Buscar

Avaliando o Aprendizado Empresarial I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702249933)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Advogado OAB 2010 CESPE) Afrânio, empresário individual, foi submetido a exame por junta médica que atestou ser ele portador de grave esquizofrenia, qualificando-o como permanentemente incapaz de gerir os próprios negócios. Por essa razão, o pai do empresário ajuizou pedido de interdição, com o pleito de ser nomeado seu curador e gerir seus negócios da vida civil. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
		
	
	Eventuais clientes que tenham comprado de Afrânio produtos mediante pagamento à vista, mas que ainda não tenham recebido as mercadorias, na hipótese de continuidade da atividade empresária, estarão impedidos de reclamar o prejuízo em razão da patologia do empresário individual.
	
	A interdição de empresário individual determina necessariamente a extinção da empresa, sendo inviável a sua continuidade por qualquer meio, portanto o pai de Afrânio não poderá substituí-lo nos negócios.
	
	Caso o pai de Afrânio, já como seu curador, esteja impedido, por lei, de exercer atividade empresarial, também não poderá proceder com a indicação de gerentes ao juízo para o exercício desse mister, com o que extinguirá a empresa.
	 
	O pai de Afrânio, se curador nomeado judicialmente, poderá exercer atividade empresária em nome do filho interditado.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704024518)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - TCU - Procurador do Ministério Público - 2015) Acerca das sociedades empresárias, assinale a opção correta.
		
	 
	Profissionais liberais não são considerados empresários, salvo se a organização dos fatores de produção for mais importante que a atividade pessoal desenvolvida.
	
	Conforme o Código Civil, empresa é a pessoa jurídica que atua profissionalmente em atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
	
	De acordo com a teoria maior, é suficiente que haja prejuízo ao credor não negocial para que seja cabível a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade empresária.
	
	Quanto à sua composição, as sociedades empresárias classificam-se em contratuais, por exemplo, a sociedade limitada, ou institucionais, por exemplo, a sociedade anônima.
	
	Se uma cooperativa exercer atividade própria de empresário, essa cooperativa será considerada sociedade empresária e ficará sujeita a registro na junta comercial.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704039868)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o Código Civil, que trata do Direito de Empresa, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória.
	
	A pessoal legalmente impedida de exerecer atividade própria de empresário, se a exercer, não responderá pelas obrigações contraídas.
	
	O empresário casado, quando  desejar alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, independentemente do regime de casamento, necessita da outorga conjugal.
	
	Considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natrueza científica, literária ou artística, e que conte com empregados.
	
	O incapaz não poderá, mesmo que seja assistido ou representado, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704108986)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere um médico que atue em um consultório de dermatologia, com o auxílio de uma secretária contratada pelo regime da CLT. Tal profissional é procurado por ser amplamente conhecido na área de estética, especialmente na realização de cirurgias plásticas, por possuir diploma de mestrado e doutorado na área, e indicações de pessoas que obtiveram sucesso na cirurgia. Diante dessas características, é correto afirmar que:
		
	
	O médico pode ser considerado empresário, uma vez que estão presentes todos os atributos de empresa
	 
	O dermatologista não pode ser considerado empresário uma vez que, além de se tratar de profissional intelectual, desenvolve suas atividades de modo pessoal
	
	O médico não pode ser considerado empresário, uma vez que não tem carteira assinada pelo consultório e nem investiu capital no mesmo.
	
	O médico pode ser considerado empresário pois atividade intelectual é uma das atividades lucrativas que compõe os atributos de uma empresa
	
	O médico pode ser considerado empresário, uma vez que não há impedimento legal para este profissional desempenhar atividades empresariais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702249935)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Advogado OAB 2006 CESPE) Dispõe o art. 972 do Código Civil, que podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Assinale a opção correta, quanto à disciplina dos requisitos para o exercício da atividade empresarial.
		
	
	O menor, com dezesseis anos completos, somente poderá exercer atividade empresarial após a emancipação, sendo imprescindível a homologação desta por sentença.
	
	A atividade econômica de exploração de recursos minerais pode ser levada a efeito por empresas nacionais ou estrangeiras, desde que haja prévia autorização ou concessão da União.
	 
	Os atos praticados por empresário falido impedido de exercer atividade empresarial terão plena validade em relação a terceiros de boa-fé.
	
	Ao servidor público federal é vedada a condição de acionista ou cotista de sociedade empresária.
	
	NENHUMA DAS RESPOSTAS
	O Código Civil, ao tratar do Direito Societários, apresentas as modalides de sociedades. Após a leitura das afirmativas abaixo, assinale a CORRETA:
		
	
	As Sociedades em Comum e as Sociedades em Conta de Participação são consideradas personificadas.
	 
	A Sociedade Limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado. A administração atribuída no contrato a todos os sócios não se estende de pleno direito aos que psoteriormente adquiram essa qualidade.
	
	Na Sociedade em Comandita Simples tomam parte sócios de duas categorias: os comanditários, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os comanditados, pessoas físicas e jurídicas, obrigados somente pelo valor de sua quota.
	 
	Na Socieade Anônima, o capital social divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir, porém todos respondem solidariamente até a total integralização do capital social.
	
	Pessoas físicas e pessoas jurídicas podem tomar parte na Sociedade em None Coletivo, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704075058)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/TJ-DFT/2016) Assinale a opção correta acerca das sociedades personificadas, de acordo com o Código Civil.
		
	 
	a) Na sociedade em nome coletivo, o uso da firma é privativo, nos limites do contrato, dos que tenham os necessários poderes para usá-la; na sociedade em comandita simples, não pode o nome do sócio comanditário constar na firma social, sob pena de ficar sujeito às mesmas responsabilidades de sócio comanditado.
	
	e) É obrigatório constar a firma social nos contratos da sociedade simples.
	
	c) Na sociedade simples, não constitui causa de dissolução de pleno direito da sociedade a não reconstituição, no prazo de cento e oitenta dias, da pluralidade de sócios, ao contrário do que acontece no regime da sociedade limitada.
	
	b) Assim como o sócio comanditário na sociedade em comandita simples, o sócio pessoa física da sociedade em nome coletivo, como regra geral, responde solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais.
	
	d) A sociedade simples constitui-semediante contrato escrito, na forma pública ou particular. A sociedade limitada, porém, constitui-se apenas com observância de forma pública.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704024546)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VUNESP - TJMS - Juiz Substituto 2015) Assinale a alternativa correta acerca do estabelecimento, conforme disciplinado pelo Código Civil.
		
	
	No caso de arrendamento do estabelecimento, não havendo autorização expressa, o arrendante não poderá fazer concorrência ao arrendatário, nos cinco anos subsequentes ao arrendamento, independentemente do prazo do contrato.
	 
	A cessão dos créditos referentes ao estabelecimento transferido produzirá efeito em relação aos respectivos devedores desde o momento da publicação da transferência, mas o devedor ficará exonerado se de boa-fé pagar ao cedente.
	
	O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente responsável, quanto aos créditos vencidos, pelo prazo de dois anos a partir da publicação do trespasse.
	
	Não restando ao alienante bens suficientes para solver seu passivo, a eficácia da alienação do estabelecimento dependerá do pagamento de todos os credores, ou do consentimento expresso destes, no prazo de sessenta dias a partir da notificação.
	
	O contrato que tenha por objeto a alienação, usufruto ou arrendamento do estabelecimento, produzirá efeitos quanto a terceiros a partir da data em que se realize o trespasse.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704075036)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Prova Juiz Substituto TRT 2.ª Reg. - São Paulo - 2009) Analise as proposituras abaixo:
I. As cooperativas são sociedades de pessoas, pois a realização do objeto social depende dos atributos individuais dos sócios e não da contribuição material que investem.
II. Nas sociedades de pessoas a cessão da participação depende da anuência dos demais sócios.
III. A existência da sociedade de fato somente pode ser provada por terceiros para responsabilizar os sócios solidariamente.
IV. A natureza da sociedade importa diferenças no tocante à alienação da participação societária, à sua penhorabilidade por dívida particular do sócio e à questão da sucessão por morte.
Diante das assertivas supra, assinale:
		
	
	a) São verdadeiras apenas as assertivas II e IV.
	
	d) São verdadeiras apenas as proposituras I e III.
	
	c) Apenas a propositura IV é falsa.
	 
	e) São corretas todas as proposituras.
	
	b) Apenas a propositura III está correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704025072)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à sociedade limitada,
		
	
	c) é vedada a administração por meio de não sócios, dada sua natureza pessoal.
	
	d) o uso da firma ou denominação social é extensivo a todos os sócios que a integram.
 
	 
	a) a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
 
	
	e) semestralmente, procede-se à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico.
	
	b) sua administração se dá necessariamente pelo sócio com maior número de quotas sociais.

Outros materiais