Buscar

PSICOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL 4 semestre

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
GRADUANDOS:
4ª Série
ATPS- PSICOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL II
Tucuruí –Pá
2014
SUMÁRIO
1. Introdução ..........................................................................................................................4
2. Analise do filme tropa de elite ..........................................................................................4
3. Conceito da cultura e as manifestações sociais..................................................................5
4. ConflitosSociais.................................................................................................................6
5. Características de grupos....................................................................................................8
6. Considerações.....................................................................................................................9
7. Referencias bibliografias..................................................................................................11
RESUMO
 Neste artigo, consiste uma pequena análise de alguns conceitos da psicologia social.
Nosso objetivo é elaborar uma análise que pretende captar como as representações como Instituições policiais, Adversidade de grupos, conflitos sociais. Tropa de Elite (Brasil, 2007, 118min.) sob a direção de José Padilha é inspirado no livro "Elite da Tropa", de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel. O filme apresenta um momento de crise na vida do capitão Nascimento (Wagner Moura), do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE - da PM do Rio de Janeiro. O capitão quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. 
Paralelamente, dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, indignados com a corrupções que há no batalhão em que atuam, dão a ver aspectos que dizem respeito à influência de métodos de tortura psicológica, agressão física e moral herdados da Ditadura Militar, nas práticas atuais de combate ao crime. É um filme realista buscando a condição humana, salientando os aspectos referentes: a violência, o poder institucional e o individuo, pois mostra exatamente as diferenças entre homens e outros animais e as manifestações culturais do ser humano, estabelecendo uma relação de dominação com a participação de dois grupos; 
os que dominam e os que subordinam, é mostrado o caos do poder público, a corrupção capitalista da policia os interesses políticos e falta de segurança pública e o abandono de políticas sociais no cotidiano da nossa sociedade. Constatamos que a análise do filme Tropa de Elite, os modos como se constitui a visão do principal personagem, mais especificamente no modo como se constroem sua identidade de grupo e a imagem do outro, na realidade e na ficção.
1.INTRODUÇÃO
 
Ao apresentar uma perspectiva inovadora e contemporânea sobre assuntos de gosto amargos como: A violência policial tráfico de drogas nas comunidades e a corrupção das instituições do Estado. A representação dos modos como a instituição policial brasileira; a policia carioca aborda e se relaciona com a população marginalizada, com os usuários de drogas, e os criminosos envolvidos com o trafico nas comunidades da cidade do Rio de Janeiro. O cinema brasileiro nos últimos anos levanta questões sobre o modo como é mostrado à realidade social e cultural brasileira. Tratando-se de filme que mostram e discutem instituições, como aconteceu em Tropa de Elite Brasil 2007, uma obra de ficção criada com base no livro Elite da Tropa, por sua vez, ficção e fatos verídicos se misturam e dialogam com as instituições representadas, as ações mostradas no filme, a Policia Militar do Rio de Janeiro e o Bope, tem respaldo ou não naquilo a que se propôs quando de sua criação e em seu regulamento numa analise minuciosa, e ainda se representa negativa ou positiva a instituição em foco. 
O personagem representado por Capitão Nascimento traz consigo realidade familiarizada direta na cidade ou região em que vive, ou indiretamente apresentadas por meio da mídia, em maior ou menor grau. Em Tropa de Elite, na visão particular do personagem principal, O capitão Nascimento que conduz o filme e que por meio de sua narração é fato decisivo para os sentidos que o filme promove.
2. ANALISE DO FILME TROPA DE ELITE
 O filme tropa de elite é uma obra que descreve fatos que acontece na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, apresenta diversos relatos como tipo de corrupção dentro do nosso dia a dia. O filme faz uma crítica à corrupção da policia, mostra a hipocrisia da classe média e alta que são desempenhados por estudante universitários, que criticam a violência policial. O enredo do filme demonstra que não esta longe da realidade da sociedade carioca, estes mesmos estudantes fazem o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis no ambiente da própria universidade, e assim beneficia a violência e a corrupção urbana, em que envolvem ações sociais que visam a minimizar problemas sociais como a marginalidade e a criminalidade. 
E assim a corrupção emperra no meio da nossa sociedade através do poder publico, que em vez de proteger faz parte de um esquema sórdido entre os poderes executivo e legislativo da nossa sociedade corrupta, que se utiliza de meios proibidos pela lei para coagir e obter lucros das classes menos beneficiada. Relata no filme a dura vida dos policiais do Bope, e a podridão que éo sistema policial na cidade maravilhosa, e analisando a lamentável realidade da cidade carioca, onde toda a organização funciona para se propagar, incluindo policiais corruptos, traficantes, políticos e usuários de drogas da classe media e alta.
 A tropa de elite do Policia Militar do Rio é tratada como um pequeno grupo blindado contra a corrupção que consumiu o restante da policia, o sentimento de honra de seus integrantes não contribui com a dotação de praticas incorreta no extermínio do crime organizado, crime que destrói nossa cultura e a moral, através da corrupção e o abandono de politicas sociais que funciona para melhoria de qualidade e dignidade de vida das classes excluídas da nossa sociedade. A realidade do Bope é guerra e o Rio de Janeiro vive a situação nas comunidades, que é uma verdadeira guerra civil entre policiais e traficantes com total ausência do império das leis de segurança publica que funciona quando os poderes legislativos e executivos querem tirar aproveito desta situação esquecendo-se dos direitos de cada cidadão a sua verdadeira cidadania.
As instituições policiais, não só do Estado do Rio de Janeiro, mas também em outros Estados, tem em seu quadro de profissionais, policiais honestos, em honra a memória daqueles que sonham com uma pátria mais honesta e digna para nossa sociedade tão sofrida pelo descaso de nossas autoridades.
3. CONCEITO DA CULTURA E MANIFESTAÇÃO CULTURAIS
 A cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais coerente a definição genérica formulada segundo a qual cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento. As crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
As cenas iniciais já exibem tom de guerra que percorrerá o filme, a começar pela opção de dois hinos, cada qual representado sua facção no combate. Primeiramente, um baile funk com jovens fortemente armados, ao som de Raps das armas:
“Morro do Dendê é ruim de invadir, nós com os alemão, vamos se divertir. Porque no Dendê eu vô dizer como é que é aqui não tem mole nem pre DRE pra subir no morro até o BOPE treme não tem mole pro exercito civil nem pra PM”.
 A narração do capitão nascimento começa justificando a violência policial que está por vir, sob o argumento de que há uma quererá instaurada. Aos olhos do espectadoré revela uma negociata entre traficante e policiais corruptos. Na sequência, um tiro é disparado contra um traficante. Logo em seguida, o BOPE interrompe em cena e, junto com batalhão, aflui outra música da trilha sonora, Tropa de Elite, como se rivalizasse com Rap das Armas;“ Tropa de Elite, osso duro de roer pega um pega geral, também vai pegar você. Tropa de Elite, osso duro de roer Pega um, pega geral, também vai pegar você.”
 Em Roma na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinado contexto), como empregado por varão, por exemplo. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística ou técnicas da humanidade, como a música erudita europeia, cultura se aproxima mais desta definição. As manifestação culturais relatadas no filme são as diferenças sociais entre políticos corruptos que se aproveitam da classe menos favorecida, para obterem lucros sobre elas de forma abusiva e desumana. Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XXIII, a cultura muitas das vezes se confunde com noções de desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamento de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. Ela possibilitou o surgimento da descomia eventualmente, hierarquização entre ‘cultura erudita” e “cultura popular” melhor representada nos textos de Mattew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais.
 Necessidades psicológica relaciona-se com as necessidades emocionais, estas podem dar origem a disputa entre indivíduo que frequentemente se manifesta através de coisas materiais, cultura e valores estes problemas são mais difíceis de resolver, referem-se a valores culturais e emocionalização do individuo, pelo que no caso de desacordo, este responde com grande intensidade emocional. Constatamos que a diferença entre homem e animais está ligado não só pelo fator racional, mas também pelo fator cultural. Pois o homem através de centenas de décadas vem em constante evolução, mental e cultural, no qual o animal não vêm passando pela mesma evolução mental e cultural. Homem e o animal tem muitas características é nítida as diferenças entre eles. O homem e um ser supremo mentalmente e culturalmente e vem passando por diversas evolução cultural onde eles vêm evoluindo de acordo com suas crenças culturais de cada região, por terem raciocínio bem mais evoluídos que os outros seres eles se destacam entre eles. DENTILLO,D.B.
Os animais são seres em menos evolução que homem, embora tenham relatos que existem espécies bem parecidas com as dos seres humanos isso vêm sendo estudado pela ciência a qual ainda traz muitas contradições.
4.CONFLITOS SOCIAIS
 O conceito de conflito representa uma tensão que envolve pessoas ou grupos de pessoas quando existem tendência ou interesses incompatíveis. Os conflitos apresentados no filme Tropa de Elite (2007) e uma apologia à violência policial e o direcionamento da responsabilidade do tráfico à burguesia, só existe trafico por que há uma classe social privilegiada que alimenta o aumento da violência a marginalização. Os policiais do BOPE são treinados para lutar contra o tráfico de drogas de grupos que travam uma verdadeira batalha entre de guerra civil nas cidades cariocas.
Assim só existem conflitos se existir uma relação próxima entre as partes de modo que justifique esse conflito. No entanto o conflito social e entendido como um núcleo de mudanças e das dinâmicas sociais, tratando-se o conflito de uma manifestação das interações sociais. O conflito surge quando há necessidade de escolher entresituações que podem ser consideradas, de forças conflitantes incompatíveis de todas as situações de conflitos, são antagônicas e perturbam a ação ou tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupo. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas das vezes inconsciente ou de difícil concepção. As situações de conflito pode ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou de informações desencontradas.
 O conflito no indevido como a convergência de forças de sentidos opostos e igual intensidade, que surge quando existe atração por duas valência positivas ou negativas, ambas na mesma direção. No conflito supõe que pessoa esteja permanentemente envolvida pelo choque de duas grandes forças antagônicas, que podem ser exteriores ao individuo que se dão, por exemplo, entre impulsos de separação individuação e autonomia e os impulsos de integração, comunhão e submissão. O conflito, no entanto, pode ter efeitos positivos, em certos casos e circunstancias, como fator motivacional da atividade criadora. O conflito entre os parâmetros da civilização e o individuo, teoria inserida na obra ”Mal estar da civilização” podemos utilizar o filme ‘Tropa de Elite’ como cenário para exemplificar este choque, civilização X individuo. “Além de colocar que a evolução” da civilização ainda esta presa aos conflitos psíquicos individuais vinculados ao estado de natureza.
 Os conflitos associam-se a comportamentos e sentimentos negativos e prejudiciais as pessoas, grupos ou organizações envolvidos. Uma característica que acompanham o conflito é o estado de insatisfação entre as partes. A insatisfação pode ter varias origens, divergências de interesses, competição pelo poder, incompatibilidade de objetivos, partilha de recursos escassos, desacordos de ponto de vista. Hoje em dia, considera-se que os conflitos têm aspectos negativos porque correspondem a períodos de tensão das pessoas e dos grupos. O agravamento tal como o atenua mento do conflito vai depender das relações internas de cada grupo, pode aumentar ou diminuir se desenvolvem atitudes de provocação ou de conciliação. Devemos aceitar os conflitos como realidades do nosso mundo social e acabam por impedir a estagnação e promove novas ideias e novos ideais, podendo a sua consequência representar um modo mais adequado e dinâmico de integrar a sociedade. Consequência representar um modo sentimentos negativos e prejudiciais para as pessoas, grupos ou organizações envolvidas. Uma característica que acompanha o conflito é o estado de insatisfação entre as partes. A insatisfação pode ter várias origens, divergência de interesses, competição pelo poder, incompatibilidade de objetivos, partilha de recursos escassos, desacordo de pontos de vista. Hoje em dia, considera-se que os conflitos têm aspectos negativos porque correspondem a períodos de tensão e de insatisfação das pessoas e dos grupos, mas também têm aspectos positivos porque o conforto é gerador de mudanças, que é o fundamento da evolução e do desenvolvimento social. “O conflito social é encarado como um elemento vital da mudança e das dinâmicas sociais a situação de conflito reforça esta necessidade, podendo aumentar a coesão do ‘EU” ao mesmo tempo aumentar a rejeição dos outros grupos. 
 O trabalho do assistente social é de grande importância para intervir na realidade social aonde caracteriza esses conflitos, seja como método preventivo, seja como método de enfrentar conflitos e entender as relações interpessoais. Baseia-se na convivência cooperativa e pacifica, através do dialogo, com a finalidade de melhorar a interação entre os individuas e interação social. Nas últimas décadas os conflitos têm vindo a aumentar, pois há cada vez mais comportamentos antagônicos, que dificultam a interação social saudável. O isolamento leva os indivíduos a serem cada vez menos capazes de resolver sozinho os seus conflitos. O assistente social é a de transmitir ao indivíduo ferramenta que lhe permitam ter uma interação saudável com a sociedade. “Através de mediação entre sujeito e sociedade, está presente nos propósitos do trabalho social, desde a ‘socialização na infância”, com a assimilação cultural de regras e valores, à circulação sociale promoção social e cultural. 
5. CARACTERISTICAS DE GRUPO
 Em Tropa de Elite, mostra uma visão da realidade vivenciada pela relação de poder no grupo de policiais do Bope da cidade maravilhosa, bem como o pequeno mundo das comunidades cariocas. Nestes cenários podemos falar que se apresentam o Estado Paralelo, tanto o formado pelos traficantes do filme; apresentando a ausência ou mesmo a corrupção do Estado “Poder Publico Oficial”, ou seja, “O Estado Paralelo”, por sua vez caminha a margem do Estado de Direito, com as suas próprias leis e próprios regentes “Traficantes”. O ser humano é um ser gregário, desde seus primórdios por uma questão de sobrevivência, aprendeu a viver em grupos, passando a maior parte de nossas vidas inseridas em grupos distintos família, amigos, trabalhos, escolas, clubes, igrejas, e outros. 
 A formação de um grupo e amplo e diversificado, quando há um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes reunindo em tarefas especificas, partilhando de interesses em comum e transformando em uma estrutura social criando vínculos, passando a ser uma referencia para a vida e possibilitando a sua identificação com a formação de uma nova identidade. Com leis e mecanismo próprio garantindo uma identidade, transcendendo as pessoas a que compõe, cada participante exercita sua linguagem, opiniões, silencio, defendendo seus pontos de vista onde descobre que mesmo tendo um objetivo mutuo para cada participante e diferente. O filme é um resultado de processo histórico político-econômico brasileiro que causou; ou seja, a construção do cidadão brasileiro tornou-se confuso e duvidoso. Esta condição produz uma violência simbólica, muito bem retratada durante o filme, atinge diretamente os grupos sociais demonstrados que seriam a policia e os menos excluídos dos outros. 
 A violência tem um vinculo inerente com as relações culturais, que no Brasil esta enraizada na hierarquização das classes sociais. Pois os direitos e deveres referentes à cidadania se tornam vulgar diante dos interesses particulares de grupos que podem ser digno economicamente, acaba levando ao violento impacto entre este grupo e a quantidade social que deseja uma vida digna e uma sociedade incorruptível. As atividades de grupo geram vínculos afetivos e complementa o funcional do grupo que o faz, mas independente levando a moldar suas necessidades pessoal de cada um. Os grupos funcionais é uma grande parte existente na sociedade, pois tem identidade onde desenvolvem um papel social primário que é considerado uma família. Podemos avaliar o filme Tropa de Elite que os policiais do BOPE se encaixam como um grupo funcional. Alguns aspectos devem ser considerados na identidade de um grupo.
 A violência policial no Brasil afeta um grande numero de pessoas causando um choque na sociedade, e assim varias violências são tratadas como banais. O filme Tropa de Elite mostra a banalização da violência provocando à sociedade atento a violência policial. A atuação do BOPE, Batalhão de Operações Policiais Especiais é uma Policia de Elite no Rio de Janeiro. O BOPE não foi preparado para os desafios na área de segurança publica sendo criada para ser maquina de guerra, não foram treinados para lidar com ser humano nem tampouco controlar infratores. 
 Tropa de Elite foi escrito por ex-integrantes do BOPE com a pretensão de ser coerente com a realidade do dia-a-dia. Nessa perspectiva, a organização policial na sociedade se caracteriza por um campo de forças sociais que se estrutura a partir de três posições: o exercício da violência legitima, a construção do consenso e as praticas de excesso de poder. Essa superioridade moral e tática dos membros do Bope é claramente contraposta a uma ineficiente PM que não reage a ordem agressiva de um confiante comandante. A PM, especificamente tem atribuições constitucionais de policia ostensivas e a preservação da ordem publica, subordinando-se ao governador do seu Estado. E o Bope é a parte oficial da política publica do Estado do Rio de Janeiro, agindo em situações criticas. A instituição é uma grande força na segurança pública, excitando maior simpatia do publico do Rio de Janeiro, mostrando a relação entre o poder publico e o crime organizado, sendo comandada por corruptos, políticos de diferentes níveis, empresários, policiais e traficantes. 
 O filme esclarece como se da à articulação dos principais elementos do quadro da segurança publicas apresentando incorruptível, demonstrando relações de poder no grupo de policiais do Bope. Apresentamos uma cena de superioridade moral e tática dos membros do Bope, é claramente contra posta a uma ineficiente PM convencional que não reage a ordem agressiva de um confiante capitão (Nascimento) para que a PM não interfira na ação que o Bope iniciaria, ao ser chamado devido ao seu melhor preparo para situações provocadas por uma guerra não-oficial (Não vai subir ninguém! Vai todo mundo ficar quietinho ai!) guita o capitão com o dedo em posição erguida, aos PMs.
E importante lembrar que a atuação de violência viola os direitos humanos e ferrem o jurídico, já que a tortura é crime. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos Estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito á vida, à igualdade e a liberdade, ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; (Brasil, art. 5º, inc. lll, constituição federal, 1988).
6.CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Por ser um filme de ação podemos analisar que tropa de elite não é um simples gênero policial, pois ele procura nos conduzir a uma imediata manifestação da própria ideia de compreensão do sistema. Dentro das instituições normais concordâncias à violência do Bope de Nascimento e das políticas transgressivas, o qual constrói um sistema novo de relações jurídicas. Ao usar a violência o Bope tendo uma expressão e justificativa de arrogância através do capitão Nascimento, levando a corporação a agir como se monopolizasse e sempre estivesse com o desejo e a razão. Compreendendo os personagens do filme Tropa de Elite devemos entender seu engajamento depende de sua condição social e econômica tendo habilidades percebendo condições e funções em espaços usados para fins especificados. 
 Particularmente o filme Tropa de Elite com os espaços judiciais simbólicos e concretos da favela e do quartel, reforçando desejos dominantes funcionando como espaços dando forma e fazendo avançar o ambiente sociopolítico dos que ocupam. Um dos aspectos importantíssimo de Tropa de Elite e a relação de poder e desejo em competição tendo um grau de coletividade para criar a própria imagem, nos informando e apresentando as incorporações de poder, concretas e simbolicamente, do capitão Nascimento aos chefes das gangues a Departamento de Polícia do Rio de janeiro. A apresentação do Bope em Tropa de Elite visa o conceito de espaço social e individual. O capitão Nascimento sendo um líder da corporação, dando ênfase as necessidades e atividades judicial.
 O conflito no filme acontece em diversas ordens sociais, não só acontecendo entre a sociedade normativa e os traficantes. Dando um sentido intenso e complexo à razão sendo a lei nas favelas e em um espaço pode ser comandada em qualquer lugar e em qualquer tempo, reproduzindo ou transgredindo o sistema de valores de pessoas privilegiadas. Inúmeras as tentativas de reconfigurar lei sob lei tornando-a um tanto repreensiva internando e incorporando a maneira de Nascimento conhecer e agarrar- se com o mundo, emoldurando a estrutura da prática social, trabalhando arduamente tentando manter a ordem capitalista sendo que o espaço material e simbológico não contenta as classes dominantes, Nascimento não é um reflexo do dia a dia na vida do ser humano no Rio de Janeiro e no Brasil tendo como reiteração do fracasso do capitalismo harmonizando a liberdade econômica e a igualdade social nos mostrando até que ponto a globalização pode nos dar eo papel das políticas publica. As condições de vida e as relações de classe no filme Tropa de Elite são talhadas por prática na vida real e pelas estruturas culturais e espaciais de privilégio das sociedades capitalista, suas instituições perversas e seu recurso á lei, entende- se que da mesma forma que é a realidade na vida real o filme não há fim, pois as desigualdades no capitalismo sempre serão negociadas.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Acesso em: 02 setembro. 2014.  BICUDO, Hélio. Violência: O Brasil cruel e sem maquiagem. São Paulo: Moderna, 1994. BURITY, J. A. Brazil's rise: inequality, culture and globalization. Futures, v. 40, n. 8, p. 735-747, 2008.         DENTILLO, D. B. Nas diferenças e igualdades: linhas tênues separam humanos e animais. Com Ciência, n. 134. Disponível em:.Acesso em: 02 setembro. 2014.MESQUITA NETO, Paulo. Violência policial no Brasil: abordagens teóricas e práticas de controle. Rio de Janeiro: Revista, Cidadania, Justiça e Violência, Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999.
MARTINS, Carlos Lobato. De especulação também se vive. In:  Leitura da História. São Paulo: Escala, ano II, n. 16, p. 42-53, 2008.
MARTINS, S. T. F. Processo grupal e a questão do poder em Martín-Baró. Psicologia& Sociedade. v. 15, n. 1, p. 201-217, 2003. Disponível em: . Acesso em: 02 setembro. 2014.SETARO, André. Cultura cinematográfica: O que é  isto?. In:  Setar’s. 13 ago. 2007. Disponível em: < http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/12/tropa-de-elite-2-e-maiorbilheteria-da-historia-no-brasil.html>. Acesso em: 02 setembro. 2014.
SOARES, Luiz Eduardo [et. al]. Elite da Tropa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.  
www.scielo.br/pdf/psc/v15n1a11,pdf.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes