Buscar

Resumo Circulatório 2011 - Jaqueline

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo Circulatório – Vasos Sanguíneos e linfáticos – Jackeline
1ª Aula teórica 01/8/2011
 O sistema circulatório é um sistema fechado constituído por tubos, onde circulam o sangue e a linfa circulam através da pressão exercida pelo órgão central, uma bomba contrátil-propulsora. O sangue sob alta pressão, deixa o coração e é distribuído para o corpo por um sistema ramificados de artérias espessas, passando para vasos de distribuição final, as arteríolas, que levam o sangue arterial aos capilares. Os capilares formam um leito capilar, onde ocorre o sistema de troca metabólica com o líquido intersticial. O sangue do leito capilar entra em vênulas de paredes finas, que drenam para veias que vão abrindo-se e veias cada vez maiores até confluir nas veias cavas.
A maioria ds vasos possui esse esquema de organização:
Túnica íntima: revestimento interno formado por endotélio (epit. Simples pavimentoso) sustentado por uma fina camada de conjuntivo. Os capilares são formados apenas por esta túnica entre as suas células há aberturas, os poros, que permitem a troca.
Túnica média: camada intermediária que consiste em musculo liso. Nas artérias a quantidade de musculo é maior além de possuir grande quantidade de fibras elásticas, que permitem a pulsação. 
Túnica externa: camada de tec conjuntivo, com mais fibras colágenas (dão certo suporte.)
Artérias
Arterías elásticas (condução) – tentar entender: são as artérias mais calibrosas que recebem diretamente o sangue ejetado do cpração, conseguindo devido a uma maior rede elástica manter a pressão sanguínea do sistema arterial ao expandir-se quando o coração contrai e retornar ao nível normal entre as contrações.
Artérias musculares (distribuição) – a partir do médio calibre, essas artérias são responsáveis por distribuir o sangue aos mais distantes locais do corpo, para isso possuem uma camada muscular lisa mais espessa e dispostas circularmente de forma a regular o fluxo sanguíneo para as diversas partes, conforme a necessidade do corpo.
Arteríolas – têm lumens relativamente pequenos e paredes musculares espessas, em qu o grau de pressão artéria é regulado pelo tônus das fibras lisas,, quando o tônus está acima d normal ocorre hipertensão. 
Condução centrífuga: O sistema arterial inicia-se nos ventrículos D e E -> artérias de grande calibre (aorta e artéria pulmonar) -> médio -> pequeno -> arteríolas -> capilares arteriais. 
Os ramos arteriais podem ser colaterais ou terminais. Quando uma artéria dá ramos e deixa de existir estes são ramos terminais. Quando a artéria emite ramos e continua a existir, estes são ramos colaterais. Em caso de obstrução pode haver uma circulação colateral, de forma que seja determinada uma nova rota.
Uma lesão arterial gera grande extravasamento do sangue, de forma intermitente devido a pulsação.
A deficiência na túnica média, responsável pelas e pulsações pode causar aneurismas (dilatações), a túnica externa, entretanto, irá dar suporte com as fobras colágenas evitando que a artéria se rompa. 
A verificação do pulso se dá em artérias como: subclávia, axilar, braquial, radial e ulnar. 
A gasometria arterial é feita para verificar desordens pulmonares. 
A hipertensão arterial se dá pelo aumento do fluxo sanguíneo sobre as paredes da artéria.
Arteriosclerose: refere-se ao endurecimento das artérias provocado por diferentes causas. Uma das causas mais comuns é a aterosclerose gerada pelo depósito de gordura nas paredes arteriais, o que dimunui ou interrompe fluxo sanguíneo: 
Também pode aver grangrena (partes distais dos membros e o AVC pode ser isquêmico (com bloqueio de sangue para determinada região cerebral) ou AVC hemorrágico quando o deslocamento do êmbolo causa ruptura do vaso ou um trauma que também rompa o vaso.
Veias
A rede venosa se dá centripetamente dos capilares venosos -> vênulas -> pequenas veias -> veias médias -> veias grandes -> átrios. 
As pequenas veias tributárias unem-se para formar plexos venosos assim como o arco venoso dorsal do pé. As veias de tamanho médio nos membros e em outros locais onde o fluxo é contrário à gravidade têm válvulas laminares que permitem o fluxo apenas unidirecional ao coração. Veias grandes, como a cava superior possui amplos feixes de mm liso longitudinal e uma túnica adventícia bem desenvolvida. 
O espeço entre a válvula e a parede íntima onde se acumula o sangue é chamado de seio valvular, um grande acúmulo prejudica a parede e a válvula gerando as varizes. A parede de uma veia debilitada pode permitir a formação de trombo.
As veias do couro cabeludo não têm válvulas em acidentes sangra muito, recomenda-se não pinçar, mas suturar. 
A punção venosa é importante para administração de fluidos e medicamentos e ainda para a gasometria venosa (identifica desordens metabólicas). 
As veias tendem a ser duplas ou múltiplas. As que acompanham as artérias profundas são as veias acompanhantes. Como resultado, elas são esticadas e achatas à medida em que a artéria pulsa.
A expansão externa dos ventres dos músculos esqueléticos em contração comprime as veias, formando uma bomba musculovenosa que também direciona o fluxo de sangue. 
As veias são classificadas em superficiais e profundas. As profundas podem ser solitárias o (não acompanham artérias) ou satélites, normalmente em número de duas para cada artéria. 
As veias superficiais seguem trajeto independente e se comunicam com as profundas através de anastomoses.
Capilares
São tubos endoteliais simples que ligam o lado arterial e o venoso da circulação. A medida que a pressão hidrostática nas arteríolas força o sangue através do leito capilar, oxigênio, nutrientes são trocados com o interstício. Nos dedos, por exemplo, existem comunicações diretas entre as artérias e veias pequenas proximais, as anastomoses arteriovenulares que permitem que o sangue passe diretamente do lado arterial para o venoso sem passar pelos capilares. Na pele esse processo tem grande importância para conservação do calor corpóreo.

Outros materiais