Buscar

dc-viii-02-objeto-da-sucessu00e3o(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CESED No. 02
FACISA
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: Direito Civil VIII
PROFESSOR: Mário Vinícius Carneiro
OBJETO DA SUCESSÃO
	O objeto da sucessão é o patrimônio do de cujus, formado, em resumo, por duas partes: o ativo e o passivo. O primeiro consistirá nos bens e créditos, enquanto o último será formado pelas dívidas.
	Sendo o morto solteiro, não há maiores dificuldades em delimitar o seu patrimônio. Entretanto, sendo o falecido casado, necessário se faz a distinção entre o patrimônio do mesmo e o de seu cônjuge. Isto porque só a parte da qual o morto era proprietário se considera herança. A outra parte pertence ao cônjuge. 
	Como proceder tal distinção ? 
	A resposta é relativamente simples: o elemento que determinará o que pertence a um ou a outro, isto é, o que é herança e o que vem a ser propriedade do cônjuge é o regime de bens do casamento. 
	Se o matrimônio foi celebrado sob o regime da comunhão de bens, metade do patrimônio do casal será considerado herança. A outra metade constituirá patrimônio do cônjuge meeiro. 
	Sendo o regime de comunhão parcial de bens, considera-se herança o conjunto dos bens particulares do inventariado, somado à metade do patrimônio comum.
	Havendo a hipótese do regime ser o da separação de bens, a herança consistirá apenas dos bens particulares do inventariado. Ocorrendo a existência de patrimônio comum, metade dele também integrará a herança. 
	Por último, se o regime for o da participação final nos aqüestos, considera-se herança o patrimônio individual e a metade dos bens adquiridos a título oneroso pelo casal, na constância do casamento. Por aqüesto entende-se o bem que cada cônjuge adquire, a qualquer título, na vigência do casamento, e que entram para a comunhão, quando esta é do regime, salvo se exista pacto antenupcial dispondo o contrário.

Outros materiais