princípios da hidrodinâmica a força de arrasto, a pressão hidrostática e turbulência.
c) Os princípios físicos que dificultam o movimento na água tais como a viscosidade e a turbulência pertencem a hidrodinâmica. 
d) a aplicabilidade terapêutica da água pode ser explicada pela sua capacidade em reter ou transferir calor, e essa transferência de calor é dada por três maneiras diferentes: condução, convecção e conversão. 
e) O empuxo refere-se a coesão entre as moléculas da superfície de um líquido enquanto a refração é a deflexão de um raio luminoso quando ele passa de um meio para o outro de diferentes densidades
02. Sobre o princípio da densidade relativa jugue as alternativas em verdadeiras e falsas justificando as falsas
a) Para sabermos se um corpo na água ficará imerso ou não comparamos sua densidade relativa com a densidade da água, se a densidade do corpo for mais que 1 ele tende a flutuar. 
Falsa
A densidade da água é 1, assim todo o corpo que tiver densidade maior que 1 ele tende a afundar por ser mais denso que a água
B) A densidade relativa também varia com a faixa etária sendo que idosos e crianças tendem a afundar mais facilmente. 
Falsa. Idosos e crianças tendem a flutuar mais facilmente por terem uma menor quantidade de tecido muscular e maior quantidade de tecido adiposo. 
C) A densidade relativa varia com a quantidade de tecido adiposo que apresenta uma densidade de 0,90. Assim indivíduos mais magros tendem a flutuar e indivíduos mais gordinhos a afundar.
 Falso. Indivíduos mais gordinhos tem uma maior quantidade tecido adiposo assim eles tendem a flutuar mais facilmente
d) Se um indivíduo está em supino na água percebemos que os membros superiores tendem a afundar mais facilmente por serem mais denso que os membros inferiores. Falso. Os membros inferiores são mais densos que os membros superiores tendem assim a afundar mais facilmente
e) Quando um músculo encontra-se hipotônico ou sofre atrofia, ocorre diminuição da sua densidade e, portanto, tenderá a flutuar mais. Ao contrário, quando há hipertonia ou hipertrofia, a densidade do segmento aumenta e ele tende a afundar. 
Verdadeiro.
03. A imagem abaixo nos apresenta os conceitos de força de flutuação ou empuxo e centro de flutuação sobre esses conceitos é incorreto afirmar
a) A força de empuxo ou flutuação é explicada pelo princípio de Arquimedes que estabelece que quando um corpo é submerso em um líquido ele sofre uma força de flutuabilidade igual ao peso do líquido que ele desloca.
b) O centro de gravidade é o ponto em torno do qual a massa corporal é distribuída igualmente em todas as direções e, no homem em posição anatômica, é localizado posteriormente ao plano sagital mediano, ao nível da segunda vértebra sacral (S2). 
C) O centro de flutuação (CF) é o ponto ao redor do qual a flutuação está distribuída de maneira uniforme, e geralmente, localiza-se no meio do tórax.
d) A força do empuxo proporciona grandes vantagens para a Fisioterapia Aquática, que é a redução do peso/suporte e auxílio ao movimento quando ele é realizado para a direção oposta à força de empuxo. 
e) Essa redução do peso/suporte de um corpo parcial ou totalmente submerso é diretamente proporcional à profundidade do segmento corporal. 
04. A imagem abaixo ilustra a teoria do metacentro. Sobre esse conceito e as regras que o regem assinale a alternativa incorreta justificando-a
a) O metacentro é a teoria que explica que se os centros de flutuação e gravidade estiverem desalinhados o corpo sofre movimentos rotacionais para que elas entrem em equilíbrio novamente
b) Considere uma pessoa em supino na água. Se ela levanta o membro superior direito ocorrerá um desalinhamento entre seu centro de flutuação de gravidade e o corpo tenderá a rodar para esse lado para tentar levar essa parte de volta para a água
c) Se o mesmo indivíduo levar o membro superior, após levanta-lo da água, além da linha média, o corpo todo rodará acompanhando o movimento do membro. 
d) Considere agora um indivíduo amputado no lado direito. Quando o mesmo está em supino na água o centro de flutuação se desloca para esse lado e o corpo tende a rodar para esse lado também. 
Falsa, pois segundo a 3° lei do metacentro se um lado do corpo apresenta um volume menor em um lado, no caso do amputado, o centro de flutuação tende a se deslocar para o lado oposto e o corpo a rodar para o mesmo lado para tentar alinhar o centro de flutuação novamente. 
05. A imagem abaixo lustra o princípio da pressão hidrostática. Tomando como base a imagem abaixo jugue as alternativas em incorreta justificando-a 
a) Segundo a Lei de Pascal, a pressão hidrostática é a pressão de um líquido ou fluido que é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo, mas varia conforme sua profundidade ou densidade. 
b) Quando um corpo está imerso, a pressão hidrostática é inversamente proporcional à sua profundidade, portanto, quanto mais profundo estiver o segmento corporal menor a pressão. 
Falso. Quanto maior a profundidade, maior a pressão. 
c) Essa propriedade física auxilia principalmente na redução de edemas em segmentos submersos, pois facilita o retorno venoso, considerando-se que a compressão ao nível de tornozelos é maior em relação às coxas e depois ao tronco. 
d) A pressão hidrostática também pode auxiliar no treinamento da musculatura inspiratória e na facilitação da expiração devido à compressão ao nível da caixa torácica, o que promove uma maior resistência à musculatura inspiratória e favorece a expiratória.
06. Com relação a viscosidade e os tipos de fluxo e levando em consideração a imagem abaixo assinale a alternativa incorreta 
a) O atrito que ocorre entre as moléculas de um líquido é denominado viscosidade sendo importante na Fisioterapia Aquática por oferecer resistência ao movimento
b)a viscosidade aumenta conforme a água é aquecida 
c) A viscosidade é diretamente proporcional a velocidade do movimento, assim quanto mais rápido o movimento, maior será a resistência
d)O fluxo laminar representado na figura A é aquele que acontece quando o movimento da água é contínuo com a movimentação da água sendo feita de maneira regular (em linha reta)
e) O fluxo turbulento representado pela figura B acontece quando o corpo (ou objeto) está perpendicular ao nível da água e a movimentação ocorre de forma irregular. 
07. Com relação ao coeficiente de arrasto e tomando como base a figura assinale a alternativa incorreta justificando-a 
a) Quando o corpo se move água atrás dele ocorre um fluxo turbulento formando regiões chamadas de redomoinhos. 
b) Com esses redemoinhos, são formadas zonas de baixa pressão (esteiras), as quais impulsionam o corpo para trás, força denominada de arrasto. 
c) O coeficiente de arrasto depende da velocidade sendo menor quanto maior for a velocidade do movimento
Quando maior a velocidade na qual se realiza o movimento maior a força de arrasto. 
d) O coeficiente de arrasto é maior quanto maior for a área frontal do objeto dependendo assim da maneira como o corpo está alinhado com a correnteza da água. 
e) Devido a zona de baixa pressão que se forma atrás do indivíduo em movimento na água, quem caminha atrás do indivíduo sentirá uma menor resistência.

Outros materiais