apol geografia
1 pág.

apol geografia


DisciplinaApol342 materiais1.504 seguidores
Pré-visualização1 página
DAIANA DA SILVEIRA - RU: 1199430
PROTOCOLO: 20170905119943014F8344
Disciplina(s):
Metodologia do Ensino de Geografia
	
	

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta\u201d.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.
II. ( ) É a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural.
III. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, tornam-se contribuintes na prática do professor, pois auxiliam na contextualização do meio.
IV. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, fazem com que qualquer iniciativa torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor.
	
	A
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F

	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V

	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V

	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V

	
	E
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V

Agora, marque a sequência correta:
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir:

\u201cAs transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incampacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço\u201d.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de \u201cEstados Supranacionais\u201d foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.
II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.
III. ( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.
IV. ( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.

Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V

	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F

	
	C
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V

	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V

	
	E
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V

Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir:

\u201cA aula de geografia ou de história [...] deve percorrer diferentes temas, encadeando-os sempre, contextualizando-os com o \u2018aqui\u2019 e o \u2018agora\u2019 do corpo e do entorno do aluno, com a relações socioculturais do espaço neste e em outros tempos\u201d
A partir da década de 1960, o contexto histórico mundial chamou as ciências humanas para novas reflexões. Alguns fatores desencadearam uma visão do marxismo e novas críticas ao capitalismo foram elaboradas. Quais foram? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre os fatores:
I. O fenômeno do subdesenvolvimento.
II. A dependência econômica e tecnológica.
III. O capitalismo da Europa.
IV. A Guerra Fria.

São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.

	
	B
	I, II e III apenas.

	
	C
	I e II apenas.

	
	D
	II, III e IV apenas.

	
	E
	I, II e IV apenas.

Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cMesmo no período atual da ciência geográfica, a região continua uma das pautas mais importantes nas discussões geográficas\u201d. 
Nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada. Analise as alternativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: como era entendida essa região?
	
	A
	Organismo secundário.

	
	B
	Organismo superado.

	
	C
	Organismo submetido.

	
	D
	Organismo autônomo.

	
	E
	Organismo primário.

 
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:

\u201cA ocupação do território é vista como algo gerador de raízes e identidade: um grupo não pode ser mais compreendido sem o seu território\u201d.
Depois da Segunda Guerra, a internacionalização da economia tornou-se evidente. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, a partir desse momento, começou a primeira crise da geografia, que até então era uma ciência descritiva e compartimentada. Com as mudanças do novo período histórico, como tornou-se o território?
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir:
I. Definitivamente uma mercadoria.
II. Desnecessário para o movimento do capital.
III. Constantemente reconstruído.
IV. Necessário para o movimento do capital.

São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.

	
	B
	I, III e IV apenas.

	
	C
	I e III apenas.

	
	D
	II e IV apenas.

	
	E
	I, II, IV apenas.