Buscar

apol 2 processos quimicos industriais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 2
Questão 1/5 - Processos Químicos e Industriais
Existem muitos tipos de evaporadores: horizontais, verticais de tubos curtos ou longos, circulação natural ou forçada, evaporadores tipo filme de fluxo descendente e ascendente. Para qualquer destes tipos, a representação dos evaporadores em um fluxograma de processo deverá fornecer apenas as seguintes informações:
	
	A
	Informações sobre correntes de processo e entradas e saídas de energia, temperatura e pressão de operação.
	
	B
	Informações sobre correntes de processo e entradas e saídas de energia, temperatura e pressão de operação, com informações superficiais sobre o composição do equipamento.
	
	C
	Informações sobre correntes de processo e entradas e saídas de energia, temperatura e pressão de operação, acompanhada de uma descrição detalhada da composição interna do equipamento.
	
	D
	Informações sobre a temperatura e pressão de operação.
Questão 2/5 - Processos Químicos e Industriais
Um exemplo de extração líquida é a da penicilina, que é recuperada do caldo fermentativo por extração com acetato butílico. O solvente é então tratado com uma solução-tampão de fosfato para extrair a penicilina do solvente e resultar numa solução aquosa purificada. Os equipamentos normalmente usados incluem torres spray e torres recheadas. Assim, a extração líquida é:
	
	A
	A Operação Unitária cujo objetivo é remover um componente da fase sólida fazendo perolar através dele um líquido, denominado solvente, no qual este componente é mais solúvel.
	
	B
	Uma alternativa à Operação Unitária de destilação, quando a mistura a ser separada é termos sensível ou apresenta pontos de ebulição muito próximos.
	
	C
	A Operação Unitária que visa retirar água de um sólido poroso.
	
	D
	A Operação Unitária que visa separar fases por pontos distintos de condensação.
Questão 3/5 - Processos Químicos e Industriais
Um evaporador é essencialmente um trocador de calor acoplado a um vaso separador de fases. O objetivo da evaporação é concentrar uma solução formada por um soluto não volátil e um solvente volátil. Assim, normalmente, na evaporação:
	
	A
	o produto de interesse é a solução concentrada, e o vapor desprendido durante o processo é condensado e descartado ou reaproveitado.
	
	B
	o produto de interesse é o vapor desprendido durante o processo, sendo a solução concentrada descartada ou reaproveitada.
	
	C
	os produtos de interesse são a solução concentrada e o vapor desprendido durante o processo, que é condensado e descartado ou reaproveitado.
	
	D
	não há qualquer produto de interesse, pois é apenas uma fase intermediária do processo de fabricação.
Questão 4/5 - Processos Químicos e Industriais
A Operação Unitária de Destilação é a separação de componentes de uma solução líquida vaporizada, através de seus diferentes pontos de condensação. Dois exemplos clássicos de destilação são o alambique, usado desde tempos remotos para produção de aguardente (nele, o bagaço diluído é aquecido em uma caldeira, desprendendo vapores alcoólicos que seguem por uma serpentina e são resfriados em um tanque onde circula água fria para que ocorra a condensação) e a destilação do petróleo na coluna de destilação, separando as frações de óleo lubrificante, óleo diesel, querosene, gasolina e gás. O primeiro exemplo representa a Destilação Flash, na qual:
	
	A
	Há a produção de vapor pela ebulição de uma mistura líquida, que é, na sequência, condensado sem retorno do líquido para o processo, ou seja, sem refluxo.
	
	B
	Há a solubilização de uma mistura líquida, que é, na sequência, solidificada sem retorno do líquido para o processo, ou seja, sem refluxo.
	
	C
	Há a produção de sólido pela evaporação de uma mistura líquida, que é, na sequência, precipitado sem retorno do líquido para o processo, ou seja, sem refluxo.
	
	D
	Há a produção de gás pela sublimação de uma mistura líquido-sólido, que é, na sequência, absorvido sem retorno do líquido para o processo, ou seja, sem refluxo.
Questão 5/5 - Processos Químicos e Industriais
O processo de evaporação gera uma corrente de topo de solvente evaporado. Em um evaporador de simples efeito, o vapor de topo é condensado para ser retirado do sistema, mas ele tem uma condição de temperatura e energia que está sendo desperdiçada. Então, por que não o aproveitar, conectando-se mais um evaporador em sequência, de modo que este evaporado seja usado como vapor de aquecimento do próximo efeito? Esta é, de longe, a melhor maneira de se otimizar a operação de um evaporador. Assim, teremos uma evaporação de múltiplo efeito. Com relação ao escoamento em uma evaporação de múltiplo efeito, temos dois tipos de escoamento: o escoamento paralelo ou alimentação para frente, e o escoamento em contracorrente ou para trás. Sobre o escoamento paralelo, temos que:
	
	A
	A alimentação entra no primeiro efeito e segue paralelamente ao fluxo de vapor de aquecimento. Existe vácuo no último efeito e de efeito para efeito, então o escoamento acontece com bombeamento, ou seja, aumentando o custo operacional.
	
	B
	A alimentação entra no último efeito e segue paralelamente ao fluxo de vapor de aquecimento. Existe vácuo no primeiro efeito e de efeito para efeito, então o escoamento acontece com bombeamento, ou seja, aumentando o custo operacional.
	
	C
	A alimentação entra no primeiro efeito e segue paralelamente ao fluxo de vapor de aquecimento. Existe vácuo no último efeito e de efeito para efeito, então o escoamento acontece sem bombeamento, ou seja, sem influir no custo operacional.
	
	D
	A alimentação entra no último efeito e segue no sentido oposto ao fluxo de vapor de aquecimento. Existe vácuo no último efeito e de efeito para efeito, então o escoamento acontece sem bombeamento, ou seja, sem influir no custo operacional.

Outros materiais