Atividade 1 MPOA  DEAL
1 pág.

Atividade 1 MPOA DEAL


DisciplinaMatérias-primas de Origem Animal23 materiais95 seguidores
Pré-visualização1 página
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia de Alimentos 
Atividade Aspectos legais
1. Quais os órgãos federais, estaduais e municipais que atuam sobre POA(Produtos de Origem Animal)?
A nível de Município é o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a nível de Estado é a Secretaria de Agricultura do Estado, e a nível Federal é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA. 
 
2. O que é SIF e SISBI-POA?
O SIF é o Serviço de Inspeção Federal. E o SISBI-POA é o O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
3. Qual a diferença entre inspeção, auditoria e fiscalização?
A. A fiscalização é uma verificação, pela autoridade sanitária, da conformidade com requisitos estabelecidos em normas legais e regulamentares e a adoção (caso necessário) de medidas cabíveis para impor o cumprimento desses requisitos. 
B. Já a inspeção é uma atividade desenvolvida com o objetivo de avaliar os estabelecimentos, produtos e sistemas de controle de produtos, matérias-primas, processamento e distribuição, na qual implica expressar julgamento de valor sobre a situação observada com enfoque na preservação da saúde do consumidor e na garantia preventiva da conformidade.
C. E, por fim, a auditoria que é um processo sistemático, documentando e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-la, objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditorias são entendidos. Podendo ser de três tipos; a auditoria interna, a auditoria no fornecedor e a auditoria de terceira parte. 
4. O que é RIISPOA?
É o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal.
5. O que é Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade? Cite um
exemplo. É um regulamento desenvolvido considerando a necessidade de instituir medidas que normatizem a industrialização de produtos de origem animal, garantindo condições de igualdade entre os produtores e assegurando a transparência nos processos de produção, processamento e comercialização. Por exemplo, o Regulamento técnico de identidade e qualidade de carne moída de bovino.