Buscar

dc-viii-09-da-petiu00e7u00e3o-de-heranu00e7a

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CESED No. 09
FACISA
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: Direito Civil VIII
PROFESSOR: Mário Vinícius Carneiro
Da petição de herança
	Entende-se por petição de herança a ação pela qual herdeiro esquecido ou desconhecido reclama sua parte da herança, antes ou depois da partilha. Para tanto, eis que a ação deve instruir-se com prova da qualidade de herdeiro. 
	A ação de petição de herança pode vir isolada ou geminada a outro pedido. Freqüentemente, temos o de cumulação com a investigação de paternidade. 
	Trata-se de uma ação declaratória, conforme podemos ler no art. 1824 do CC. Isto porque a Justiça reconhecerá a existência de algo que já é real, ou seja, o direito sucessório, decorrente da Lei ou do testamento. Contudo, num segundo momento, esta mesma ação terá, também, o caráter condenatório, posto que o interessado reivindicará seu quinhão hereditário.
	Mesmo com todos estes direitos, o herdeiro deverá respeitar o prazo genérico de prescrição, isto é, 10 anos (art. 205, CC), contados da data da abertura da sucessão. 
	Na ação, o autor deve pedir a entrega dos bens, com sues acessórios e implementos. De acordo com o art. 1824 do CC, ela é cabível contra o possuidor pro herede, ou contra o possuidor ordinário, que detenha os bens a outro título. 
	O que entender por um e por outro termo? 
Por possuidor pro herede entende-se aquele que possui na condição de herdeiro. Vejamos este exemplo: 
	João vem a falecer e deixa José como herdeiro de sua casa. José, então, na condição de herdeiro, será dono e possuidor da casa desde o momento da morte de João, ou seja, desde a abertura da sucessão. 
	Acontece que o citado imóvel esteja locado a Antônio. Nesta hipótese, temos agora dois possuidores: um pro herede, José; outro a título, na condição de locatário, Antônio. 
	Havendo a ação judicial, ao herdeiro vencedor devolve-se a herança com todos os acessórios e mesmos os frutos e rendimentos, se o possuidor for declarado em mora. Não sendo caracterizado mora por parte do vencido, caberão a ele as benfeitorias, frutos e rendimentos, devendo ser indenizado pelas benfeitorias e despesas úteis e necessárias. Quanto às voluptuárias poderá levantá-las, se não houver risco de destruição ou deterioração. 
	Sendo a ação proposta contra o possuidor pro herede, estando os bens na posse direta de terceiros, estes terão que restituir os bens conferidos ao autor da ação de petição de herança, a não ser que tenham proteção contra terceiros adquirentes. É o caso, por exemplo, do locatário cujo contrato, registrado, tenha cláusula de proteção contra terceiros adquirentes. 
 
Bibliografia: 
FIUZA, César. Direito Civil: curso completo/ 8ª. Edição. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.

Outros materiais