Questões Projeto Político Pedagógico
5 pág.

Questões Projeto Político Pedagógico


DisciplinaProjeto Politico Pedagogico131 materiais1.355 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questões Projeto Político Pedagógico
É necessário que se afirme que o projeto político-pedagógico exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola.... A) Afirmativas I, II e III, apenas. 
A construção, a execução e a avaliação do projeto são práticas sociais coletivas, fruto da reflexão e da consistência de propósitos e intencionalidades... E) 2, 1, 2, 1 
A educação não se confunde com a escolarização, que consiste em uma das modalidades da ação educativa, mas tem na escola o seu lugar privilegiado-espaço de institucionalização processual do pensar e do fazer... E) 1, 2, 1, 2 
Participar efetivamente da gestão democrática da escola significa que todos são partícipes do sucesso ou do fracasso escolar em todos os seus aspectos: físico, educativo, cultural e político... A) Afirmativas I, II e III, apenas.
O conselho escolar não tem finalidade e/ou vínculo político-partidário, racial, étnico ou de qualquer outra natureza, e sim a responsabilidade de ajudar na organização das atividades desenvolvidas na escola, previstas ou ainda não no seu PPP... A) Afirmativas I, II e III, apenas.
[. .] tudo que ocorre no espaço educativo é resultado dessas concepções, visões de mundo. Compreender essas práticas e identificar as concepções de gestão e organização que as norteiam é fundamental.... A) Afirmativas I, II e III, apenas.
I. O projeto político pedagógico define rumos e prioridades da escola, numa perspectiva emancipadora, que considera os interesses e necessidades sociais....C) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira.
[...] devemos lembrar que um projeto é uma proposta não fechada. Sempre é possível voltar a ele e melhorá-lo. Independentemente do tamanho, toda escola está inserida em uma realidade complexa , dinâmica... C) Afirmativas I, II e IV, apenas.
I. O papel do pedagogo na realização do PPP é o de coordenar, elaborar e acompanhar sua efetivação, não como mentor, mas como responsável pela sua promoção...B) A assertiva I é uma proposição falsa e a II é a verdadeira.
I. O currículo refere-se a toda forma de reflexão e ação, orientando a prática da escola, com vistas à formação do sujeito crítico e consciente de seu papel como agente transformador da realidade social... C) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira. 
Por outro lado, [o PPP] propicia a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania. Pode parecer complicado.... C) Afirmativas II, III e IV apenas.
A organização do tempo do conhecimento escolar é marcada pela segmentação do dia letivo, e o currículo é, consequente mente, organizado em períodos fixos de tempo para disciplinas supostamente separadas.... A) Afirmativas II, III e IV apenas. Pag. 35
A escola, de fato, institui a cidadania. É ela o lugar onde as crianças deixam de pertencer exclusiva mente à família para integrarem-se numa comunidade mais ampla...B) Afirmativas I, III e IV, apenas. Pag. 56
A busca pela melhoria da qualidade de ensino está diretamente relacionada com a ideia da construção de um projeto pedagógico [...]....C) I, II e III, (V,V,V,F) Pag.17
A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo.... A) Afirmativas II, III e IV apenas Pag. 55 ou C) V, V ,V ,F pag. 23 e 139.
Para nortear a organização do trabalho da escola, a primeira ação fundamental é a construção do projeto político\u2013pedagógico.... C) Afirmativas I, II e IV, apenas Pag. 19
A dimensão pedagógica, presente no próprio \u201csaber fazer\u201d do processo ensino-aprendizagem, é imprescindível.... A) A reflexão e a sistematização do processo educativo, o qual abarca a escolarização em todos os seus aspectos. Pag . 27 
Um projeto político-pedagógico corretamente construído não garante à escola que a mesma se transforme magica mente em uma instituição de melhor qualidade.....C) F ,V ,V ,F (II e III) pag.18 
 Interação existente entre duas ou mais disciplinas. [...] Um grupo interdisciplinar compõe-se de pessoas que receberam sua formação.... B) Afirmativas I, III e IV, apenas. Pag. 37
O trabalho do educador docente é solitário, pois, a maior parte do tempo, ele está em sala com seus alunos.... B) É a busca por princípios que possibilitem a construção de um ambiente propício para a transformação social, efetivando o trabalho coletivo o qual está proposto na lei.
Pensar o PPP de uma escola é pensar a escola no conjunto e a sua função social.... A) Os princípios da coletividade, tendo em vista a necessidade dos educadores e profissionais da escola de conhecer o contexto em que a escola está inserida e ter clareza da concepção que embasa os fazeres pedagógicos na escola. Pag. 35
O estudo da prática administrativa do diretor escolar justifica-se, num primeiro momento.... B) Afirmativas I, III e IV, apenas.
O Projeto Político Pedagógico é um documento produzido como resultado do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar.... A) Afirmativas II, III e IV apenas.
[...] repensar as práticas com a intenção de fazer avançar em direção a um projeto educativo produzido de forma coletiva... A) Afirmativas I, II e III, apenas.
O projeto político pedagógico, a nosso ver, passa a ser o único instrumento democrático.... A) Afirmativas I, II e III, apenas.
A diversidade cultural, patrimônio comum da humanidade adquire formas diversas através do tempo e do espaço.... A) Afirmativas I, II e III, apenas.
A Constituição Federal de 1988 trouxe mudanças significativas no que se refere à democratização.... A) Afirmativas I, II e III, apenas.
Em outras palavras: se a administração [...] é a mediação para a realização de fins.... E) 1, 2, 1, 2 
Esse envolvimento com a comunidade é importante, pois a escola se abrindo para a participação dos sujeitos da comunidade.... C) assumir os posicionamentos pedagógicos e administrativos, especialmente do processo de ensino-aprendizagem.
Não existe uma receita pronta de como construir um projeto político pedagógico que de fato... A) I, II e III Pag. 40/41
Um conceito fundamental para pensar em educação é o de Projeto Político Pedagógico.... E) 1, 3, 2 
[...] ao final da década de 1970, a organização da classe trabalhadora, a através dos sindicatos e associações... A) Afirmativas I, II e III , apenas.
A construção do projeto político-pedagógico da escola exige a definição de princípios, objetivos, estratégias...D) I, II
A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola....E) privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola....C) definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola.... C) I e II, apenas.
O projeto político-pedagógico de uma escola não é uma formalidade.... B) Desenvolver processos de acompanhamento e avaliação através de análise de informações relativas às ações previstas.
O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que representa o ideário de uma instituição de ensino... C) incluir a participação de todos os sujeitos da escola nas etapas de elaboração, execução e avaliação.
A Unidade Escolar, como promotora da aprendizagem de conhecimentos significativos... C) multidimensional.
\u201cAs inovações (pedagógicas) não têm hipóteses de sucesso se os atores não são chamados a aceitar essas inovações.... D) planejamento participativo.
Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade de ensino.... D) exige em sua construção a participação de todos os agentes do processo educativo: professores, funcionários, pais e alunos.
Acompanhando