GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL   av1
27 pág.

GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL av1


DisciplinaEngenharia7.125 materiais18.176 seguidores
Pré-visualização8 páginas
Alguns autores defendem uma suposta redundância na expressão "Meio Ambiente", já que seus dois termos apresentam significado semelhante. Apesar das divergências, muitas foram as definições de meio ambiente ao longo da História. Neste contexto, podemos afirmar:
		
	
	Pode-se considerar, atualmente, meio ambiente como a soma dos fatores físicos e biológicos.
	 
	A interação existente entre os seres vivos e os fatores físicos e sociais pode ser considerada na definição de meio ambiente.
	
	Meio ambiente é sinômino de recursos naturais.
	
	O ambiente é um sistema estático, que sofre poucas transformações.
	
	Os seres humanos não fazem parte do conceito de meio ambiente, e sim, os demais fatores físicos que interferem em sua sobrevivência.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A idéia de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
		
	
	são as riquezas acumuladas nos países ricos em prejuízo das antigas colônias, durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.
	 
	se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
	 
	os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta idéia, pois, por sua baixa industrialização preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	
	ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
	
	o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	
Explicação: A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Isso significa optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente, utilização racional dos bens de consumo, evitando-se o desperdício e o excesso e ainda, após o consumo, cuidar para que os eventuais resíduos não provoquem degradação ao meio ambiente.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao meio Ambiente e Sustentabilidade, assinale a afirmativa incorreta:
		
	
	Devemos retirar do meio ambiente, aquilo que é estritamente necessário para nossa sobrevivência e não para o desperdício.
	 
	Atualmente, junto ao conceito de desenvolvimento, situa-se o conceito de sustentabilidade, que reconhece as relações ecológicas como inferiores as relações sociais e culturais
	
	O conceito de ambiente ou meio ambiente, está em constante processo de construção e é possível encontrarmos diferentes definições para este termo.
	
	Na perspectiva do conceito de desenvolvimento sustentável, a participação é o elemento fundamental para garantir a inclusão social, a diversidade de abordagens, o respeito à diversidade cultural, a reflexão entre a geração atual e a futura.
	
	O conceito de sustentabilidade tem duas vertentes principais: ao ambiente físico-natural e a referente ao ambiente socioeconômico.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale entre as opções a seguir, aquela que NÃO pode ser considerado como um dos elementos fundamentais presentes na definição de Meio Ambiente, aliada ao desenvolvimento sustentável:
		
	
	Diferentes espécies
	
	Recursos naturais
	 
	Consumismo
	
	Elementos sociais
	
	Recursos humanos
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, assinada em Estocolmo, em 1972, foram feitas diversas afirmativas sobre o ser humano. Assinale, a seguir, aquela que NÃO foi considerada:
		
	
	O ambiente gera condições para seu desenvolvimento intelectual, moral e social.
	 
	O rápido progresso da Ciência e da Tecnologia transformou o meio ambiente.
	
	O homem é ao mesmo tempo criatura e criador do meio ambiente.
	 
	É incapaz de gerar modificações significativas para um desenvolvimento sustentável.
	
	Importante transformador do meio ambiente, em grande escala.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os recursos naturais podem ser classificados em dois grupos distintos: os recursos renováveis e os recursos não-renováveis. Com base nisto, está correto afirmar que:
A água é um exemplo de recurso renovável, assim como a energia eólica.
Os recursos renováveis ficam disponíveis mesmo depois de terem sido utilizados, devido aos ciclos naturais.
O combustível fóssil é um exemplo típico de recurso renovável.
Estão corretas:
		
	
	Somente a afirmativa 1.
	
	As afirmativas 2 e 3.
	
	As afirmativas 1, 2 e 3.
	 
	As afirmativas 1 e 2.
	
	Somente a afirmativa 3.
	
Explicação:
A água é um exemplo de recurso renovável, assim como a energia eólica.
Os recursos renováveis ficam disponíveis mesmo depois de terem sido utilizados, devido aos ciclos naturais.
O combustível fóssil é um exemplo típico de recurso não-renovável.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O conceito de sustentabilidade tem duas vertentes principais: a físico-natural e o ambiente socioeconômico. Assinale aquela ligada ao ambiente físico:
		
	 
	Recursos naturais
	 
	Cultura
	
	Ser humano
	
	Economia
	
	Sociedade
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia o trecho: O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/ atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003. É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho
		
	 
	recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
	
	cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
	 
	é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais
	
	defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social
	
	utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
	Em última instância, a quem deve recair as responsabilidades pela Gestão Ambiental?
		
	
	Às autoridades nacionais.
	
	Às autoridades municipais.
	 
	É uma gestão compartilhada.
	 
	Aos grupos sociais.
	
	Às autoridades estaduais. .
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Entre a opções abaixo, selecione aquela que NÃO pode ser considerada como um dos objetivos da Gestão Ambiental:
		
	 
	Estimular a venda de produtos, independente, da forma que foi confeccionado.
	
	Corrigir os processos de deterioração