Buscar

Trabalho sobre cédula de credito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho sobre cédula. Matéria da prova esta com o Luis.
Aula de direito empresarial:
Historico
Requisitos essenciais da CCB
Inconstitucionalidade da Lei n 10. 931/04
Ausencia de liquidez e certeza.
Equiparacao da CCB ao antigo ...
Conceito de cédula, (pelo menos 5 paginas, impresso, individual, para quinta que vem), características de cédula, requisitos legais da cédula, endosso e aval na cédula, se é possível ter isso na cédula. Ler os slides e fazer uma discussão sobre a constitucionalidade da lei que instituiu a cédula de credito bancário. 
Lei 10.932/04
 Insconstitucionalidade formal: quando há vicio no processo legislativo de sua elaboração.
 Inconstitucionalidade material: quando há incompatibilidade da lei os fins constitucionalmente previstos.
Quando STJ editou a sumula 233, dizendo que o contrato de abertura de credito em conta corrente não permitia ação de execução, mas somente ação de rito ordinário ou sumario ou ainda ação monitória. As instituições financeiras ficaram sem um mecanismo legal eficaz para o recebimento de seus creditos e em especial, aqueles advindos do chamado “cheque especial”. 
O governo federal editou dezenas de medidas provisórias buscando criar a cédula de credito bancário que proporcionaria as instituições financeiras um titulo executivo extra judicial mesmo quando se tratasse de operação de cheque especial.
Essas medidas provisórias reeditadas culminaram em 2004, com a lei 10.931que tem por objeto tratar de regime especial de tributação aplicável as instituições imobiliárias, no corpo dessa lei, mais precisamente nos artigos 26 ao 45 , de cédula de credito bancário cujo assunto não guarda nenhuma relação direta ou indireta com o objeto fixado no artigo primeira da lei 10.931.
Essa ausência de conexão. Quando se cria uma lei, a lei complementar manda que os demais artigos tratados na lei sejam tratados no artigo primeiro. Os demais artigos devem versar sobre aquele único tema. Sobre pena de vicio formal da lei. 
Posicionamento que diz que os bancos não podem se utilizar da cédula de credito bancário pois apresenta vicio na lei que o instituiu. 2012 para 2013 mudou o entendimento da camará e o tribunal de justiça de são Paulo editou uma sumula de número 14. As camarás que estavam acolhendo a tese da inconstitucionalidade mudaram de entendimento passando a permitir que as instituições financeiras pudessem se valer da ação de execução quando seus creditos estivessem materializados em cédula de crédito bancário mesmo que a cédula tratasse de cheque especial.

Outros materiais