Buscar

Av1 Empreendedorismo Unopar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av1 - Cst G Financeira - [dp] – Empreendedorismo	TODAS OK AVA
1) Texto-base: Schumpeter escreveu, em 1942, um livro chamado Capitalismo, Socialismo e Democracia, em que destacou a função dos empreendedores na formação da riqueza das nações. Esse autor cunhou o termo que foi considerado a mola propulsora para a criação de novos produtos, meios de produção mais eficientes e empresas mais eficazes em seus mercados, impulsionando sobremaneira o capitalismo e a competitividade.
Indique a alternativa que contenha o termo cunhado por Schumpeter:
Alternativas:
a) Construção adaptativa.
b) Empreendedorismo.
c) Construção criativa.
d) Destruição adaptativa.
e) Destruição criativa. Alternativa assinalada
2) Uma empresa pode e deve adotar uma postura empreendedora e incentivar o processo intraempreendedor entre seus colaboradores. Para tanto, ela deverá ______________.
Enunciado: Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença anterior e esclarece como uma empresa deve agir para incentivar o Intraempreendedorismo:
Alternativas:
a) Contratar vários funcionários com perfil empreendedor e então treiná-los para desenvolverem projetos intraempreendedores, criando assim uma cultura integradora e de geração de valor.
b) Aplicar os comportamentos ditos empreendedores em seu dia a dia e exigir que seus funcionários elaborem projetos inovadores com vistas à renovação estratégica, mesmo que para isso seja necessário contratar mais funcionários.
c) Considerar uma renovação estratégica, conscientizando-se de que seus esforços para promover o Intraempreendedorismo resultarão em mudanças em sua estrutura corporativa, com punições severas para potenciais erros.
d) Contratar um grupo seleto de funcionários com perfil intraempreendedor e então treiná-los para desenvolverem projetos intraempreendedores, criando assim uma cultura inovadora e de geração de valor.
e) Considerar uma renovação estratégica, conscientizando-se de que seus esforços para promover o Intraempreendedorismo resultarão em mudanças em sua estrutura corporativa e na adoção de uma nova estratégia.Alternativa assinalada
3) Texto-base: Qualquer pessoa que pretenda se tornar empreendedora e decida montar seu próprio negócio deve estar atenta para não ignorar o processo empreendedor, que é composto por algumas etapas que devem ser respeitadas e seguidas.
Assinale a alternativa que descreve as etapas do processo empreendedor:
Alternativas:
a) Encontrar um sócio, elaborar o plano de negócios, procurar recursos para financiamento e administrar a empresa.
b) Ter uma ideia, encontrar uma oportunidade, elaborar o plano de negócios, procurar recursos para financiamento e administrar a empresa. Alternativa assinalada
c) Elaborar o plano de negócios, procurar recursos para financiamento e colocar em prática dos dez comportamentos empreendedores.
d) Encontrar uma oportunidade, investir os recursos necessários para implantar o negócio, controlar e administrar o negócio.
e) Ter uma ideia, elaborar o plano de negócios, procurar recursos para financiamento e administrar a empresa.
4) Texto-base: Para levantar o perfil do cliente e da concorrência, é recomendável que o empreendedor ou o intraempreendedor realize uma pesquisa de marketing. Para tanto, é imprescindível que sejam respeitadas e executadas cinco etapas.
Enunciado: Indique a alternativa que corresponda à ordem correta de execução de cada uma dessas cinco etapas.
I. Fazer o planejamento da pesquisa que será aplicada.
II. Registrar os resultados em um relatório
III. Definir o problema que a pesquisa pretende resolver e os objetivos que se pretende atingir.
IV. Coletar os dados.
V. Analisar e interpretar os dados levantados.
Alternativas:
a) I, II, III, IV e V.
b) I, III, IV, II e V.
c) I, III, IV, V e II.
d) III, I, IV, V e II. Alternativa assinalada
e) II, I, IV, V e III.
5) Texto-base: ____________ é um documento no qual o empreendedor inicia o desenvolvimento do seu negócio de modo a tornar a sua ideia tangível e passível de avaliação, auxiliando-o a estruturar e unificar os diversos elementos necessários para dar continuidade ao processo empreendedor.
Enunciado: Marque a alternativa que preencha corretamente a lacuna da sentença acima.
Alternativas:
a) O contrato social.
b) O modelo de negócios. Alternativa assinalada
c) O modelo Canvas.
d) O plano de negócios.
e) O registro de implantação da empresa.

Outros materiais

Outros materiais