A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Ética, Política e Sociedade Avaliação I   Individual FLEX UNIASSELVI

Pré-visualização | Página 1 de 3

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:423588) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	7957021
Parte superior do formulário
	1.
	Ao longo da história humana foram desenvolvidas diferentes concepções de ética. Ainda hoje estes conceitos formulados são tomados como parâmetro pela sociedade contemporânea, no sentido de dizer o que é certo ou errado, bom ou mal. Na Idade Moderna, que supera a condição medieval, a ética que surge e se legitima nesse período é de tendência antropocêntrica, em que o ser humano é o seu fim e fundamento, apesar de ainda consistir na ideia de um ser universal e possuidor de uma natureza instável. Assim mesmo, ele
aparece como o centro de tudo: da ciência, da política, da arte e da moral. Sobre a concepção kantiana de ética, analise as seguintes afirmativas:
I- Valores como liberdade, racionalidade e felicidade são hipócritas, porque são irrealizáveis numa sociedade fundada na divisão do trabalho.
II- Cada pessoa deve definir o que é certo e o que é errado, sobre o que é ético ou não, tendo como referência as suas próprias convicções.
III- A ética kantiana está inteiramente subordinada à razão, pois o ser humano é sujeito de suas atitudes éticas.
IV- A teoria ética kantiana contraria a visão cristã, pois Kant defende a ideia de que não existe bondade natural.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	 
	2.
	Os seres humanos não vivem sozinhos, a todo o tempo recebemos influências das relações humanas, que são compostas pelas interações entre os seres humanos. Acerca destas relações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das formas de interação humana pode ser baseada na gentileza, que se constitui a partir de um conjunto de ações que harmonizam as pessoas.
(    ) Nas organizações, as relações humanas devem ser gerenciadas por um departamento que não se importe com os recursos humanos da empresa.
(    ) As relações sociais são compostas por cidadãos em interação com a família, com grupos religiosos, com grupos de esportes, escolas, entre outros.
(    ) As pessoas envolvidas nas relações sociais não influenciam outras, pois possuem personalidade própria, e esta personalidade não interfere nas relações.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	 
	 
	3.
	Discutir, aprofundar e ampliar o conceito de justiça é uma questão fundamental para as sociedades que buscam as garantias dos direitos humanos e a promoção da vida. A ideia de justiça interfere em interesses públicos e particulares, por isso necessita da participação social no processo de discussão e amadurecimento. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A justiça social envolve a dimensão distributiva da relação entre cidadãos e o Estado.
II- A justiça legal denota as obrigações dos cidadãos com as instituições sociais.
III- Premiar os cidadãos que mais se esforçam socialmente é função da justiça distributiva.
IV- Justiça equitativa é o valor social para privilegiar as classes sociais mais ricas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 
	 
	4.
	O significado social de políticas públicas tem relação com o aproveitamento e otimização dos recursos públicos em favor dos recursos humanos. Representa um trabalho de desenvolvimento para os interesses coletivos e geralmente está ligado à ação governamental, como saúde, saneamento básico e educação. Nesse contexto, compare a figura ao sentido de políticas públicas, e analise as afirmativas a seguir:
I- A figura pode representar a expressão e a diversidade cultural de um povo ou sociedade.
II- Segundo a figura, os interesses individuais se sobressaem em relação ao coletivo.
III- As políticas públicas são ações que devem destacar e atender aos interesses coletivos.
IV- A imagem representa, em geral, as ações particulares do desenvolvimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://marcuspessoa.com.br/o-que-sao-politicas-publicas/>. Acesso em: 30 out. 2014.
	
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	 
	5.
	Foi na antiguidade clássica que a ética nasceu e passou a ser pensada. Aristóteles foi um dos primeiros filósofos deste período a estudar a ética, e escreveu sobre ela na obra ?Ética a Nicômaco?. Nesta obra, ele apresenta que a finalidade última da ética é a felicidade. De que forma, segundo Aristóteles, o homem pode alcançar a felicidade através da ética:
	 a)
	Agindo de maneira egoísta.
	 b)
	Sendo apaixonado.
	 c)
	Sendo caridoso.
	 d)
	Moderando as paixões.
	 
	 
	6.
	Na Idade Antiga que a ética adquiriu grande valor. E teve início com os três expoentes da época ? Sócrates, Platão e Aristóteles. Mesmo não tendo relação direta com o que cada qual dizia, a ética, de modo geral, tratava do bem supremo da vida humana. Sobre as afirmações apresentadas por estes filósofos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aristóteles afirma que o conhecimento é uma virtude e que ele leva à plenitude e à vida eterna.
(    ) Sócrates acreditava que a moral é a arte de preparar o sujeito à felicidade fora da vida terrena.
(    ) Aristóteles é o filósofo que fala da felicidade alcançada através da moderação de suas paixões.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	 
	 
	7.
	Para o sociólogo e economista Karl Marx, numa sociedade na qual vivem exploradores e explorados, é a moral da classe dominante que predomina. Os valores, como liberdade, racionalidade e felicidade são hipócritas, porque são irrealizáveis numa sociedade fundada na divisão do trabalho. Somente poderá existir uma moral verdadeira quando vivemos numa sociedade sem Estado e sem propriedade privada. A crítica que se pode fazer a esta concepção de ética está:
	 a)
	Na dificuldade de compreender como seria esta sociedade sem Estado e sem propriedade privada. E de que maneira a individualidade de cada um seria respeitada.
	 b)
	No fato de que o ser humano não pode, por si só, encontrar o que é certo e o que é errado, necessitando do auxílio divino para praticar o bem.
	 c)
	Na mudança das regras morais de certos grupos sociais. Assim, um grupo de criminosos que possuíssem uma moral própria teria as suas ações legitimadas do ponto de vista ético.
	 d)
	Na dificuldade de encontrarmos o que é certo e o que é errado, apenas pelo caminho do conhecimento.
	 
	 
	8.
	Ao falar de Idade Média, temos um tipo de filosofia predominante. Esta filosofia associou-se às concepções e às condutas morais das pessoas no período, que passou a ditar as formas de agir e pensar de maneira predominante até o início da Idade Moderna. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a filosofia formadora da ética e da moral ao longo da Idade Média:
	 a)
	Existencialista.
	 b)
	Humanista.
	 c)
	Cristã.
	 d)
	Racionalista.
	 
	 
	9.
	A moral faz parte de uma soma de costumes organizados em uma determinada sociedade ou tempo histórico. Cada sociedade organiza sua própria moral e estabelece o que é aceito e o que não é permitido, seja em forma de lei ou em acordo

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.