A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação I   Individual FLEX   Cod.423440

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:423440) ( peso.:1,50)
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	As relações de trabalho são, de modo geral, divididas em dois tipos fundamentais de relações jurídicas, que são as individuais e as coletivas. Elas são diferenciadas pelo sujeito envolvido, pelos interesses almejados e funções que cumprem no ordenamento jurídico. Com relação às relações de trabalho coletivas, analise as sentenças a seguir:
I- Nas relações coletivas, o interesse visa à defesa de todos os membros do grupo.
II- Nas relações de trabalho coletivas, o sujeito não é determinado de forma individual, mas, sim, um grupo, como, por exemplo, empregados bancários.
III- Nas relações de trabalho coletivas, buscam-se melhorias entre o vínculo de trabalho entre o empregado e o empregador. 
IV- As relações coletivas com o Estado tornam-se importantes fontes formais do direito. Através de suas ações em defesa dos interesses coletivos, surgem novas normas jurídicas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	As relações coletivas de trabalho podem ser de composição, quando o acordo tem o objetivo alcançado por meio das negociações coletivas e, com isso, a situação fica favorável para ambos os lados, pois é um acordo que ambas as partes cedem, ou podem ser de conflito que resulta na greve. Estas podem ser formais, apresentadas por meio de um instrumento jurídico, e não formais. Quanto ao objeto da greve, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando objetivam a discussão de melhorias de salários e buscam novas normas e melhores condições de trabalho, refere-se ao objeto econômico.
(    ) Quando a busca é por benefícios ligados ao atendimento hospitalar, educacional ou serviços de natureza médica, entre outros, diz respeito ao objeto social.
(    ) Quando ocorre a observância ou o afastamento das diretrizes determinadas pelo sistema legal. Exemplo disto seria a proibição ou a participação de exercer as atividades econômicas pelo sindicato.
(    ) Quando a preocupação está diretamente ligada às condições sobre o meio ambiente e envolve diretamente a empresa e os empregados, esse objeto refere-se ao meio ambiente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	As convenções determinam regras que passam a ser obrigatórias a partir da sua ratificação. Dentre as diversas convenções, uma delas é considerada a mais importante, pois reforça o princípio da liberdade sindical. Esta convenção é a de nº 87, de 1948. Além disso, determina a não interferência do Estado no sindicato. Sobre a Convenção nº 87, analise as sentenças a seguir:
I- No Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, podemos encontrar os princípios da Convenção nº 87, tanto sobre a liberdade sindical quanto sobre sua autonomia.
II- O princípio de liberdade social, determinado pela Convenção nº 87, garante o direito de fundar, administrar, atuar nos sindicatos, além do direito de filiação ou não a estes sindicatos.
III- O pluralismo sindical é uma das determinações impostas pela Convenção nº 87. Diante disso, obrigatoriamente existem mais de um sindicato da mesma categoria em uma mesma base territorial.
IV- A Convenção nº 87 foi ratificada por mais de 100 países, inclusive pelo Brasil.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	A criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) teve como objetivo a manutenção das relações internacionais, bem como a evolução do tema em áreas como política social e direitos humanos. Sobre a OIT, analise as sentenças a seguir:
I- Tem como objetivo a manutenção da paz e das normas trabalhistas.
II- A OIT surgiu a partir da criação do Tratado de Versalhes.
III- A OIT é o primeiro e único órgão especializado das Nações Unidas que busca a justiça social e os direitos humanos e laborais.
IV- É a partir da OIT que são geradas as normas trabalhistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Atualmente, os interesses dos assalariados estão relacionados com questões que buscam diminuir as desigualdades sociais. Além disso, com os avanços da tecnologia surgiram novas profissões, novas formas de renumeração etc. A globalização influencia as relações de trabalho, ocasionando mudanças nos movimentos sindicais. De acordo com as mudanças provocadas pela globalização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A mudança está relacionada à contração do movimento, que passa a buscar por reivindicações com vantagens sociais.
(    ) Com a globalização, os sindicatos organizaram-se em um sistema organizacional de pluralidade sindical.
(    ) Houve a necessidade de criar uma nova convenção, que trata sobre a proteção dos representantes dos trabalhadores nas empresas.
(    ) A mudança está relacionada com a evolução ou a expansão sindical. Devido à expansão das empresas transnacionais, surgiram novas formas de representar os interesses dos trabalhadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	Quando se trata de defesa dos direitos e interesses coletivos, o sindicato faz a intermediação, sua principal função é atuar neste quesito direta ou indiretamente quando se trata de relações de trabalho, no que se refere aos interesses transindividuais de todos os trabalhadores, incluindo os interesses da coletividade. A garantia dos interesses é determinada pelo dissídio coletivo, em que algumas características se destacam. A respeito do dissídio coletivo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O dissídio coletivo é assegurado para defender os interesses coletivos.
(    ) É uma ação protocolada na Justiça do Trabalho.
(    ) O objetivo é o de determinar normas e condições de trabalho.
(    ) Resolver possíveis conflitos e, quando necessário, decidir sobre os reflexos do movimento grevista. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	As convenções são impostas para determinar regras gerais e obrigatórias a todos os estados que as ratifiquem. Elas surgem da decisão da Conferência da Organização Internacional do Trabalho e que foram aprovadas em plenário internacional. Dentre as diversas convenções, a nº 87 é considerada a mais importante, pois trata sobre a liberdade sindical e direito de sindicalização. Sobre a convenção nº 87, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Trata da proteção aos representantes dos empregados nas empresas.
(    ) Afirma a autonomia dos sindicatos perante o Estado e afirma a liberdade sindical.
(    ) Essa convenção foi ratificada por mais de 100 países, inclusive pelo Brasil.
(    ) Uma de suas finalidades é estabelecer normas para o relacionamento entre o sindicato e o Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Quando nos referimos às relações entre empregador e empregado, esta pode ocorrer a partir de duas formas,