Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS ETAPA DE ANÁLISE DE CARGOS.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST1660_EX_A4_201707162191_V1 
	15/04/2018 16:58:50 (Finalizada)
	Aluno(a): RAPHAEL DO QUINTO GAMA
	2018.1 EAD
	Disciplina: GST1660 - ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS 
	201707162191
	 
	Ref.: 201708265204
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Os fatores abaixo são considerados aspectos intrínsecos dos cargos, EXCETO:
		
	
	Título e conteúdo do cargo.
	
	Tarefas ou atribuições.
	 
	Instrução e esforço físico.
	
	Posição do cargo no organograma.
	
	Nível do cargo.
	
Explicação:
 
Lembrando que a Descrição de Cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo
 
	
	 
	Ref.: 201707835291
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A análise dos cargos visa ao conhecimento das características, habilidades e aptidões que precisam ter os seus ocupantes, para melhor administrá-los. Em função de seu objetivo, qual é a principal finalidade da análise ocupacional?
		
	
	Refere-se apenas ao estudo psicológico do cargo.
	 
	Visa racionalizar a execução da tarefa e instrumentar a realização do homem ao trabalho.
	
	Visa somente à análise de execução do cargo.
	
	Tem por finalidade adaptar o homem ao trabalho, eliminando os indivíduos bem dotados.
	
	Visa somente à descrição do cargo.
	
Explicação:
 
Através das principais atividades de um cargo as habilidades e o conhecimentos necessários pode-se obter contribuições fundamentais para adequação aos objetivos da empresa.
 
	
	 
	Ref.: 201707409620
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quais os critérios a serem utilizados na escolha das empresas que participarão de uma pesquisa salarial ?
		
	
	espaço físico construído, número de funcionários, vendas para o exterior
	
	vendas no mercado interno, mesma área geográfica, área de atuação diferente
	
	uso intenso da tecnologia, número de empregados, mesma área geográfica
	 
	mesma região geográfica, número de funcionários aproximado, mesmo ramo de atividade
	
	mesma política salarial, número de portadores de deficiências contratado, mesma atividade
	
	 
	Ref.: 201707441248
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A etapa de levantamento de funções é uma etapa que, normalmente, exige grande envolvimento dos empregados e gestores. Diversos são os métodos que podem ser utilizados, entre os quais o questionário. Entre as opções a seguir qual melhor auxilia na compreensão do referido método?
		
	
	Método utilizado e indicado para os grupos ocupacionais da área administrativa ou técnica. Geralmente são elaborados questionários iguais para todos os grupos ocupacionais, pois os fatores de avaliação são diferentes.
	
	Adotado para cargos de liderança, supervisão e gerenciamento de equipes no nível tático. Geralmente são elaborados questionários para cada nível hierárquico, pois os fatores de especificação são diferentes para cada posição na estrutura da empresa.
	
	Indicado especificamente para cargos operacionais, cujas atividades são manuais, simples e repetitiva. Geralmente são elaborados questionários únicos para toda a empresa, pois os fatores de especificação são iguais.
	 
	É um método utilizado e indicado para todos os grupos ocupacionais. Geralmente são elaborados questionários para cada grupo ocupacional, pois os fatores de especificação são diferentes.
	
	É um método indicado para todos os grupos operacionais e de atividade manual e repetitiva. Geralmente são elaborados questionários para cada cargo, pois os fatores de especificação são diferentes e devem ser individualizados.
	
Explicação:
Como vimos na aula 04 a coleta de informações através de questinário é um método muito utilizado e indicado para todos os grupos ocupacionais. Geralmente são elaborados questionários-padrão, um para cada grupo ocupacional, pois os fatores de especificação são diferentes. Os questionários são distribuídos para os colaboradores ou para os gerentes preencherem.
 
 
  
 
  
	
	 
	Ref.: 201708256414
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O desenho de um cargo especifica o conteúdo, os métodos de trabalho e as relações com os demais cargos da empresa, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais de seu ocupante. São condições fundamentais para realizar o desenho do cargo: I. Descrever o conteúdo do cargo. II. Estabelecer os métodos e procedimentos de trabalho. III. Definir as responsabilidades do cargo. IV. Definir a autoridade do cargo.
		
	
	I e III estão corretos
	
	II e III estão corretos
	 
	I, II, III e IV estão corretos
	
	III e IV estão corretos
	
	II e IV estão corretos
	
Explicação:
 
Vale ressaltar que na Descrição de Cargos deve relatar de forma objetiva o conjunto de atividades e tarefas que representam de forma conclusiva o cargo em questão, reunindo ainda o perfil que seria a formação escolar necessária para realizar as atividades e tarefas assim como os conhecimentos adicionais, idiomas, aplicativos de informática (word, excell, power point etc.) as habilidades e conhecimentos necessários.
 
	
	 
	Ref.: 201707994832
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção correta acerca de análise e descrição de cargos.
		
	
	Na análise de um cargo, são dados detalhes acerca das atividades realizadas pelo ocupante do cargo em seu dia a dia e da periodicidade de execução dessas atividades.
	 
	A descrição de cargo é um processo de enumeração de tarefas ou atribuições que compõem o cargo; assim, permite a diferenciação entre os cargos existentes na organização.
	
	Os requisitos mentais identificados na análise de cargo referem-se ao grau de instrução, à experiência anterior e às habilidades manuais e de concentração do ocupante do cargo em exame.
	
	Um formulário de descrição e análise de cargo deve conter, no mínimo, o título e o código do cargo em questão e o departamento em que esse cargo está alocado.
	
	A descrição tem como foco os aspectos extrínsecos do cargo, enquanto a análise está voltada para seus aspectos intrínsecos
	
Explicação:
 
Como observamos na aula 04, a descrição de cargos é uma das principais ferramentas do PCS, pois através dela reunimos as principais atividades de um cargo as habilidades e conhecimentos necessários para que possamos obter a contribuição do mesmo aos objetivos da empresa.
 
	
	 
	Ref.: 201708022667
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A elaboração de uma descrição de cargo normalmente é precedida de duas outras etapas. São elas:
		
	
	Análise de funções e levantamento de funções, respectivamente;
	
	Pesquisa salarial e avaliação dos cargos;
	
	Levantamento dos dados salariais e análise dos resultados da pesquisa;
	 
	Levantamento de funções e análise de funções, respectivamente;
	
	Administração salarial e especificação dos cargos;
	
Explicação: Muitas são as etapas possíveis em um plano de cargos e salários, embora exista um fluxo relativamente comum e básico. As etapas de levantamento de funções e de análise das funções normalmente antecedem uma descrição de cargo.
	
	 
	Ref.: 201707775096
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Descrições de cargo são essenciais no desenvolvimentoe implantação de planos de cargos e salários (PCS). A não adoção de descrições de cargo:
		
	
	Facilita o processo de gestão de RH, na medida em que fornece liberdade para alocação de empregados nos diversos cargos;
	
	Não permite que a empresa obtenha dados de mercado, nem mesmo através de pesquisas realizadas através de federações e confederações;
	 
	Impede que a organização tenha uma visão clara e documentada sobre funções características dos cargos, bem como de seus requisitos básicos;
	
	Estimula o desenvolvimento das carreiras funcionais, dando maior amplitude às funções dos diferentes cargos;
	
	Cria dificuldades para o estabelecimento de políticas salariais ou de remuneração, sejam elas moderada, agressiva ou passiva;
	
Explicação:
Uma descrição de cargos é o processo que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem o dia a dia de um cargo, sendo a formalização, em documento escrito, das atribuições, responsabilidades e especificações dos requisitos de um cargo na organização, pois através dela reunimos as principais atividades de um cargo, as habilidades e conhecimentos necessários necessários para que possamos obter a contribuição do mesmo aos objetivos da empresa.

Outros materiais