Buscar

Gabarito Simulado Análise de Cenários Econômicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Na elaboração de cenários econômicos busca-se a antecipação do ambiente de negócios, objetivando melhorar a reação dos tomadores de decisão diante de novas situação e mensurar o impacto mais provável no ambiente de negócios. As estimativas de cenários compõem-se de um conjunto de variáveis que apresentam riscos e incertezas. Explique a diferença entre risco e incerteza: 
Resposta esperada 
Risco - é quando temos as variáveis conhecidas, passíveis de serem mensuradas e de calcular as probabilidades de ocorrência. 
Incerteza – quando existem variáveis desconhecidas e não se conhece a probabilidade de ocorrência das mesmas. 
Aula 1, Tema 05. 
 
2) O balanço de pagamentos é o registro estatístico de todas as transações, fluxo de bens e valores, entre os residentes de uma economia e o restante do mundo. A estrutura do Balanço de Pagamentos é elaborado e divulgado pelo Banco Central do Brasil (BACEN). O Balanço de Pagamentos é dividido em Balança Comercial, Balança de Serviços, Balança de Rendas e Transferências Unilateriais, que somados representam o Saldo de Transações Correntes. Cite 05 transações que são demonstradas no Balanço de Pagamentos. 
Resposta esperada 
Balança Comercial – são contabilizados os valores de exportações e importações de bens. 
Balança de Serviços – são contabilizadas as transações com serviços, como transportes, viagens internacionais, seguros, royalties e licenças. 
Balança de Rendas – são contabilizadas nesse item o lucro, juros, salários, dividendos. 
Transferências Unilaterais – são registradas as transações internacionais que não envolvem nenhum tipo de contrapartida, como doações para países em guerra, transferências de heranças, pagamentos de pensões a nacionais residindo no exterior. 
Aula 2, tema 05. 
 
3) O modelo de oferta e demanda agregada é uma das análises essenciais em macroeconomia para entender as flutuações do produto, a determinação do nível geral de preço e da taxa de inflação. 
A curva de demanda agregada indica a quantidade de bens e serviços demandados a um nível de preço dado. O autor Mankiw (2005) cita 03 maneiras pelo qual os preços afetam a demanda, que são o Efeito Riqueza, Efeito Taxa de Juros e Efeito Taxa de Câmbio. 
Explique as 03 maneiras descritas pelo autor Mankiw. 
 
Resposta Esperada 
Efeito Riqueza – quando os preços dos produtos diminuem, as pessoas são capazes de adquirir mais bens com o mesmo montante de dinheiro que tinham anteriormente. Com mais aquisições sendo realizadas, o produto da economia aumenta. 
Efeito Taxa de Juros – quando os preços dos produtos diminuem, as pessoas podem adquirir mais produtos ou manter a mesma cesta de consumo, direcionando o restante para a poupança. O aumento na poupança permite que os bancos façam empréstimos com menores taxas de juros, elevando os investimentos. 
Efeito Taxa de Câmbio – a diminuição no nível geral dos preços permite que o governo diminua a taxa Selic. A diminuição na taxa Selic provoca redução nas taxas de juros dos títulos público e atrai menos investidores externos, diminuindo a entrada de moeda estrangeira. 
Aula 3, Tema 1. 
 
4) “O dólar passa de R$ 4 e bate recordes de alta. Muitas pessoas acham que isso não as afeta, pois não ganham em dólar nem pretendem viajar para o exterior em breve. A verdade, porém, é que o dólar mais alto deixou o brasileiro mais pobre. 
"O impacto da alta do dólar na vida das pessoas vai chegar a todos, inclusive à dona de casa", diz Edgar de Sá, economista-chefe da FN Capital. 
Um dólar tão valorizado retrata uma economia que está em desequilíbrio, segundo o professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV Clemens Nunes.” Disponível em < http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/09/23/dolar-mais-alto-deixa-o-brasileiro-mais-pobre-veja-quem-ganha-e-quem-perde.htm > 
Uma alta do dólar ante o real provoca alterações nas previsões para crescimento econômico, taxa de juros e inflação. Caso a moeda brasileira se desvalorize em relação a moeda americana, explique como a taxa de câmbio impacta nas exportações e importações. 
Resposta esperada 
Os produtos brasileiros tornam-se mais baratos para os compradores estrangeiros, valorizando e aumentando as exportações de produtos brasileiros. As importações tornam-se mais caras, pois o comprador brasileiro precisará de mais reais para adquirir os produtos em dólar, diminuindo as importações de bens estrangeiros. 
Aula 4, Tema 1 
 
5) O planejamento de cenários consiste na identificação de tendências e a busca de uma visão de futuro por parte de pessoas e empresas, auxiliando-as na tomada de decisão diante de novas situações. 
É uma antecipação do ambiente de negócios e, de acordo com as recomendações do autor Damodaran (2009), a montagem e análise de cenários 
envolve 05 passos que são: a) identificação do objetivo; b) identificação dos fatores chaves; c) análise dos fatores; d) geração dos cenários; e) levantamento das consequências. 
Explique 03 dos passos relacionados pelo autor. 
Resposta esperada 
1. Identificação do objetivo = é a definição do propósito para qual os cenários são desenvolvidos. Define-se os limites da análise a partir do objeto de estudo. 2. Identificação dos fatores chaves = são os fatores mais importantes capazes de influenciar os resultados de uma empresa. Como exemplo temos a taxa Selic, inflação, desemprego, oferta agregada, demanda agregada, câmbio, etc. 3. Análise dos Fatores = são traçadas hipóteses fundamentadas nos riscos e incertezas sobre as variáveis selecionadas. São utilizadas fontes estatísticas e dados. 4. Geração dos cenários = são gerados cenários com base no objetivo e nos fatores chave selecionados, indicando cenários mais prováveis e menos prováveis, hipóteses positivas e hipóteses negativas na economia. 5. Levantamento das consequências = é a análise e apresentação das consequências dos cenários traçados para a empresa. Qual o impacto dos cenários e do ambiente macroeconômicos para as atividades da empresa. 
Aula 6, Tema 1.

Outros materiais