Buscar

Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável 
1.1- Desnaturalizar e contextualizar. Distanciar-se do que nos parece por demais natural e, em uma posição de “estranhamento” frente à realidade, vamos buscar contextualizar nosso estudo e nossa prática, aproximando-nos com um olhar reflexivo e crítico a fim de ampliar nossa visão de mundo e dos objetos com os quais vamos trabalhar”
R:Não há que se considerar as diferentes contextualizações históricas dos pensamentos sociais e correntes teóricas que estudamos, pois elas não diferem no tempo-espaço.
1.2- Ouvir dizer que um tal de IDH Brasil aumentou? Deve ser mais um imposto !
I. Para avaliarmos o desenvolvimento de um país devemos considerar somente a dimensão econômica.
II. As mudanças climáticas não influenciam o padrão de desenvolvimento de um país.
III. A sigla IDH significa Índice de Déficit Humano.
IV. A noção de crise deve sempre ser entendida como algo negativo.
R: (Todas as opções estão incorretas. 
2.1- Leia as afirmativas abaixo sobre a importância do desenvolvimento sustentável nos dias atuais:
I. Podemos afirmar que o modus vivendi de nossa sociedade chegou ao pleno, completo e irrestrito limite.
II. O conceito de sustentabilidade está relacionado exclusivamente ao meio ambiente, uma vez que vivemos uma crise sem precedentes.
III. A noção de desenvolvimento sustentável introduz uma dimensão ética e política, pois abrange a distribuição e acesso aos recursos naturais.
IV. Além de se colocar como um diferencial competitivo, a perspectiva da sustentabilidade tem se tornado um a condição para o estabelecimento, crescimento e perenidade de qualquer negócio.
R:As alternativas I, III e IV são verdadeiras. Correto
2.2- Leia as afirmativas abaixo sobre a noção de Desenvolvimento Sustentável:
I. O desenvolvimento sustentável representa uma alternativa e ao mesmo tempo um desafio ao estilo de desenvolvimento existente, claramente insustentável por décadas, quer pela desigualdade social e pobreza, quer pela degradação do meio ambiente.
II. A sustentabilidade é um conceito que contradiz a lógica do capitalismo, pois identifica no meio ambiente, valores em função dos interesses humanos ao declarar que se deve dar às gerações futuras a oportunidade de experimentar o mesmo nível de consumo do meio ambiente que a geração atual, impondo como consequência restrições às atividades econômicas.
III. A humanidade tem a capacidade de tornar o desenvolvimento sustentável possível, garantindo que ele atenda às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades.
IV. Como o avanço tecnológico, poderemos concretizar as propostas trazidas pela perspectiva do desenvolvimento sustentável, mantendo nossos atuais padrões de consumo e uso de recursos naturais.
R: Somente as opções I, III e IV estão corretas.
3.1- Investimento em responsabilidade social é uma das tendências para o mundo corporativo. Embora a economia brasileira tenha regredido, uma pesquisa mostra que a atenção que empresas dão ao assunto vem crescendo. É o que aponta a o relatório Benchmarking de Investimento Social Corporativo (BISC), divulgado em 2016.”
R: A noção de responsabilidade social equivale-se à caridade e ao assistencialismo, uma vez que inclui projetos e ações sociais voltados às populações menos favorecidas. Correto
3.2- A partir dos estudos em Responsabilidade Social realizados, assinale V (verdadeiro) ou F (falso)
( ) As noções de Investimento Social Privado e de Responsabilidade Social Empresarial possuem o mesmo significado.
( ) Não há consenso nas nomenclaturas e definições utilizadas em Responsabilidade Social pois se trata de um campo ainda em construção.
( ) A responsabilidade social abrange projetos e programas sociais, ações de mobilização e organização comunitária e também as diversas relações entre cidadãos e organizações, incluindo aí o tratamento que as empresas dedicam a seus funcionários, a forma como tratam seus clientes internos e externos, as condutas em relação ao seu entorno ou meio ambiente, os valores que pautam as ações.
( ) A gestão da Responsabilidade Social deverá envolver somente um dos stakeholders (ou partes interessadas): público interno, comunidade, acionistas, fornecedores, etc.
( ) A noção de gestão social envolve processos e ferramentas que incluem necessariamente o diálogo e a participação das partes interessadas.
R: F – V – V – F – V Correto
4.1- Como temos discutido, há muitas maneiras de implementar programas e projetos de Responsabilidade Social. De todo modo, as organizações precisam definir um foco e modos de atuação.
Leia os itens abaixo:
I. O Código de Ética da empresa;
II. A publicação do Balanço Social;
III. A implementação de um Programa de Voluntariado;
IV. A criação de Institutos e Fundações;
V. A certificação social.
R: Todas as opções são iniciativas de Responsabilidade Social
4.2- Há pouco mais de uma década, organizações da sociedade civil preocupadas com a qualidade de sua gestão podiam ser contadas nos dedos de uma mão. Tendo a atenção exclusivamente voltada para os serviços e o atendimento direto aos beneficiários, essas instituições e, por tabela, os seus colaboradores – quase sempre escassos e leigos em administração - não raro enxergavam com dificuldade o fato de que o sucesso da atividade-fim depende de como são desenvolvidas as atividades-meio”. (ABRINQ, 2002)
Assinale a alternativa incorreta sobre os processos de gestão da responsabilidade social:
R:Toda ação de responsabilidade social é válida desde que ajude as pessoas. Neste sentido, não é preciso gerir processos e projetos de responsabilidade social. Correto
5.1- Leia as afirmativas abaixo sobre Educação Ambiental:
I. A Educação Ambiental está sempre ligada intimamente ao processo social através do qual o homem adquire costumes, conhecimentos e valores vigentes em seu grupo e em sua época, aos quais ele pode simplesmente se adaptar ou intervir.
II. A Educação Ambiental procura dar conta de um amplo universo biossocial, integrando diferentes disciplinas e estratégias de trabalho na busca por uma aproximação mais equilibrada entre homem e meio ambiente.
III. A Educação Ambiental deve contribuir para um exercício mais consciente e efetivo da cidadania, possibilitando a quem participa utilizar os conteúdos aprendidos em seu cotidiano, visando melhorar sua qualidade de vida.
R:
5.2- Pensar o processo educativo apenas num âmbito pessoal e interpessoal corresponderia à suposição de que a Educação se processa numa ilha isolada, não recebendo impactos socioculturais e nem tendo qualquer contribuição para a formação de uma sociedade mais justa
R: 
6.1- No dia 05 de dezembro, comemora-se o dia internacional do voluntário. A partir dos conteúdos estudados, leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de responsabilidade social diferencia-se do paradigma assistencialista e requer gestão. A única exceção é para a inserção do voluntariado em projetos sociais.
II. O combate à desigualdade social deve ser uma responsabilidade exclusiva do poder público. Neste sentido, programas de voluntariado vêm sendo, progressivamente, substituídos por serviços e políticas públicas.
III. No Brasil, inexistem legislações que contribuam para gerir o trabalho voluntário. Assim, esta atuação deve ser negociada em cada instituição ou projeto social, de forma particular e específica.
IV. Após dois anos de continuidade, o serviço voluntário poderá gerar vínculo empregatício e, consequentemente, as obrigações trabalhistas e previdenciárias deverão ser integralmente cumpridas.
Escolha uma:
a. Somente as opções I e II estão corretas.
b. Somente as opções III e IV estão corretas.
c. Todas as opções estão incorretas.
d. Todas as opções estão corretas.
e. Somente as opções I, II e IV estão corretas.
R:
6.2- Na atualidade, o trabalho voluntário tem sido valorizado em várias instâncias.
Neste ínterim, a Organização das Nações Unidas (ONU) não declarou simplesmente o ano do voluntariado em 2001; atendeu a demandas sociais pela promoção da ação voluntária, que, no Brasil, se solidificam já há alguns anos em reportagens na mídia, em cursos de voluntariado, na promulgação da “Lei do voluntariado” (Lei Federal 9608/98) e em atividades associadas à responsabilidade social de empresas”.
Sobre a gestão de voluntariado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) No Brasil, considera-se serviço voluntário a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.
( ) O serviço voluntário pode gerar vínculo empregatício.
( ) O voluntário poderá receber ressarcimento de despesas oriundas dos serviços prestados quando autorizadas pela entidade.
( ) A ação voluntária ultrapassa a benemerência ou caridade, implicando na articulação entre competência técnica e compromisso ético e cidadão.
( ) Não há necessidade de formalização do serviço voluntário pois o mais importante é a boa vontade e disponibilidade dos voluntários.
R: V – F – F – V – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais