NP1   PSICOLOGIA INTERDISCIPLINAR
15 pág.

NP1 PSICOLOGIA INTERDISCIPLINAR


DisciplinaPsicologia Interdisciplinar105 materiais553 seguidores
Pré-visualização5 páginas
NP1 - PSICOLOGIA INTERDISCIPLINAR
Questão 1
O nascimento da Psicologia Científica na Europa e no Brasil deu-se: 
A. na primeira metade do século XVII, quando da publicação do Novum Organum de Bacon. 
B. na segunda metade do século XVIII, quando da publicação do Discurso do Método de Descartes. 
C. na primeira metade do século XIX, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wundt. 
D. na segunda metade do século XIX, quando da cri ação da primeira escala métrica de inteligência na França e sua introdução por Binet no Brasil. 
E. na segunda metade do século XIX lá e na primeira metade do século XX aqui, quando se criou o primeiro laboratório de Psicologia Experimental. 
E. Alternativa correta.
JUSTIFICATIVA. O nascimento da Psicologia Científica ocorreu em Leipzig, na Alemanha. Tal fato se deu na segunda metade do século XIX, a partir de 1879, com a criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental, por Wundt. Somente na primeira metade do século XX, a partir da inauguração de laboratórios de Psicologia Experimental voltados para a Educação, ocorrida em 1906, a Psicologia passaria a ocupar o palco científico brasileiro.
Questão 2
Leia o texto:
No Brasil, o início das atividades psicológicas aplicadas deu-se posteriormente aos países desenvolvidos. Surgiram em período de mudanças econômicas, sociais e políticas, desencadeadas pela revolução de 1930, a qual inicia o processo de industrialização, absorvendo certas ideias em voga nos países desenvolvidos, e que tinham na organização racional do trabalho uma de suas principais bandeiras. A psicologia no Brasil, na década de 1930, ocupa-se em selecionar e a recrutar os trabalhadores para diferentes cargos, no serviço público, nas indústrias e no comércio. Nesse contexto, entendia-se que a avaliação objetiva das aptidões e das habilidades, como um critério racional de alocação dos sujeitos no trabalho, promoveria, ao lado do aperfeiçoamento técnico, uma adaptação mais harmoniosa e produtiva aos cargos e funções.
MANCEBO, D., 2008 (adaptado).
Qual é a relação entre a demanda econômica do período e o início das práticas psicológicas no Brasil?
A atividade econômica fomentou o desenvolvimento da psicologia de forma que fosse possível identificar os indivíduos proativos adequados ao exercício dos cargos. 
A contribuição da psicanálise para o recrutamento e para a seleção foi significativa, por ser capaz de identificar características dos sujeitos compatíveis com as demandas organizacionais. 
A psicologia começou a se constituir no Brasil, nesse período, como campo de atuação, a partir do surgimento de centros de estudo e de aplicação, voltados para a seleção de pessoal.
O aspecto econômico demandou do psicólogo uma posição crítica quanto ao uso, pelo capitalismo, dos seus instrumentos de avaliação psicológica. 
O início da profissão do psicólogo no Brasil ocorreu em 1962; portanto, tais práticas devem ser consideradas como atividade de administração de empresa.
C. Alternativa correta.
JUSTIFICATIVA. Dados históricos evidenciam que na década de 1930 foram constituídos no Brasil centros de estudo e de aplicação voltados para a seleção de pessoal. Com base nesses dados, ao considerarmos a relação entre a demanda econômica daquela década e o início das práticas psicológicas, é correto afirmar que a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) começou a se constituir como campo de atuação naquele período.
Questão 3
O conhecimento produzido pela Psicologia na atualidade originou:
uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo que o está levando a uma perda da identidade profissional.
alternativas psicoterapêuticas que estão levando o psicólogo de volta a seu lugar ideal de trabalho: o consultório.
novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica.
É correto APENAS o que se afirmar em:
I
II
III
I e II
II e III
C. Afirmativa correta.
JUSTIFICATIVA. Novos conhecimentos sobre grupos e instituições ampliaram as possibilidades de ação do psicólogo. Um bom exemplo disso é a sua participação em equipes multidisciplinares de Educação, Saúde e Trabalho, bem como em projetos comunitários e sócio-ambientais. Sua colaboração se torna cada dia mais necessária nos âmbitos da psicologia educacional, clínica, institucional e comunitária, entre outras.
Questão 4
Na perspectiva epistemológica histórico-crítica, a epistemologia positivista
identifica o objeto de estudo das Ciências Humanas com o objeto de estudo das Ciências Naturais, sem fazer a mesma identificação do método de estudo.
identifica o método de estudo das Ciências Humanas com o método de estudo das Ciências Naturais, sem realizar a mesma identificação do objeto de estudo.
introduz o estudo dos seres humanos numa história natural evolucionista que o isenta de posições político ideológicas.
identifica o objeto e o método de estudo das Ciências Humanas com o objeto e método das Ciências Naturais.
introduz o estudo dos seres humanos em moldes experimentais que o distancia de concepções filosóficas vagas.
D. Alternativa correta.
JUSTIFICATIVA. Nessa alternativa é afirmado que, segundo a perspectiva epistemológica histórico-crítica, a epistemologia positivista identifica tanto o objeto quanto o método de estudo das Ciências Humanas e das Naturais. Essa afirmativa é correta, pois como vimos o positivismo afirma que os fenômenos humanos, tal como os da natureza, constituem \u201cobjetos positivos\u201d, passíveis de estudo através dos mesmos procedimentos de observação e experimentação. 
Questão 5
Em relação à visão de homem, contrastante na abordagem comportamental e na psicologia evolutiva, são feitas as seguintes afirmativas: 
A abordagem comportamental considera que o homem é ambientalmente determinado pela sequência de comportamentos e de reforços, criando uma ilusão de liberdade. 
A abordagem comportamental surge como uma modalidade de discurso psicológico crítico da visão monista materialista de homem e da correspondente desvalorização daquilo que ocorre privadamente no indivíduo. 
A psicologia evolutiva descreve os componentes fundamentais da natureza humana, os quais podem ser compreendidos em termos de mecanismos psicológicos selecionados pelo indivíduo como úteis para a evolução pessoal. 
A psicologia evolutiva sustenta que o comportamento humano depende de mecanismos psicológicos que foram modelados pela seleção natural no ambiente anterior de adaptação. 
Estão CORRETAS somente as afirmativas 
I e II. 
I e IV. 
II e III. 
II e IV. 
III e IV. 
B. Afirmativa correta.
JUSTIFICATIVA. Segundo a abordagem comportamental, a liberdade é uma ilusão, pois a ação do homem é determinada por uma sequência de comportamentos e reforços. Isso significa que não há possibilidade de exercício de livre-arbítrio e o que poderia parecer escolha é, na verdade, decorrência inevitável de um aumento de frequência na ocorrência de determinado comportamento. É correto afirmar que a Psicologia Evolutiva defende a ideia de que o comportamento humano depende de mecanismos psicológicos modelados pela seleção natural no ambiente anterior de adaptação. 
Questão 6
A conceituação de personalidade retrata a complexidade do campo do saber psicológico. A personalidade pode ser definida como o conjunto das características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, de pensamentos e de comportamentos. As teorias de personalidade são estudadas em uma perspectiva pluralista. 
Sobre as teorias de personalidade, as seguintes afirmativas são feitas: 
As teorias cognitivas reforçam a visão da personalidade como um sistema ativo de processamento de informações sobre si e sobre o mundo, uma vez que não é possível abordar cognitivamente as emoções. 
As teorias psicodinâmicas descrevem a personalidade como um sistema energético marcado por forças conscientes e inconscientes que, em conflito não resolvido, podem levar aos sintomas psicopatológicos. 
As teorias humanistas
Beatriz
Beatriz fez um comentário
Ver material completo
0 aprovações
Kevilin
Kevilin fez um comentário
Ver material completo
0 aprovações
Kevilin
Kevilin fez um comentário
Ver material completo
0 aprovações
Kevilin
Kevilin fez um comentário
Ver material completo
0 aprovações
Carregar mais