Buscar

Ciência Política Presidencialismo e ParlamentarismoDocumento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO:
são importantes as instituições?
O presidencialismo é o sistema de governo em que o presidente é ao mesmo tempo chefe de governo e chefe de Estado; escolhido em eleição popular. O mandato do presidente e dos parlamentares é prefixado, não podendo o presidente(exceto na hipótese de impeachement) ser demitido pelo voto parlamentar, nem o Legislativo ser dissolvido pelo presidente. A equipe de governo(ministério) é escolhida pelo presidente e responde a ele , não ao Legislativo. A matriz do presidencialismo são os EUA.
No presidencialismo, os parlamentares não respondem pela implementação de políticas e pelo exercício do governo.Trata-se de funções - legislar e implementar - bem distintas uma da outra.
Os presidentespodem exercer influência sobre a produção legal via poderesreativos e pró-ativos. Entre os poderes pró-ativos,sobressai o de baixar decretos com força de lei. Também tem a iniciativa legislativa em certas áreas críticas da política pública: o orçamento, a política militar, a criação de novos orgãos e as leis relativas a tarifas e crédito.
O sistema partidárioi tem um importante papel no presidencialismo. Em um sistema fragmentado ou com um número muito grande de partidos, presidentes minoritários, podem ter dificuldade para implementar uma plataforma de governo.E quanto a disciplina partidária, se ela existe, os líderes nacionais são os principais negociadores e podem surgir conflitos se o presidente não tiver maioria parlamentar. Quando a disciplina é fraca leva a negociações individuais do Executivo com parlamentares e lideranças regionais.
O parlamentarismo é o sistema de governo que busca uma integração orgânica entre Parlamento e Executivo. Caracteriza-se por: ter legitimação indireta; sobreviver enquanto conta com a confiança da assembléia; a assembléia pode ser dissolvida antes do término da legislatura, convocando-se novas eleições; chefia de governo e chefia de Estado são funções diferentes exercidas por diferentes pessoas. O governo parlamentar é coletivo, exercendo o poder um grupo de pares, unidos num ministério, conhecido como gabinete. O gabinete pode apresentar três configurações de acordo com a posição do primeiro-ministro:
A)Primeiro sobre desiguais: primeiro-ministro chega ao posto executivo supremo, quando o partido conquista a maioria parlamentar. Comumente foi ou é líder de seu partido. O primeiro-ministro escolhe os demais ministros e pode demiti-los. Tem status claramente superior ao deles. Ex.: Inglaterra
B)Primeiro entre desiguais: Não precisa ser o líder maior do partido. Mas , no comando do governo, tem mais poder que os outros ministros, escolhe-os e pode demiti-los. Em geral, para constituir maioria, o primeiro-ministro tem que fazer alianças. Ex.: Alemanha
C)Primeiro entre iguais: O gabinete resulta de uma coligação de partidos, obtendo cada um seu naco de poder, não se supondo, em princípio, hierarquia entre eles. Esse tipo de parlamentarismo decorre da multiplicidade de partidos . Ex.: Países Escandinavos
Existem ainda o sistema semipresidencial e o governo de assembléia.
 No governo de assembléia , a assembléia se torna soberana, cria e derruba gabinetes subservientes, ao sabor da conjuntura. O verdadeiro poder desloca-se para a burocracia estatal, que passa a ser o único pilar do sistema. São traços do governo de assembléia: a) o governo não lidera o parlamento; b)o poder não está unificado; c) a responsabilidade se dilui; d) a disciplina partidáriaé baixa ou nula; e) os primeiros-ministros e seus gabinetes não tem condições de agir com rapidez e decisão; f) as coalizões raramente resolvem seus desacordos e estão sempre incertas sobre o apoio legislativo; g) os governos jamais podem agir e falar em uníssono e com clareza. Ex.: III e IV Repúblicas fancesa
Já o semipresidencialismo é considerado uma modalidade híbrida do sistema presidencialista. Tem um presidente e um primeiro-ministro que compartilham poderes significativos. O presidente deixa de ser um chefe de Estado, com funçõescerimoniais, passando também a compartilhar algumas prerrogativas de governo com o premier. este responde perante o parlamento como qualquer primeiro-ministro parlamentarista, comanda a operação cotidiana do governo e toca a máquina administrativa, sobretudo na política interna.
Parlamentarismo, presidencialismo e sistemas híbridos de governo não são apenas objetos de escolhas institucionais nas assembléias constituintes ou mesas de negociação política quando caem ditaduras. durante a fase formativa dos principais sistemas de governo democrático, no decorrer do século XIX, já havia partidários e detratores de cada um dos modelos de governo que se iam delineando.

Outros materiais