Buscar

ATPS Ed Corporativa Oficial

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Atividades Práticas Supervisionadas
Educação Corporativa
Professora Msc. Fabiana Biazetto
 Arlene Santos Lima RA 6394210055
Cristiane Amaral Cruz RA 6751357951
Letícia Lima dos S. Motta RA 6665372079
Maria Gabriela R. M. Santos RA 6799436377
Jacareí
2014 
Apresentação da Empresa
Empresa: Mollo Corretora de Seguros.
Endereço: Rua Irmãos Cachuté, nº 73 – Centro – Jacareí/SP.
Seguimento em que atua: Ramo de venda de apólices de seguros.
Porte: Médio.
Funcionários: 40
Segmento: Prestação de serviços.
São mais de 40 anos de mercado, priorizando e aperfeiçoando o atendimento ao cliente, desde suas mais simples necessidades até seu momento mais critico, o sinistro. Tratamos nossos clientes com respeito e singularidade, norteando suas escolhas desde a contratação da apólice até o momento da utilização de suas garantias.
Missão: 
Reconhecer que a satisfação dos clientes é a existência e continuidade do negócio;
Atender de forma rápida às necessidades de nossos clientes, porém com muita atenção a partir de critérios operacionais estabelecidos, a fim de transformar sua necessidade em um benefício real, com o objetivo de agregar valor aos produtos das seguradoras para se diferenciar dos concorrentes; 
Capacitar e motivar os colaboradores para que compreendam a importância das suas contribuições;
Estar sempre em conformidade com as normas regulamentadoras;
Manter um sistema de gestão de garantia de qualidade eficaz, num ambiente de melhoria contínua, através do comprometimento dos colaboradores;
Visão e Valores:
-Qualidade e Respeito; 
-A segurança aos clientes e colaboradores;
-Apoio nas rotinas dos funcionários;
Público-Alvo:
É todo indivíduo que necessita de cobertura de determinada apólice, sendo ela seguro de vida/previdência, automóvel, residencial, equipamentos e outros.
A empresa Mollo tem 40 funcionários registrados.
A Mollo Corretora de Seguros é composta pelos seguintes cargos:
Corretores
Analista de Sinistro
Auxiliar Administrativo
Orçamentista
Agente de Contratos
Motoboy
Gerente
 O trabalho de Recursos Humanos da Mollo Corretora de Seguros Ltda. é realizado por um escritório de contabilidade, a Modelo Assessoria. Uma instituição paralela que exerce a função de administrar os Recursos Humanos da empresa.
Entrevista com o Gestor: Reinaldo da Silva
Que novos conhecimentos poderiam ser oferecidos para sua equipe?
No mundo corporativo atual, o básico foi deixado de lado, o mínimo de cortesia com os clientes, foi esquecido. Acredito que cursos direcionados para gerenciamento de crise, e atendimento a clientes “difíceis”, seriam temas de muito valor agregado.
Qual a maior dificuldade no dia a dia de seus colaboradores?
De modo geral, quando se trabalha com aquilo em que se possui conhecimento, tudo fica mais fácil e do contrario, até as simples tarefas, podem parecer insolúveis. Conhecer o que se produz e saber como se produzir /vender, é essencial para que as dificuldades se minimizem, colaborando até de certa forma, psicologicamente com os colaboradores.
Que tipo de capacitação técnica poderia ser oferecido a eles?
Cursos principalmente na área de atendimento aos clientes, com atenção especial aos processos, privando sempre pela máxima eficácia na realização das tarefas.
Como é a relação interpessoal de sua equipe?
Na verdade, quando falamos de relação, e de modo particular, sobre as relações corporativas com mais de duas pessoas, é claro que sempre haverá divergências, afinal são pessoas diferentes com costumes e bagagens diferentes, o que certamente nos obriga a ter cuidados nas palavras e no trato entre as pessoas no mesmo ambiente. Porém, em comparação com outras empresas que tenho conhecimento, acredito que nossa equipe se comporta bem nesse quesito.
Entrevista com a funcionária Alessandra Gonçalves
Você se sente completamente capacitado para realizar as tarefas que lhe são delegadas?
Acredito que ainda me falta conhecimento, sobre as regras de aceitação de cada produto e também de cada Seguradora. Porém acredito que conforme eu for desenvolvendo a minha função essas dúvidas se tornarão mais raras, pois a rotina a meu ver me fará assimilar melhor cada regra a seu respectivo produto.
Que tipo de cursos ou treinamentos você gostaria que lhe fossem oferecidos?
Gostaria que me fossem oferecidos mais cursos voltados para os benefícios de todas as Companhias de Seguro, pois se trata de diversas CIAS, onde cada uma delas possui uma regra diferente e com esta “dificuldade” de assimilar as regras de cada uma, acabo não cumprindo meu trabalho com tanta agilidade.
Você tem demanda de algum tipo de capacitação, como softwares ou operação de máquinas?
Não, os trabalhos são feitos por profissionais capacitados para melhor desenvolver esta função.
Entrevista com a funcionária Luci Peres
Você se sente completamente capacitado para realizar as tarefas que lhe são delegadas?
Sim, pois fui preparada para o devido cargo e tenho longo tempo de experiência do mesmo.
Que tipo de cursos ou treinamentos você gostaria que lhe fossem oferecidos?
Abordagem de vendas e relações humanas.
Você tem demanda de algum tipo de capacitação, como softwares ou operação de máquinas?
Não, pois temos pessoas qualificadas para fazer o serviço do tipo.
Entrevista com a funcionária Jéssica Dias
Você se sente completamente capacitado para realizar as tarefas que lhe são delegadas?
Sim, mas acho que poderia ser melhor, se tivesse treinamentos isso ajudaria na busca de mais conhecimento.
Que tipo de cursos ou treinamentos você gostaria que lhe fossem oferecidos?
Gostaria que tivesse treinamento para nos aprofundarmos mais no conhecimento do seguro, para assim atendermos os clientes com mais convicção. Curso de computação também seria interessante para aprimorarmos mais nossos conhecimentos.
Você tem demanda de algum tipo de capacitação, como softwares ou operação de máquinas?
Não. Temos uma empresa que presta serviços na empresa.
Diagnóstico
Notamos que o inter- relacionamento existe dentro da empresa com um grau de liderança boa, sendo assim os colaboradores não tem problemas de relação. 
A dificuldade detectada foi à rotatividade de vendedores por não obter êxito nas metas exigidas pela empresa. Por trabalharem com colaboradores muito jovens, as regras tem que ser lembradas constantemente, trazendo assim certo desgaste. 
Projeto
O objetivo da Educação Corporativa tende a oferecer capacitação, aperfeiçoar e desenvolver profissionais, a fim de capacitá-los e prepará-los para enfrentar mudanças que deparamos ao longo de nossa jornada na organização. Para garantir que o resultado desejado seja alcançado, o processo será através da realização de uns programas de treinamento realizados adequadamente para acatar às reais necessidades estratégicas das organizações.
Com o diagnostico obtido referente à entrevista na empresa Mollo Corretora de Seguros verificamos que a mesma necessita de tais projetos como: Workshop voltado para aos funcionários com objetivos de agregar experiências e para os gerentes, com intuito de formar lideres eficazes. Ao final do Workshop, é esperada uma maior conscientização de seu papel na sociedade e nas relações pessoais. Visando o sucesso na sua função, os vendedores da Mollo Corretora de Seguros devem ter domínio sobre o produto que estão vendendo. O começo para esses profissionais pode ser o treinamento de vendas, que deve enfocar: conhecimento e domínio do produto.
Cursos que indicamos os funcionários da Empresa Mollo Corretora de Seguros são:
- Atendimento ao cliente
- Relacionamento pessoal
- Marketing e vendas
- Técnicas de venda
- Cursos voltados à gerência
- Condução de reuniões
- Técnicasde apresentação
- Ética no ambiente de negócios
-Gestão de pessoas
-Formadores de lideres
-Gestão de custos
-Atendimento de excelência aos clientes
Os treinamentos de projetos de Educação Corporativa são os mais adequados que indicamos para a empresa Mollo Corretora de Seguros são: Exercícios, dinâmicas e grupo, vídeos motivacionais, discussões em grupo, palestras, a fim de desenvolver suas habilidades. 
Objetivos do Projeto
Os objetivos do projeto proposto são de incentivar e estimular os funcionários da empresa Mollo Corretora de Seguros a trabalharem mais motivados, com mais técnicas e conhecimentos atendendo assim melhor seus clientes e os gestores poderão ter mais métodos e experiências para repassar a seus funcionários. Conforme os seus funcionários estão empenhados em trabalhar focados na política do bom atendimento, ofertando produtos de excelente qualidade com preços melhores, a empresa só terá lucro, pois será um investimento que trará muita prosperidade e consequentemente com isso o sucesso da empresa Mollo Corretora de Seguros.
Justificativa do Projeto
Este projeto de implantação da educação corporativa elaborado pela equipe vem de encontro às necessidades da empresa Mollo Corretora de Seguros que visa o crescimento e a expansão de seus negócios junto com um quadro de profissionais qualificados. 
Visamos através deste, a implantação da educação corporativa dentro da empresa buscando o principal foco: 
O aperfeiçoamento do trabalho de seus colaboradores, trazendo assim um aumento nos lucros e reconhecimento por oferecer produtos de excelente qualidade e preços atraentes em sua região de atuação.
Focamos também na busca por uma aptidão para lidar com os clientes, pois estes estão cada vez mais exigentes, capacitando os profissionais a utilizarem seus potenciais para cativar seus clientes trazendo assim um sucesso por seu ótimo atendimento. 
Descrição das Soluções de Educação Corporativa
A descrição das soluções de Educação Corporativa Proposta, é de tornar o escritório muito mais atrativo e ainda mais popular em sua região e aumentar a cota de vendas dos seus produtos. Notificar os problemas que possa a vir surgir e assim crescer em vendas e em credibilidade no mercado. Estas soluções que encontramos de motivação, faz com que eles se sintam mais valorizados, pois funcionário motivado, produtivo e comprometido é um bem precioso para qualquer empresa na atualidade.
Avaliação dos Resultados
Podemos alegar que foi um sucesso para a empresa. Despertamos nos gestores e gerentes da em empresa a real importância da valorização e da capacitação de seu quadro de funcionários. Conseguimos demostrar aos mesmos que qualquer empresa que não consegue ter um bom desenvolvimento de seus colaboradores só sairá perdendo nos dias atuais, pois a demissão e nova contratação de um colaborador geram gastos a empresa. 
Sabemos que cada empresa tem o seu método no processo de atendimento ao cliente, principalmente quando o assunto é vendas, quando há um ótimo atendimento e tratamento do cliente, com certeza há grandes chances de ele voltar e fechar o negócio, e também ocorrerá a indicação de outras pessoas.
E neste caso a melhor opção foi investir capital no aprendizado dos colaboradores, fazendo com que através do conhecimento obtido venha gerar segurança e motivação ao quadro de funcionários, gerando assim o alcance de metas e a satisfação nos lucros obtidos tanto para a organização como para o colaborador.
Conclusão
Podemos concluir através deste projeto que a educação corporativa está relacionada ao desenvolvimento das pessoas e das metas das organizações, o que implica, de um lado, reconhecimento do valor estratégico das pessoas e, de outro lado, as organizações buscando patamares todos os mais significativos.
Apresentamos á Mollo Corretora de Seguros que com as mudanças ocorridas no mundo nos últimos anos faz com que haja uma necessidade de estar sempre atualizada e procurando sempre o melhor desenvolvimento do capital humano dentro de sua empresa.
Sendo assim, a empresa vai se desenvolver com excelência, visto que seus processos estão nos conformes e seus colaboradores estão bem capacitados e treinados de acordo com o que se exige no mercado atual.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
AMORIM, Wilson A. C. de et al. Educação Corporativa: Fundamentos, Evolução e Implantação de Projetos. São Paulo: Atlas, 2010. PLT 374.
BOBEDA, Alexandre. O e-learming e o desafio da educação corporativa.
KIRPATRICK, Donald. Evaluating Training Programs: The Four Levels. San Francisco: Berrett-Koehler, 19994.
http://www.eletrobras.com/ELB/main.asp?Team={B8D58495-DF68-46B7-884AF3F1E63E247D}>. Acesso em: 03 de outubro 2014.
http://www.idis.org.br/biblioteca/pesquisas/pesquisa_educacao_corporativa_pr
eliminar.pdf/view>. Acesso em: 03 de outubro 2014.
http://webinsider.uol.com.br/2004/06/15/o-e-learning-e-o-desafio-da-educacaocorporativa/>. Acesso em: 03 de outubro 2014.

Outros materiais