Buscar

Atividade 1 MPOA DEAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia de Alimentos 
Atividade Aspectos legais
1. Quais os órgãos federais, estaduais e municipais que atuam sobre POA(Produtos de Origem Animal)?
A nível de Município é o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a nível de Estado é a Secretaria de Agricultura do Estado, e a nível Federal é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA. 
 
2. O que é SIF e SISBI-POA?
O SIF é o Serviço de Inspeção Federal. E o SISBI-POA é o O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
3. Qual a diferença entre inspeção, auditoria e fiscalização?
A. A fiscalização é uma verificação, pela autoridade sanitária, da conformidade com requisitos estabelecidos em normas legais e regulamentares e a adoção (caso necessário) de medidas cabíveis para impor o cumprimento desses requisitos. 
B. Já a inspeção é uma atividade desenvolvida com o objetivo de avaliar os estabelecimentos, produtos e sistemas de controle de produtos, matérias-primas, processamento e distribuição, na qual implica expressar julgamento de valor sobre a situação observada com enfoque na preservação da saúde do consumidor e na garantia preventiva da conformidade.
C. E, por fim, a auditoria que é um processo sistemático, documentando e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-la, objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditorias são entendidos. Podendo ser de três tipos; a auditoria interna, a auditoria no fornecedor e a auditoria de terceira parte. 
4. O que é RIISPOA?
É o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal.
5. O que é Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade? Cite um
exemplo. É um regulamento desenvolvido considerando a necessidade de instituir medidas que normatizem a industrialização de produtos de origem animal, garantindo condições de igualdade entre os produtores e assegurando a transparência nos processos de produção, processamento e comercialização. Por exemplo, o Regulamento técnico de identidade e qualidade de carne moída de bovino.

Outros materiais