Buscar

Web 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Web 06
A nação pode ser entendidacomo grupos constituídos por pessoas que compartilham dos mesmos valores axiológicos e são movidos pela vontade de comungar um mesmo sentido. Como dissemos, existem diversos elementos que são importantes para configurar uma nação (religião, língua, cultura etc), embora não seja necessário que aqueles que reivindicam ser participes de uma nação compartilhem de todos os elementos citados a fim de que se caracterize a existência de uma nação. Isto porque uma marca dos estados modernos é exatamente a pluralidade, sendo que na democracia deliberativas modernas é naturalque se de o enfraquecimento desses laços comuns. No caso em análise, embora catalães e bascos sejam reconhecidos como parte integrante do estado espanhol ,os mesmos reconhecem-se como integrantes, de nações diversas da espanhola ( no caso Catalunha e pais Basco).
O conceito de nação, diferentemente do conceito de Estado, não tem território um elemento essencial. Vários são os exemplos pelo mundo em que os povos que se reconhecem como parte de uma nação não possuem território próprio. Exemplos curdos, bascos, os caxemires entre outros. Ou seja elementos de uma mesma nação podem estar vivendo em estados diferentes. 
O conceito jurídico-politico de um povoesta relacionado com o vinculo de nacionalidade entre a pessoa e o estado e sua aceitação como elemento essencial para a constituição do estado e unânime . Portanto entende-se por povo o conjunto de indivíduos que em u dado momento se une para poder constituir o estado, estabelecendo assim, um vínculo jurídico de caráter permanente. É este vinculo que surge que denominamos nacionalidade, que e um atributo que capacita esses indivíduos a se tornarem cidadãos e, com este status, participarem da formação da vontade do estado e do exercício do poder soberano.Assim certamente neste momento da historia os catalães e os basco são parte integrante do povo espanhol, se tivermos como pressuposto povo em sua perspectiva juridica-politica.Afinal,ainda que catalães e bascos0020lutem pelo reconhecimento do estado da Catalunha e do pais basco, eles usufruem da cidadania espanhola e são reconhecidos como espanhóis pelo estado de espanhol.

Outros materiais