Buscar

AV GESTÃO DE BENEFÍCIOS (PROVA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST1705_AV_201707162182 » GESTÃO DE BENEFÍCIOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201707162182 - MARIA JULIANA MACIEL CAMARGO GAMA
	Professor:
	PAULO RAIMUNDO GARCIA DE OLIVEIRA
	Turma: 9003/AD
	Nota da Prova: 9,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 06/06/2018 16:51:56
	
	 1a Questão (Ref.: 201707420758)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo Marras, Jean Pierre (2001), denomina-se benefício o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários. O somatório compõe a remuneração do empregado. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir. I. Os benefícios podem decorrer de um direito a que o trabalhador faz jus, por força da legislação trabalhista e previdenciária. II. Podem resultar de uma negociação dos empresários com os sindicatos dos trabalhadores. III. Os benefícios, além de serem concedidos pelas empresas, pelos sindicatos, por entidades sociais, são também concedidos por mera liberalidade das organizações. IV. Os benefícios são oriundos da legislação tributária e da receita federal. São adequadas ao contexto apresentado apenas as afirmações.
		
	
	I, apenas.
	 
	I e III, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	
	II, apenas
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707253753)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que consiste o Vale?
		
	
	Adiantamento de alguma importância ao empregado, geralmente limitada a um percentual do seu salário, a ser descontada nas férias do empregado.
	
	Adiantamento do salário ao empregado, a ser descontada no próximo reajuste salarial da categoria.
	
	Adiantamento de alguma importância ao empregado, geralmente limitada a um percentual do seu salário, a ser descontada, parceladamente, durante seis meses.
	 
	Adiantamento de alguma importância ao empregado, geralmente limitada a um percentual do seu salário, a ser descontada no próximo pagamento.
	
	Adiantamento de alguma importância ao empregado, geralmente limitada a um percentual do seu salário, a ser descontada no décimo terceiro salário.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707252573)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme Patrícia Bispo do RH.com.br, os fatores que interferem direta ou indiretamente na performance dos profissionais tem levado ao surgimento de várias vertentes de estudos no campo organizacional. Há, por exemplo, quem defenda que a motivação do indivíduo, não importa o segmento em que ele atua, vem de dentro para fora. Ou seja, a pessoa torna-se responsável por estar ou não satisfeita e cabe a ela tomar ações que impactem no seu dia a dia. Por outro lado, existem os que afirmam que a empresa deve realizar ações que permitam ao funcionário ver novos horizontes na sua rotina de trabalho e, dessa, maneira, garanta a retenção de talentos. Nesse contexto, os Planos de Participação nos Lucros (PPR) contribui para:
		
	
	redução do absenteísmo em um curto espaço de tempo e aumento do nível de qualidade de vida no trabalho
	
	prover reconhecimento por tempo de serviço ao funcionário em períodos coincidentes com o seu aniversário de admissão na empresa. Tem abrangência para todos os funcionários da organização, independente do nível hierárquico
	
	proporcionar ao funcionário melhores condições de atendimento de seus compromissos financeiros, sem ter que se ausentar durante muito tempo do seu trabalho.
	
	proporcionar para o funcionário e sua família meios para freqüentar um ambiente descontraído, onde possa ampliar suas possibilidades de contatos sociais e divertir-se. A cobertura desse benefício abrange a aquisição do título em nome da empresa, para utilização pelos funcionários por ela designado e seus respectivos dependentes, cobrindo as despesas de jóia, mensalidades e taxas de transferência
	 
	melhoria do clima organizacional, através do sentimento de pertencimento e responsabilidade criado pela sensação provocada nos colaboradores em se tornarem parceiros do negócio da empresa, contribuindo para seu crescimento. É uma boa alternativa para as pessoas aumentarem seus salários, sendo uma das poucas formas de fazer crescer os lucros num mercado cada vez mais competitivo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707253902)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Perfil/Faixa Etária dos empregados são fatores impactantes na empresa em relação ao custo:
		
	
	Aposentadoria.
	 
	Assistencial.
	
	Auxilio maternidade.
	
	Salarial.
	
	Abonos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707252304)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O salário-educação corresponde a que percentual sobre a folha de pagamento?
		
	
	1,5%
	
	10%
	
	25%
	 
	2,5%
	
	20%
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201707253552)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente o governo Federal possui o programa Minha Casa Minha Vida que Recursos Humanos podem incentivar, repassando para os empregados as regras desses financiamentos. Esse programa visa:
		
	 
	Construir moradias para famílias com renda de até 3 salários mínimos.
	
	Construir moradias para trabalhadores recém contratados pelas empresas.
	
	Financiar moradias para trabalhadores com renda acima de 10 salários mínimos.
	
	Financiar integralmente a compra de material de construção.
	
	Construir moradias para trabalhadores que querem mudar para próximo da empresa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201707826206)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Assistência à Alimentação dos Trabalhadores é um benefício que o setor de Recursos Humanos ao implantar tem como objetivo garantir padrões adequados de alimentação que preservem a saúde, o bem estar e a qualidade de vida dos trabalhadores, contribuindo também para a produtividade das empresas. As organizações fornecem diversos tipos de alimentação, dentre as relacionadas abaixo, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	O fornecimento de cestas básicas não tem a finalidade de manter alimentação que preserve a saúde, o bem estar e a qualidade de vida dos trabalhadores.
	
	O fornecimento de refeição no local de trabalho garante que os funcionários fiquem bem alimentados e com mais energia e disposição, para enfrentar suas rotinas diárias.
	
	Uma das desvantagens da refeição transportada é o risco de contaminação e o deslocamento pode comprometer a apresentação e o próprio paladar.
	
	O tícket para compra de alimentos( vale-refeição) permite a opção pela compra do gênero de alimentício que melhor convém aos funcionários.
	
	Na falta da oferta do serviço próprio de alimentação dentro da própria empresa o empregador concede o ticket alimentação e assim o funcionário fará sua refeição na rua. Essa rotina de almoçar diariamente fora da empresa sujeita muitas vezes o trabalhador a uma alimentação não balanceada.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201707252597)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa Easy Investimentos S/A atua na corretagem de ações no mercado financeiro. Sabe-se que esse é um segmento profissional muito estressante e que as pessoas que trabalham nessa área estão sujeitas a grandes pressões e remuneração atrelada ao próprio desempenho. No entanto, fatores exógenos à empresa também ajudam a aumentar ainda mais a insegurança do colaborador, tendo em vista a impossibilidade de controlá-los. Nesse contexto, a empresa realiza alguns concursos culturais e premia seus colaboradores com viagens, ingressos para shows de música, teatro, cinema, dias de folga entre outros benefícios, na tentativa de reduzir a sensação de pressão, aumentar a auto-estima e a qualidade de vida do colaborador. De acordo com o caso apresentado avalie as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta:
 
I - esse tipo de benefício é classificado quanto ao seu objetivo como planos recreativos que visam proporcionar ao empregado condições de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer construtivo.
II - de forma nenhuma,esse tipo de benefício deve ser estendido à família dos empregados, pois não existe nenhuma relação entre a motivação do colaborador, o relacionamento familiar e o ambiente de trabalho.
III - Promover a prática de esportes e de atividades de lazer são atividades simples e que complementam os benefícios recreativos. Essas atividades podem ser sistematizadas através da oferta de grêmios ou clubes, para os colaboradores. Tudo isso tende a surtir efeitos positivos nas pessoas.
		
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	A afirmativa I está incorreta e II e III estão corretas
	
	Apenas II está correta
	
	Todas afirmativas estão incorretas
	 
	Apenas I e III estão corretas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201707252558)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Ricardo Luz (2011) embora seja bastante dispendioso, em função dos custos, algumas empresas concedem transporte coletivo próprio aos seus colaboradores pelo fato de ser importante em função do impacto nas contratações e na fixação dos seus funcionários. Assinale a alternativa que não representa uma vantagem desse benefício ao funcionário ou à empresa.
		
	
	A pontualidade é uma das grandes vantagens desse benefício, pois propiciam o maior controle no horário de entrada dos colaboradores.
	 
	As viagens até o trabalho em transporte coletivo fornecido pela empresa não proporcionam integração entre os passageiros (colaboradores)
	
	Com o transporte oferecido pelas empresas, muitos empregados só utilizam esse único meio de transporte, já que o trajeto desses veículos procuram atender bairros onde residem uma maior densidade de trabalhadores, além de só utilizarem ônibus.
	
	Esse tipo de transporte proporciona maior conforto tendo em vista que sempre é respeitado a lotação máxima de passageiros, propiciando que todos possam se sentar adequadamente.
	
	O transporte coletivo fornecido pela empresa representa maior segurança para os colaboradores quando comparado ao transporte público em relação a risco de assaltos, tão comum em grandes centros.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201707253542)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Oitenta por cento das empresas costumam oferecer o benefício de seguro de vida em grupo aos seus empregados. Sendo que, 12% delas cobrem até 12 salários; 52% cobrem entre 13 e 24 salários; 26% cobrem entre 25 e 36 salários e 10% cobrem acima de 36. Que percentual das empresas cobrem 40 salários?
		
	
	20%
	
	52%
	
	26%
	 
	10%
	
	12%

Outros materiais