Buscar

AV1 E AV2 METROLOGIA E CONTROLE GEOMÉTRICO

Prévia do material em texto

Avaliação Virtual 1
1)Entende-se como processo de medição o conjunto de métodos e meios que são utilizados para efetuar uma medição. Além do mensurando e do sistema de medição, são fatores constituintes do processo de medição o operador, o procedimento de medição e as condições de medição. Sabe-se que o processo de medição deve ser planejado antes do início de qualquer ensaio metrológico a fim de assegurar que todas as suas variáveis foram bem determinadas. Considere as afirmações de I a IV.
I – Procedimento de medição é sinônimo de processo de medição, contemplando somente a técnica de medição
II – Operador é o indivíduo que aplica o procedimento de medição e o erro do operador pode ser um exemplo de erro aleatório
III – Instrumento medição refere-se ao dispositivo utilizado na execução da medição, sendo a expressão sistema de medição empregada para dispositivos mais complexos
IV – Mensurando vincula-se com a grandeza que se quer medir
c) Somente II, III e IV estão corretas.
2)A necessidade de se criar um sistema unificado de unidades foi se intensificando, e muitas tentativas, por parte de ilustres cientistas, como Gauss, Maxwell e Thomson, foram se desenvolvendo. Foi nesse contexto que foi criado o Sistema Internacional de Unidades. Assinale a alternativa que apresenta as unidades de medida corretas, de acordo com SI, para as grandezas Comprimento, Massa e Temperatura:
b) m, kg, K.
3)De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia (INMETRO, 2012), um método de medição é uma sequência lógica de operações, descritas genericamente, utilizadas na execução de medições. Sobre os métodos de medição conhecidos (método da comparação, método da indicação e método diferencial) analise as afirmações abaixo:
I - O método da comparação apresenta um custo baixo, em razão de o processo de fabricação desses dispositivos exigir tolerâncias mais apertadas, o que encarece o produto.
II - No método da indicação não há necessidade de medida materializada, costumando ser um sistema de medição com preço mais acessível; contudo, são requeridas manutenções e calibrações periódicas.
III - O método da comparação requer mais tempo de execução, pois é necessário comparar o mensurando com a medida materializada e obter uma diferença igual a zero.
IV - No método diferencial a velocidade pode ser considerada relativamente alta, principalmente quando necessita-se zerar o sistema uma única vez (por exemplo, quando se medem peças iguais).
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:
d) II e IV, apenas.
4) O método diferencial é uma combinação dos métodos da indicação e da comparação. Relativo ao método da comparação, tem-se o uso de medida materializada cujo valor é próximo ao do mensurando e a diferença entre ambos é medida pelo método da indicação. Não há necessidade de equiparar os valores entre o mensurando e o padrão, mas preza-se por uma aproximação, de modo que a diferença é obtida pelo método da indicação. Analise as operações executadas na medição pelo método diferencial:
I - Retira-se a medida materializada, e a peça a ser medida é posicionada;
II - Aplica-se ao sistema uma medida materializada com dimensão próxima à do mensurando;
III - Uma nova indicação será obtida, e essa diferença representa o quanto a peça difere do valor de referência da medida materializada;
IV - Zera-se o sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de operações executadas no método diferencial:
b) II - IV - I - III.
5)O método da comparação baseia-se na determinação do valor do mensurando por meio da comparação com determinado objeto cujo valor de referência é muito bem conhecido, isto é, é sabido o valor verdadeiro desse artefato e sua incerteza é baixa a fim de permitir utilizá-lo como referência para a medição. Analise as etapas realizadas na medição pelo método da comparação.
I - Coloca-se um conjunto de padrão daquela grandeza que se quer medir até atingir o equilíbrio.
II - O resultado de medição será dado, então, pelo padrão (ou conjunto) utilizado.
III - Coloca-se, no sistema de medição, o artefato a ser medido.
d)III - II - I.
Avaliação Virtual 2
1) A calibração é um processo formado por um conjunto de operações que são desenvolvidas em condições específicas, permitindo-nos avaliar a relação entre os valores indicados pelo instrumento ou sistema de medição e os valores equivalentes das grandezas estabelecidos por padrões.
Análise as afirmativas abaixo e classifique-as com Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Em Metrologia, as calibrações são desenvolvidas próximas a 20°C.
( ) Na calibração indireta, é necessário um dispositivo auxiliar, de modo que se compara a indicação do sistema de medição a calibrar com a indicação do sistema de medição padrão
( ) É um exemplo de calibração direta a calibração de um paquímetro ou de uma trena eletrônica por meio do emprego de blocos padrão.
a) V, V, V.
2)O(a) __________________ também é um quesito técnico que deve ser avaliado para a seleção do sistema de medição e deve ser considerado(a) diante de condições específicas do meio em que se vai operar o instrumento, incluindo vibração, choque mecânico, excesso de força e ambiente com alta temperatura.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:
a) Robustez operacional.
3)Metrologia está diretamente ligada ao conceito de controle de qualidade. Nesse sentido, a tolerância pode ser vista como uma técnica de dimensionamento cuja função vincula-se com garantir o(a) __________ das peças de modo a controlar a variação nas dimensões.
Considerando a relação entre Metrologia e Qualidade, assinale a alternativa que preenche corretamente a frase.
d) Intercambialidade.
4)Quanto ao projetor de perfil, avalie as afirmativas I e II. 
I. O projetor de perfil pode ser entendido como um medidor a duas coordenadas (dimensões x e y). É recomendável seu uso para medição de peças de peças pequenas e com geometria complexa, possibilitando a obtenção do perfil, com suas respectivas dimensões, do objeto em análise. Uma das vantagens do emprego do projetor de perfil é que não há contato físico na medição.
PORTANTO
II. Peças de plástico ou borracha podem ser analisadas diretamente pelo projetor de perfil sem que ocorra deformações.
Considere as afirmações I e II, bem como a relação entre elas, e assinale a alternativa correta.
c) I e II são corretas, e II é uma consequência de I.
5)No tocante aos instrumentos de medição auxiliares, quando se tem a medição de um ou mais ângulos, na Metrologia, comumente utiliza-se um(a) ___________, isto é, um transferidor universal constituído por uma escala graduada circular e um(a) _________.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa que preenche corretamente a frase.
d)Goniômetro; nônio.

Outros materiais