Buscar

Aula 04

Prévia do material em texto

*
*
Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte
PEDAGOGIA – PROF. ANA ELISABETE LOPES 
*
*
AULA 4 
Pressupostos da Arte/Educação
 no Contexto Atual
*
*
Objetivo:
Abordar os pressupostos teóricos e metodológicas que orientam o ensino da arte no contexto atual e suas aproximações com o cenário da arte contemporânea. 
 Proposta metodológica:
A articulação entre o fazer artístico, a leitura da obra e o pensar sobre a arte é a proposta metodológica apresentada como caminho para a construção de conhecimento e o desenvolvimento da expressão artística no campo da Arte/Educação.
*
*
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
LDB nº 9.394/96
A arte é reconhecida como disciplina obrigatória no currículo escolar. Segundo esta lei, “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
*
*
Proposta Triangular do Ensino da Arte:
Proposta Triangular- inicialmente difundida no contexto educacional brasileiro através da arte-educadora Ana Mae Barbosa. 
Objetivo- resgatar do conteúdo específico dessa disciplina, que é a própria Arte, de forma contextualizada.
*
*
Preocupação com a relação entre o desenvolvimento do processo de criação do aluno e o resultado desta produção, ou seja, a obra artística.
Valorização do processo de criação/produção artística e da obra produzida, que é vista como resultado deste processo.
A obra produzida é resultado da experiência de seu fazer e mantém uma relação intrínseca e de interdependência com o desenrolar desta experiência.
*
*
Arte- reconhecida como disciplina obrigatória no currículo escolar.
Ensino da arte- componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Aumento do número de pesquisas, publicações, congressos e seminários sobre o tema, além dos cursos de pós-graduação e de formação de professores especializados nas diferentes áreas/linguagens da arte.
*
*
Proposta Triangular de Ensino da Arte:
Fazer artístico- livre expressão, criação de formas artísticas, recursos pessoais, pesquisa de materiais e técnicas.
Fruir formas artísticas- utilizar informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer contato com a obra, com as formas simbólicas e suas múltiplas possibilidades de leitura.
*
*
Conhecer a Arte- refletir sobre a Arte como objeto de conhecimento, sobre a cultura em que o trabalho foi produzido, a história da arte, os elementos formais que constituem a produção artística dos artistas e dos educandos.
*
*
Releitura da obra de Arte
“ Tradução da significação do objeto como fundamento para uma nova construção, buscando-se nessa ação a resignificação do mesmo objeto: reler para aprofundar significados. Releitura como diálogo construído entre as experiências pessoais e a obra de arte.”
*
*
Releituras:
Produções realizadas com base em obras de arte.
Releitura é diferente de cópia. Na releitura ocorre transformações; criação com base num referencial, num texto visual; quem cria parte da obra de outro artista para criar o seu trabalho.
Leitura e releitura são criações- produções de sentido onde buscamos explicitar relações de um texto com o nosso contexto. Ler é atribuir significados.
*
*
Leitura da obra de arte- “é perceber, compreender, interpretar a trama de cores, texturas, volumes, formas, linhas que constituem uma imagem. Perceber elementos formais, sua temática e a estrutura da imagem.” (Analice D.Pillar
“O observável tem sempre a marca do conhecimento, da imaginação de quem observa, ou seja, depende das coordenações do sujeito, das estruturas mentais que ele possui no momento, as quais podem modificar os dados.” 
Vemos o que nos é significativo- Pluralidade de leituras do mundo.
*
*
A Mediação do Educador no Processo de Criação e Conhecimento em Arte:
poderá favorecer ou inibir a criatividade do aluno e seu acesso ao conhecimento.
O processo de criação humana envolve tanto o intelecto como a emoção, ou seja, é na articulação entre pensamento e sentimento, entre cognição e linguagem, que o homem desenvolve seu potencial criador nos diferentes campos do saber e nas diversas áreas de atuação. 
*
*
propor desafios estéticos a partir de experiências lúdicas, cognitivas e sensíveis que envolvam a produção, fruição e o conhecimento no campo específico da Arte e em outras áreas de conhecimento;
viabilizar o acesso ao conhecimento da Arte e da experiência sensível da criação artística que possam contribuir para despertar e estimular a formação de um olhar mais inteligente, crítico e sensível sobre a realidade.
*
*
Papel do educador:
Mediador do processo de criação, fruição e conhecimento em arte.
Mediador na pesquisa de suportes, técnicas e materiais.
Mediador no processo de construção de sentidos e significados.
Mediador do contato do educando com o acervo universal da arte/ ampliação do repertório do educando.
*
*
Através das Artes Visuais, do Teatro, da Música e da Dança:
encontramos outras possibilidades de produção de significados.
de criação de narrativas materializadas em diferentes suportes.
de exploração da intertextualidade.
de mobilização das interações humanas.
*
*
Alfabetização estética/visual
“Ser alfabetizado visualmente é mais do que ser capaz de reconhecer palavras e formas. É entender o significado, interpretá-lo e senti-lo dentro do contexto e atravessado por ele, perpassado pela experiência pessoal.
Contextualização, percepção interna, entendimento, emoção e imaginação são condições para a criação do significado.
O conhecimento técnico sozinho não é suficiente para que alguém se torne alfabetizado visualmente.”
Lucia Pimentel
*

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes