Buscar

Concorrência Monopolista, Oligopólio e Teoria dos Jogos

Prévia do material em texto

MICROECONOMIA
Aula 10 – 
Concorrência Monopolista, Oligopólio e a Conexão com a Teoria dos Jogos
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Objetivo Geral :
Conhecer as formas de concorrência 
monopolista e de oligopólio, 
destacando a importância da 
teoria dos jogos e da análise 
setorial como instrumentos 
complementares de entendimento 
do comportamento das empresas 
oligopolistas.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Objetivos Específicos
Caracterizar a estrutura de concorrência monopolista 
Explicar a diferença entre o perfil da concorrência monopolista com a concorrência perfeita
Explicar o que é oligopólio destacando as suas características
Relacionar os modelos de oligopólio com a teoria dos jogos
Destacar a análise setorial como instrumento importante de se caracterizar as empresas oligopolistas
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Introdução :
Atualmente, são encontradas formas de mercado onde, em função das condições dos preços e das formas de produção, empresas ficam cientes das reações que as concorrentes podem tomar. 
Diversificar os produtos por meio da propaganda e da publicidade, por exemplo, acabam tornando os produtos diferentes e concorrentes, como poderemos verificar na estrutura de concorrência monopolista. 
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Por outro lado, no caso das empresas de oligopólio, em função das suas estratégias, os vendedores acabam adotando determinadas formas de rivalidades pelas quais podem agir e reagir como discutiremos ao analisar a teoria dos jogos com os modelos de oligopólio. 
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Concorrência Monopolista
 
A estrutura de concorrência monopolista é caracterizada por um mercado contendo muitas empresas, produzindo um dado produto. 
Cada empresa que compõe essa estrutura produz um produto diferenciado, mas com substitutos próximos. 
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Os produtos nesta Estrutura de Mercado, são diferenciados e não homogêneos como supõe os produtos das empresas em de concorrência perfeita. 
As empresas possuem certos poderes sobre os preços, pois seus produtos têm distinções. 
Por isso, a empresa que pratica a concorrência monopolística tem uma demanda - menor que a demanda de mercado – com inclinação negativa e uma curva da receita marginal também negativa, sendo que esta sua curva de demanda é bem elástica porque há substitutos próximos.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Uma empresa em concorrência monopolista escolhe a quantidade que vai produzir igualando a receita marginal com o custo marginal e que demonstra também qual o seu lucro total máximo. 
O preço, à semelhança do monopólio, é determinado pela interseção com a curva da demanda. Neste sentido, no curto prazo, o preço cobrado em concorrência monopolista é superior ao custo médio, e as empresas obtêm lucro extraordinário ( ou lucro extra ).
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
 
De uma maneira geral, a diferenciação do produto se dá através das características físicas, embalagens e das promoções de vendas (tais como propaganda, atendimento etc.).
Se alguma empresa cobrar um preço menor, tira consumidores das demais empresas. Mas se aumentar o preço acima daquele das suas concorrentes, perde consumidores que irão para os seus concorrentes.
Cada empresa, ao mudar seu preço (ou mesmo a quantidade produzida), supõe que os preços cobrados pelas outras empresas não sofrerão alterações. 
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
O lucro extra de cada empresa acaba atraindo outras empresas a entrar no mercado. 
Ao longo do tempo, à medida que as empresas acessam este mercado, a parcela da demanda de mercado de cada uma se reduz, e a curva de demanda, com que se defronta cada empresa, se desloca para a esquerda. 
A entrada é continua até que, a longo prazo, a curva de demanda irá tocar ( tangenciar ) a curva de custo médio.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Isso quer dizer que a receita da empresa cobre os custos, o lucro é zero e não há incentivo para a entrada ou saída de empresas.
Portanto, a longo prazo, os lucros das empresas em concorrência monopolista são normais, pois a receita total é igual ao custo total, como acontece com as empresas em concorrência perfeita.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Oligopólio e Noções sobre Teoria dos Jogos 
 
Oligopólio: conceito e características
Oligopólio é a forma de mercado em que há um pequeno número de firmas em um dado setor ou um pequeno número de firmas que dominam um setor com muitas empresas. 
. 
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Assim, as posturas de cada empresa afetarão as outras concorrentes. Um exemplo clássico são as guerras de preços, nas quais a decisão de uma empresa de abaixar o preço, com o objetivo de obter uma maior fatia do mercado, acaba neutralizada pela resposta das empresas concorrentes, que também abaixam os preços.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
No oligopólio, como há empresas ditas dominantes, estas têm o poder de fixar os preços de venda, isso faz com que as suas demandas sejam normalmente inelásticas. 
As empresas nesse mercado podem produzir e vender tanto um produto homogêneo quanto um produto diferenciado por marcas
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Assim como no monopólio, no oligopólio, ocorrem barreiras à entrada de novas empresas no setor (ou mesmo no mercado). 
Nestas condições, permanecem os lucros extras no longo prazo, especialmente no oligopólio natural, propiciados por uma economia de alta escala de produção a custos relativamente baixos. 
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
 
Tais barreiras referem-se, por exemplo :
às condições de tradição; 
proteção aos seus produtos, às suas patentes; 
controle de matérias-primas importantes na utilização da produção dos seus produtos etc. 
Cabe destacar que por razões de tecnologia, alguns produtos só podem ser produzidos por empresas de grande porte, e neste sentido, é normal que haja apenas um número pequeno de grandes empresas produzindo tais produtos. 
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Economia de escala mostra a relação entre o custo médio de produção e a quantidade produzida. 
Neste caso o custo médio cai, à medida que o tamanho ou a escala de operação de um empreendimento se torna maior. 
Ao mesmo tempo, há uma relação entre o custo médio e a produção conjunta de uma variedade de produtos, isto é, uma mesma planta industrial produzindo vários produtos simultaneamente, tem o que chamamos por economia de escopo.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Formas de Atuação das Firmas em Oligopólio
Pyndick e Rubinfeld, afirmam, que são encontradas basicamente duas formas de desempenho das empresas que constituem a estrutura de oligopólio. 
concorrência entre elas por meio, principalmente, da guerra de preços e mesmo de promoções e publicidades. 
Cartéis ( conluios, trustes ) formais ou informais pelos produtores/vendedores de um determinado setor, determinando as políticas de atuação para todas as empresas constituídas nesses cartéis. As ações dos cartéis se condicionam na fixação de preços ou repartindo os mercados entre as empresas participantes
Tema da Apresentação
*
*
Aula 8 
CT = CVT + CFT
A relação entre as empresas líderes e as subordinadas (ou satélites) apresenta um modo de comportamento conceituado como modelo de liderança de preços. 
Nesse sentido, através das leis antitrustes, o governo não permite que as empresas líderes possam fixar preços muito baixos que tendem a banir as empresas satélites do setor, bem como do mercado.
Tema da Apresentação
*
*
*
*
As cotas atribuídas entre as que formam os cartéis são caracterizadas de duas maneiras: perfeitase imperfeitas. 
Nas perfeitas ( ou cartéis perfeitos ), todas as empresas têm o mesmo percentual de participação no setor, sendo que a administração do cartel fixa comumente um preço. 
Por conseguinte, esta administração divide igualmente o mercado entre todas as empresas que irão se desempenhar em conjunto, como sendo um bloco monopolista. Esta forma de atuação é chamada de solução de monopólio. 
Tema da Apresentação
*
*
Aula 8 
No caso das repartições imperfeitas ( cartéis imperfeitos ), existem as empresas líderes. 
Estas, por terem maior tamanho e menores custos, fixam os preços, ficando, então, com a maior repartição do setor, garantindo para si um lucro de monopólio. 
O restante das empresas ( empresas satélites ), em comum concordância, acaba absorvendo os preços dados dessas lideres, atuando, dessa forma, como se fossem de concorrência perfeita.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
 
Modelos Explicativos de Oligopólio e a Relação com a Teoria dos Jogos 
 
Um dos modelos existentes, é o oligopólio de Cournot. 
Este tem como premissa básica a de que a capacidade das decisões dos mercados produtores se baseiam nas quantidades oferecidas ou demandadas e não nos preços. 
As empresas são dependentes da ação das outras, interagindo durante certo tempo e tomam suas decisões simultaneamente. 
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
	
Assim, a variável de decisão das firmas é a quantidade a ser produzida.
O modelo de Bertrand revisou a teoria de Cournot. Mas, do seu ponto de vista, ao refazer a lógica de Cournot, considerou que os duopolistas competem em preços e não em quantidades. 
Nesse sentido, seu objetivo era mostrar que, se os preços servem de ponto de partida na análise dos mercados, então as conclusões do seu modelo são diferentes das de Cournot. 
.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Bertrand também chega à conclusão de que as firmas interagem durante certo período e tomam suas decisões simultaneamente, entretanto, a variável de decisão das firmas é o preço.
Duopólio é formado por duas grandes empresas produtoras/vendedoras no mercado.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Análise Setorial e Oligopólio: 
uma análise complementar
 
As características, as formas de atuação e os principais modelos de oligopólio, são pontos fundamentais, dentro de uma visão da microeconomia, para serem utilizados como variáveis inerentes a uma análise setorial que comporta o estudo da estrutura oligopolista. 
Destaca-se que a análise setorial permite que se tenha um conhecimento a respeito do contexto (econômico) que uma firma está operando, prevendo com isso as tendências que possam ter impacto nos negócios dela.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Analisar o setor é tentar obter informações que permitem identificar fatores de risco e oportunidades de investimentos, além da fazer avaliações do seu desempenho, ou seja, a atuação da empresa dentro do seu setor. 
Essas informações acabam fornecendo projeções e até traçam cenários para os segmentos da economia.. 
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Nesta aula, você:
Conheceu as características de uma empresa em concorrência monopolista.
Aprendeu o que é oligopólio e os seus modelos
Entendeu as relações entre teoria dos jogos e análise setorial com a estrutura de oligopólio.
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Próxima aula
Revisão da matéria para AV2 e AV3 
 
Tema da Apresentação
Aula 10
MICROECONOMIA
Final da Aula 10
Tema da Apresentação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes