Buscar

A Magna Carta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI – PARANÁ – RO.
DISCIPLINA:
 HISTÓRIA DO DIREITO
TURNO: NORTURNO
PROFESSOR: ELOI LOPES DA SILVA
ACADEMICA: ROSÂNGELA DE SOUZA MORAES
A Magna Carta
	Na Inglaterra Medieval no ano de 1215, sob o governo do Rei João, nesse época o Rei atravessava momentos de crise em seu governo pois o mesmo havia tido algumas derrotas e em decorrência também de ser considerado um dos piores reis por seu modo de atuação. Consta ter mandado assassinar seu próprio sobrinho, cobrava altos impostos para financiar pesadas guerras no exterior, caso os barões se negassem a pagar eram severamente punidos ou apreendia suas propriedades, entrou em atrito com a Igreja Católica Romana. 
	Os barões estavam revoltados e então se reuniram e exigiram que o Rei assinasse um documento chamado A Magna Carta ou A Grande Carta da Libertação, que o obrigava a obedecer a Lei, esse primeiro documento era composto por 63 cláusulas que limitavam o poder e garantiam os direitos da liberdade e igualdade.
Embora essa Carta seja baseada nos costumes medievais ainda assim tornou-se um marco no processo de liberdade ao redor do mundo, sua principal finalidade era a de selar a paz social entre os barões com o Rei João. Esse documento tem grande magnitude que inclusive influenciou a Constituição Brasileira no que diz respeito a limitação dos poderes, formação do parlamento, garantia dos direitos através do devido processo legal descrito na cláusula 39 da Grande Carta e reestruturado na modernidade após leituras e releituras como aconteceu com a própria Carta Magna que ao longo dos séculos foi reeditada por vários Reis posteriores à morte do Rei João no ano de 1216.
A Grande Carta da Libertação elaborada há mais de 800 anos ecoa também na Declaração de Independência dos Estados Unidos e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, deixando um importante legado à sociedade do mundo ocidental.
Referências bibliográficas
https://www.youtube.com/watch?v=KU-kPcjEY9w
https://www.youtube.com/watch?v=ZkrqIvHykog
https://pt.wikipedia.org/wiki/Magna_Carta
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/magna-carta-1215.htm

Outros materiais