Buscar

ATIVIDADEI UNIDADE IO espaço como um fator social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O espaço como um fator social
O espaço escolar é muito importante, pois tem função social, portanto deve ser organizado de modo que o desenvolvimento da aprendizagem seja favorecido também nesse espaço que acontece a interação entre o sujeito e os objetos de conhecimento. 
Quando se trata do ensino de geografia, é muito importante que essa disciplina seja ensinada á partir da leitura de mundo, da vida do espaço vivido, pois o mesmo traz marcas da vida dos homens ao longo da história, pois o espaço é produzido historicamente pelo homem. As paisagens que vemos hoje resultam da vida em sociedade dos homens para sobreviver e suprir suas necessidades. O espaço é visto por Milton santos como um fator social, e precisa ser considerado em sua totalidade, de forma que o aluno possa olhar a sua volta percebendo o que ali existe ,sendo capaz de analisar o que ainda permanece e as transformações que aconteceram ao longo do tempo.
O estudo da geografia deve possibilitar aos alunos se reconhecem como agentes ativos que estão inseridos no espaço geográfico, que ele pertence uma realidade na qual as relações entre a sociedade e natureza estão integradas e que suas atitudes nesse espaço terão grandes consequências para as futuras gerações.
 Referências
http://eadgraduacaounitau.com.br/mod/resource/view.php?id=343915
http://eadgraduacaounitau.com.br/mod/resource/view.php?id=343923
http://ricardoantasjr.org/wp-content/uploads/2013/05/forma%C3%A7%C3%A3o-socioespacial-como-teoria-e-como-m%C3%A9todo.pdf

Outros materiais