Buscar

análise das obras de Max Weber A Ética protestante e o Espírito do Capitalismo e Economia e Sociedade, relacionando-as a passagens do filme Mauá - O Imperador e o Rei

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
REGINA MARIA SOUSA CHAVES
TRABALHO DE SOCIOLOGIA 2
FORTALEZA-CEARÁ
DEZEMBRO/2014
Em análise das obras de Max Weber A Ética protestante e o Espírito do Capitalismo e Economia e Sociedade, relacionando-as a passagens do filme Mauá - O Imperador e o Rei é possível a identificação de pontos comuns entre as produções. 
Acerca do capitalismo Weber o entende “como ação econômica capitalista aquela que repousa na expectativa de lucros pela utilização das oportunidades de troca, isto é, nas possibilidades (formalmente) pacíficas de lucro” (Weber, 1904, p.26), e é essa a idéia central e associável à ação social do personagem Irineu que busca o acúmulo de capital. A exemplo, retomo a passagem do filme em que o barão vende libras a um custo inferior ao que se tinha no mercado para posteriormente vender a moeda de troca, no caso a moeda nacional, a altos preços obtendo assim lucro, reafirmando o que para Weber é a finalidade da economia capitalista.[2: No caso do personagem Irineu, avalio que a maioria das ações sociais por ele praticadas, estariam ligadas a um modo racional referente a valores. A racionalização aparece no economista visionário que busca empreender racionalmente visando à obtenção de lucro, que calcula seus investimentos e o quanto eles podem lhe reder. Quanto à presença de valores se faz, mas não de modo tão intenso quanto a racionalização das ações, no objetivo do personagem em trazer a evolução do modo de produção para o Brasil do final do século XIX, um sentimento pátrio. Há outros tipos de ação social presentes no texto, as citarei em breve. ]
Ainda dentro do conceito de ação social e suas variações é possível identificar no filme em menor freqüência ações afetiva, quando o Barão pede sua sobrinha em casamento guiado por estados emocionais. Ação tradicional transparece na relação entre o Imperador e os demais membros presentes na cerimônia de inauguração da linha ferroviária. Por fim a ação social que ocorre de modo racional referente a fins se mostra em várias passagens, de forma mais forte nos posicionamentos dos bancários ingleses ao expor sua preocupação única ao investir recursos no Brasil: garantir o futuro acúmulo de capital.
Em A Ética Protestante o autor diz ser “a influência de certas idéias religiosas no desenvolvimento de um espírito econômico, ou o ethos de um sistema econômico” um problema difícil de ser compreendido. A religião como ethos do desenvolvimento econômico do ator social se materializa na exibição da cerimônia de aceitação do jovem Irineu em uma marçonaria, ordem condenada por o Visconde de Feitosa um homem que age nos moldes tradicionais, e que critica Irineu por querer inovar no modo de produção, saindo da produção agrícola e investindo na indústria de máquinas para ele promissora.[3: WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Martin Claret. São Paulo 4 ed, p.32, 2001.]
Outro aspecto contido na obra weberiana e também no filme citado anteriormente é a presença de diferentes formas de dominação. A estrutura de Estado, poder do Brasil no século XIX governada pelo Imperados D. Pedro II reflete o que Weber chamaria de dominação tradicional, pois “A ele se obedece em virtude da dignidade pessoal que lhe atribui a tradição.”
De acordo com Weber (1920, p 148) sobre a dominação tradicional
É impossível, no caso do tipo puro de dominação tradicional, “criar” deliberadamente um novo direito ou novos princípios administrativos mediante estatutos. Criações efetivamente novas só podem legitimar-se, portanto, com a pretensão de terem sido vigentes desde sempre ou reconhecidas em virtude do dom de “sabedoria”.
Essa passagem demonstra que para se manter no poder, a dominação tradicional, deve se ater a modos e valores tradicionais, no contrário pode chegar a perder o poder de dominação. As inovações propostas por o personagem Irineu eram temidas pela coroa por se tratar de uma ameaça ao propor transição no modo de produção econômica da sociedade. Isso explica as ações que o governo tomou por medida contra avanços trazidos por Irineu, como a criação de um banco que rapidamente se expandira.
Burocracia racional. Essa forma de dominação por meio de uma burocratização racional foi por vezes encontrada em forma de ação social no filme, o sistema de contabilidade dos bancos de Irineu é um modo claro de burocratização a fim de manter o funcionamento, no caso, de uma empresa.[4: Weber (1920, p. 145). “a administração burocrática-monocrática mediante documentação, considerada do ponto de vista formal, é, segundo toda a experiência, a forma mais racional de exercício de dominação, porque nela se alcança tecnicamente o máximo de rendimento em virtude de precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiabilidade – isto é, calculabilidade tanto para o senhor quanto para os demais interessados -, intensidade e extensabilidade dos serviçoes, e aplicabilidade a todas as espécies de tarefa.”]
Esta é uma breve comparação de alguns dos aspectos visíveis contidos na vasta produção de Max Weber e no filme Mauá - O Imperador e o Rei.
Referências Bibliográficas
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 4. ed. São Paulo: Editora Matin Claret Ltda, 2001. 224p.
______. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012. 464p.
Mauá - O Imperador e o Rei. Direção: Sérgio Rezende. Rio de Janeiro / Inglaterra. Produção: Lagoa Cultural e Esportiva. Distribuidora: Buena Vista, 2000.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes