PCC DIDÁTICA
7 pág.

PCC DIDÁTICA


DisciplinaDidática27.084 materiais539.865 seguidores
Pré-visualização2 páginas
DIDÁTICA
Pratica como Componente Curricular (PCC)
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Tutor/ Professor: Professor Sérgio Carvalho de Assunção 
Discente: Nadja Duarte Cabral
Curso: Pedagogia
Rio de Janeiro \u2013 RJ
2018
APRESENTAÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA
Esta entrevista foi realizada com as professoras Adriana Pegado (Coordenadora Pedagógica) e Márcia dos Santos (Diretora e professora da Faculdades São José); na Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, situada na Rua Albano, 50 \u2013 Praça Seca- RJ. Atende da Educação Infantil ao 3º Ano do Ensino Fundamental. A entrevista apresentou o seguinte desenvolvimento:
Qual a importância do planejamento educacional para sua prática pedagógica?
Professora Márcia: Estabelecer os objetivos a serem atingidos. Identificar os recursos a serem utilizados e direcionar a prática pedagógica.
 
Professora Adriana: O planejamento nos dá a diretriz dos processos de ensino-aprendizagem, bem como nos ajuda a perceber os pontos nos quais precisamos dar novos direcionamentos e traçar estratégias permeadas pela avaliação formativa, com o fim de alcançar os objetivos propostos para aprendizagens significativas.
Quais aspectos você considera fundamentais na elaboração do seu plano de aula?
Professora Márcia: Características da turma, Projeto Político Pedagógico da escola e filosofia/ fundamentação teórica da escola.
Professora Adriana: Por meio de avaliação contínua, verificar os níveis de aprendizagens do grupo atendido. Verificar a necessidade e especificidades do grupo. Delinear estratégias que promovam a otimização dos processos de ensino e aprendizagem.
 
Ao planejar suas aulas como você aborda os temas transversais propostos pelo BNCC?
Professora Márcia: Através da contextualização dos temas, abordando-os interdisciplinarmente.
Professora Adriana: Por meio dos trabalhos com projetos educacionais pode-se trabalhar conteúdos diversos, permeados pelos temas transversais como natureza e sociedade (meio ambiente e sustentabilidade), por exemplo.
DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DA ENTREVISTA
	No processo ensino-aprendizagem a motivação é um elemento fundamental para que os alunos aprendam e obtenham resultados satisfatórios. Logo, o planejamento do professor é um fator imprescindível, pois a forma como ele planeja e conduz sua aula, desperta nos alunos interesse em aprender a temática desenvolvida. É necessário que o professor sempre repense suas atitudes, decisões e ações em sala de aula, pois estas são essenciais para criar um ambiente motivador que propicie oportunidades de aprendizado.
 Os professores devem ter seu plano de aula pronto e disponível para consulta. Planejar suas atividades com base nas metas traçadas para o Projeto Político Pedagógico e nas Orientações Curriculares, além dos Descritores para o bimestre estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação. Os objetivos no plano de aula consistem no desenvolvimento da escrita, na leitura e etc. Podemos perceber que a elaboração de um plano de aula não é simplesmente decidir um conteúdo a ser passado para os alunos em um determinado dia.
	Com a nova Base Nacional Comum Curricular, teremos novas questões a serem discutidas, como a interdisciplinaridade e a contextualização dos temas.
VISITA A \u201cSALA DE AULA\u201d FORA DA SALA DE AULA
Participação no \u201cRolé Visita: Museu Nacional\u201d 
	Este \u201cRolé\u201d foi realizado no dia 29/07/2018, aconteceu no mais antigo museu brasileiro, que completou 200 anos em 2018. Poucos edifícios têm tanta história quanto o que abriga o Museu Nacional, uma história que se mistura com a do Brasil, no conjunto formado pelo Museu e a Quinta da Boa Vista. 
Voltado para cariocas e turistas, o projeto tem como principal meta promover passeios guiados por historiadores irreverentes em diversos bairros da cidade. Ao longo de cada ano, acontecem de 8 a 10 passeios gratuitos. O objetivo principal do projeto é difundir para preservar entre moradores, estudantes e turistas, a história da cidade e de seus bairros, proporcionando um ambiente multidisciplinar de aprendizado, promovendo o diálogo entre a população, o espaço urbano e a memória da cidade. O Rolé contribui para a produção de conhecimento sobre bairros históricos já bem conhecidos (Urca, Catete, Centro), e outros menos difundidos nos roteiros tradicionais, como Madureira e Santa Cruz.
Em 2017, a 5ª temporada do Rolé Carioca apresentou mais 6 roteiros e posicionou-se como um sistema integrado de comunicação de conteúdos histórico-culturais do Rio de Janeiro, que reúne hoje um acervo de informações sobre o patrimônio histórico da cidade. Desta forma, o projeto viabiliza, além dos passeios, o surgimento de ações de difusão dessas informações, através das redes sociais e de um site com entrevistas, dicas e todos os roteiros já realizados.
Os passeios estimulam a mobilidade e a sensibilização do olhar e são conduzidos por informações relevantes sobre a identidade cultural do Rio e do carioca, estimulando o senso de pertencimento e reconhecimento da cidade. Guiados por professores do curso de história da Estácio, os passeios são gratuitos e os participantes acompanham o roteiro por meio de um guia ilustrado contendo as principais informações sobre cada ponto visitado. São verdadeiras aulas públicas ao ar livre.
O projeto é idealização do estúdio M\u2019BARAKÁ, que descreve seus projetos como \u201cexperiências relevantes\u201d, sendo responsável pelo planejamento e produção do Rolé. A consultoria de conteúdos fica a cargo dos professores do curso de História da Estácio Rodrigo Rainha e William Martins, verdadeiros intérpretes de nossa história durante os passeios.
 
Fotos no link abaixo:
https://www.facebook.com/nadja.cabral.1/media_set?set=a.1366024450196680&type=3
http://www.rolecarioca.com.br/roteiro/45/role-visita--museu-nacional.html
ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA INVERTIDA - FLIPPED CLASSROOM
Justificativa:
A ideia desta aula surgiu da necessidade de se trabalhar usando programas de apresentação de slides em sala de aula e da dificuldade encontrada por algumas professoras da escola em que trabalho.
Disciplina: Informática
Tema de Aula: Uso pedagógico de apresentações de slides digitais \u2013 Desvendando o PowerPoint, LibreOffice Impress, Google Slides.
Objetivo Geral:
Desvendar o programa Powerpoint e apresentar outras opções de programas que produzem apresentação de slides de forma gratuita.
Objetivo Específico:
Possibilitar aos professores envolvidos dirimir dúvidas sobre o uso correto dos programas;
Estimular a criação de atividades pedagógicas utilizando como recurso a apresentação de slides em sala de aula.
Desenvolvimento: 
Aula expositiva (apresentação de slides sobre como criar uma apresentação no Powerpoint, no LibreOffice Impress e no Google Slides)
Respostas as dúvidas trazidas pelos professores para a aula.
Programação:
Apresentação em PowerPoint anexada no hiperlink abaixo.
Desvendando o PowerPoint, Libre Office Impress e o Google Slides.pptx
Recursos Didáticos: Notebook, Datashow, tela para projeção.
RESULTADOS COLETADOS NA AULA 
 	As professoras notaram que é possível apresentar esquemas, desenhos, ilustrações ou qualquer outro tipo de imagem digitalizada; além das imagens, a apresentação de slides digital permite que se agregue som e movimento, ou seja, é possível até mesmo inserir filmes em uma apresentação digital.
Os diversos recursos de formatação e de criação de efeitos especiais dão à apresentação um aspecto profissional e dinâmico que pode ser bastante didático e agradável para os alunos; as apresentações feitas em computador podem ser armazenadas, modificadas, reaproveitadas, distribuídas e compartilhadas na internet.
Concluíram que para produzir uma boa apresentação de slides digital não é preciso nenhum conhecimento sobre computadores além do necessário para produzir um texto formatado em um editor de textos comum.
Há vários outros softwares, além dos aqui citados, para gerar apresentações
Ana
Ana fez um comentário
por favor tem como enviar por e-mail pra mim?
0 aprovações
Leilane
Leilane fez um comentário
.
0 aprovações
Kamila
Kamila fez um comentário
alguém me diz como faço pra visualizar o trabalho por inteiro
0 aprovações
Carregar mais