A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Ética, Política e Sociedade Avaliação I   Individual FLEX UNIASSELVI

Pré-visualização | Página 3 de 3

na sociedade e, portanto, todos devem seguir a lei para mostrar o que é certo.
	 d)
	Esta moral compreende que é apenas a honestidade que faz com que as coisas aconteçam na sociedade, nada mais.
	 
	 
	6.
	O mundo atual é marcado por paradoxos, contradições e desafios que são amplamente questionados na perspectiva ética contemporânea. Podemos citar os problemas ambientais, as desigualdades sociais, as crises econômicas, as guerras, a má distribuição dos benefícios da tecnologia e da ciência. Acerca da ética neste período histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- Muitas situações obrigam um posicionamento individual acerca de algumas questões, e os princípios éticos nos dão este suporte para nos situarmos no mundo.
II- A principal característica deste contexto civilizatório é o questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo. 
III- Os princípios éticos não possuem relação com o sentido e a finalidade da vida, ou mesmo do sentido coletivo das condições de existência humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	 
	7.
	Há diferenças entre o sentido de alteridade e de altruísmo. O primeiro conceito indica que devemos compreender as diferenças. Por exemplo, se uma pessoa se casa e ambas expressam preceitos religiosos diferentes, o casal em questão deve respeitar e tolerar o outro. Já o conceito de altruísmo indica tratar-se de um comportamento encontrado nas pessoas. Como exemplo, podemos afirmar: Jesus morreu na cruz para salvar a humanidade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-  O altruísmo é uma das máximas do cristianismo e significa seguir a Deus acima de todas as coisas.
II- O altruísmo diz respeito ao sacrifício, à necessidade de sacrificar seus interesses em prol de interesses de outros.
III- O altruísmo está restrito às instituições de caridade e grupos com objetivos de solidariedade apenas, e não para ações cotidianas.
IV- A solidariedade está de acordo com os princípios do altruísmo, pois está na esfera das ações que se voltam ao bem-estar dos outros e não ao individual.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	 
	 
	8.
	No período medieval, o exercício da política era baseado em preceitos fundamentados na ética cristã. Na modernidade, temos uma mudança de perspectiva analisada pelo filósofo Maquiavel. Sobre Maquiavel, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para Maquiavel, o poder político e o poder da Igreja devem caminhar juntos, sendo a Bíblia a base da legislação para governar.
(    ) Segundo o pensamento maquiavélico, os governantes devem ser virtuosos, mantendo a bondade como fundamento principal para suas ações.
(    ) O ser humano, para Maquiavel, é tido como ambicioso e possuidor de outras características ruins, que não o permitem ser virtuoso no ato de governar. 
(    ) Maquiavel compreendia a lógica política como distante da lógica da ética, pois ela seria a lógica da força transformada em lógica de poder.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	 
	 
	9.
	De um modo geral, podemos dizer que modernidade é um conjunto de modificações na estrutura social e econômica do Ocidente, a partir de um processo de racionalização da existência. Diversos aspectos históricos contribuíram com tais alterações e provocaram outras concepções epistemológicas e científicas. Sobre os aspectos históricos, analise as sentenças a seguir:
I- Ao longo da Modernidade, o feudalismo decaiu como modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos.
II- As atividades artesanais cresceram neste período, e o comércio com o Oriente se ampliou, o que favoreceu as Grandes Navegações.
III- As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono, em virtude das Cruzadas.
IV- O feudalismo se consolidou como modelo econômico, pelo domínio da exploração da mineração e do desenvolvimento industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	 
	 
	10.
	Santo Agostinho foi um pensador medieval e personalidade de destaque na filosofia cristã. Como personalidade, ganhou destaque e foi canonizado pela Igreja Cristã medieval. Desenvolveu uma ética específica, baseada nos preceitos dos entendimentos filosóficos da época medieval. Acerca da ética agostiniana, analise as afirmativas a seguir:
I- O principal fundamento da ética agostiniana é o amor, portanto, as ações humanas devem ser realizadas com o objetivo do alcance da eternidade.
II- A ética agostiniana é baseada na vigilância e no controle do arbítrio humano, e esta liberdade de opção é garantida pelas escolhas realizadas coletivamente. 
III- O plano político é importante para Santo Agostinho porque deve ser exercido pelos homens públicos, considerando interesses da coletividade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.