A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
PROVA METODOLIGA CIENTIFICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

O simples ato de pesquisar algo não é o mesmo que pesquisa científica. Uma simples pesquisa pode se resumir ao ato de consultar determinadas fontes para, com isso, elaborar um relatório ou solucionar uma questão que aflige alguém, por exemplo, quando pesquisamos o melhor preço de um determinado produto de interesse para encontrar o menor preço. A pesquisa científica, por sua vez, apresenta as seguintes características:
I. Serve para o processo de aquisição e construção do conhecimento.
II. Objetiva encontrar aquilo que já é senso comum.
III. Segue um processo padronizado e metodologicamente pactuado.
As afirmações corretas em relação a pesquisa científica se encontra(am) na(s) alternativa(as):
Escolha uma:
a. Somente II.
b. Somente III.
c. Somente I
d. I e III.
A pesquisa científca não se presta a encontrar aquilo que já é senso comum. Ela é realizada com o objetivo de contribuir para o crescimento da ciência, propondo-se a testar uma determinada tese ou a invalidar outras já desenvolvidas, por meio do confronto de fatos e fenômenos da natureza que venham a validar ou invalidar as teorias propostas.
e. II e III.
Feedback
A resposta correta é: I e III..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Pesquisar não é o mesmo que fazer ciência ou produzir conhecimento. Uma pesquisa pode se resumir ao ato de consultar determinadas fontes para, com isso, elaborar um relatório ou solucionar uma questão que aflige alguém. Exemplos disso podem ser oferecidos por meio de um elenco de pesquisas que, cientificamente, não são capazes de se destacar no quesito produção de conhecimento. Dizemos deliberadamente que pesquisamos algo na lista telefônica, pesquisamos os melhores preços de determinados produtos nos supermercados, etc. Pesquisar, nesses exemplos, assume somente o mesmo sentido que o fornecido pelo verbo “buscar”. A pesquisa cientifica, por sua vez, é de outra natureza, serve para o processo de aquisição e construção do conhecimento. Sendo assim, avalie as afirmações seguintes:
I. Realizamos uma pesquisa científica quando objetivamos contribuir para o crescimento da ciência.
II. Realizamos uma pesquisa científica quando nos propomos a testar uma determinada tese ou a refutar (invalidar) outras já desenvolvidas, por meio do confronto de fatos e fenômenos da natureza que venham a validar ou invalidar as teorias propostas.
III. Esse tipo de pesquisa se caracteriza também por um processo padronizado e metodologicamente pactuado pelos membros de uma comunidade científica, no sentido de se estabelecerem regras e passos aceitos para a validação de seus resultados, isto é, segue-se um método científico.
IV. A pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência”.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e IV.
b. II e III.
c. I e II.
d. I e III.
e. Todas as afirmações estão corretas.
O que é pesquisa? Realizamos uma pesquisa científica quando objetivamos contribuir para o crescimento da ciência. Realizamos uma pesquisa científica quando nos propomos a testar uma determinada tese ou a refutar (invalidar) outras já desenvolvidas, por meio do confronto de fatos e fenômenos da natureza que venham a validar ou invalidar as teorias propostas. Esse tipo de pesquisa se caracteriza também por um processo padronizado e metodologicamente pactuado pelos membros de uma comunidade científica, no sentido de se estabelecerem regras e passos aceitos para a validação de seus resultados, isto é, segue-se um método científico.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmações estão corretas..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Dentre as diversas formas de conhecimentos, encontram-se incluídas a ciência, o senso comum e as ideologias. Baseado no conteúdo estudado, relacione o segundo grupo de conceitos com as formas de conhecimentos, enumerados no primeiro grupo.
1. Ciência.
2. Senso comum.
3. Ideologias.
( ) Surge de uma base social e de uma representação histórica ligada às classes sociais.
( ) Aceito pela maioria das pessoas como a expressão da verdade defnitiva sobre algum tema, numa determinada época.
( ) Adquirido com base na observação e na experimetação.
( ) Acredita-se que já detém a verdade sobre determinado fato.
( ) É confiável porque é provado objetivamente.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 3,2,1,3,2.
b. 2,1,3,1,3.
c. 3,2,1,2,1.
Ciência: corresponde ao conhecimento adquirido com base na experiência e/ou experimentação. Conhecimento, por sua vez, é resumido sob a forma de um conjunto de teorias que, em geral, têm a mesma origem na experiência, versando sobre uma gama de situações e fatos, estabelecendo relações entre eles, permitindo a compreensão de certos fenômenos relevantes. Tais teorias, ao explicarem os fundamentos de determinados fenômenos, podem permitir, também, previsões e estar suscetíveis à verifcação empírica.
Senso comum: refere-se a um conhecimento aceito pela maioria dos indivíduos como a expressão da verdade defnitiva sobre algum tema, em determinado período. Ou seja, o que é senso comum não deve ser discutido no momento em que a maioria dos membros de uma comunidade – seja ela de leigos ou de cientistas – acredita que já detém a verdade sobre determinado fato. Assim sendo, ideias que vão de encontro ao que é senso comum, chocandose com ele, serão mal recebidas, ridicularizadas, menosprezadas.
Ideologias: não é sinônimo de subjetividade oposta à objetividade, não é préconceito nem prénoção, mas é um “fato” social justamente porque é produzida pelas relações sociais, possui razões muito determinadas para surgir e se conservar, não sendo um amontoado de ideias falsas que prejudicam a ciência, mas uma certa maneira de produção de ideias pela sociedade, ou melhor, por formas históricas determinadas das relações sociais.
d. 2,2,1,3,3.
e. 1,3,2,1,2.
Feedback
A resposta correta é: 3,2,1,2,1..
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O objetivo do artigo científico é divulgar o resultado de pesquisas que estão sendo desenvolvidas em uma determinada área do conhecimento. Um artigo pode ser curto, com aproximadamente 10 páginas, ou longo, com até 30 páginas. O tamanho mais utilizado pelos periódicos de divulgação científica é o que limita o artigo a 20 páginas. Um artigo como este, contém em sua capa alguns elementos pré-textuais. Observe as alternativas que seguem e assinale a que apresenta os elementos pré-textuais de um artigo:
Escolha uma:
a. Título/ Autoria/ Lista de Abreviaturas/ Resumo em Português/ Palavras-Chave e Anexos.
b. Título/ Autoria/ Minicurrículo/ Tabelas/ Palavras-Chave/ Epígrafe e Keywords.
c. Título/ Sumário/ Minicurrículo/ Dedicatória/ Palavras-Chave/ Lista de Abreviaturas e Keywords.
d. Título/Minicurrículo /Agradecimento/Resumo/ Anexos/ Apêndices.
e. Título/ Identificação de Autoria/ Minicurrículo/ Resumo em Português/ Palavras-Chave/ Abstract e Keywords.
Um artigo pode ser curto, com aproximadamente 10 páginas, ou longo, com até 30 páginas. O tamanho mais utilizado pelos periódicos de divulgação científica é o que limita o artigo a 20 páginas. São elementos prétextuais de um artigo aqueles contidos na capa. A capa de um artigo científico, por sua vez, deve conter: título e subtítulo do artigo – devem ser o tema da pesquisa; identificação de autoria – quem é(são) o(s) autor(es)? minicurrículo do(s) autor(es) – o cargo, a função e filiação institucional, por exemplo: professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná; resumo em português – com máximo de 250 palavras; palavraschave – conjunto de três a, no máximo, cinco palavras ou expressões que retratem os assuntos principais abordados no artigo; abstract em inglês – com máximo 250 palavras (opcional em alguns casos); keywords – o mesmo que palavraschave, mas em inglês (também opcional se não houver exigência expressa).
Feedback
A resposta correta é: Título/ Identificação