Buscar

obstrução de vias aéreas por corpo estranho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

obstrução de vias aéreas por corpo estranho – ovace
 Ovace: obstrução súbita (rápido) das vias aéreas superiores causadas por corpo estranho. Em adultos geralmente ocorre por ingestão de alimentos, em lactentes por ingestão de objetos. O corpo estranho pode ser desde um objeto a líquidos, alimentos e secreções pulmonar.
 Queda da língua: manobra de “Chin-Lift”: colocar uma mão na região frontal e outra no mento e elevá-lo proporcionando a liberação das vias aéreas.
 Edema de glote: reação alérgica grave ocasionando edema e impedindo a passagem de ar. Não pode ser tratada clinicamente, somente com medicação. 
 Causada por fluídos: comum em cirurgias quando é recomendado jejum, porém o paciente não obedece a prescrição na maioria das vezes bebendo água, podendo ocasionar a perda do controle do sistema nervoso periférico e central por conta da anestesia, apresentar vômito devido à ingestão da água que volta pela traqueia fazendo com que se concentre localmente causando broncoaspiração. 
 Objetos: principalmente bebês na fase de desenvolvimento oral.
o que fazer com o lactente:
 Durante o engasgo evitar relações da mãe com a criança. Heimilich 1: pegar a criança com uma mão apoiando sua cabeça e pescoço, fazer um apoio com a perna, uma na frente e outra atrás apoiando o cotovelo na dianteira, colocar a criança em declive para ter auxílio da gravidade. Localizar o apêndice xifoide e estômago e com a mão livre massagear a região produzindo um estímulo de vômito. Com o deslocamento do corpo estranho para a boca virar a cabeça do lactente de lado para que haja a saída. Caso ainda não tenha desobstruído fazer a próxima manobra. 
Hemilich 2: virar a criança posteriormente apoiando-a com a outra mão. Localizar a região escapular e com a região hipotênar da mão bater três vezes no local, após, verificar se o houve a saída do corpo estranho.
o que fazer com crianças e adultos:
 Sinal universal da obstrução de vias aéreas: mãos no pescoço. 
Heimilch 1: colocar uma das pernas entre as pernas da vítima para oferecer apoio. Na criança, ajoelhar-se ou abaixar. Localizar o umbigo e posicionar a mão acima no local em forma de vírgula e fazer o movimento até o apêndice xifoide. 
Heimilich 2: usado quando o cidadão desmaia. Deitar a pessoa e posicionar-se acima, localizar entre a cicatriz umbilical e abaixo do apêndice xifoide, posicionar a região hipotênar de uma das mãos sobre o espaço e entrelaçar a outra sobre a de apoio. Provocar um estímulo gástrico por meio de “compressões”. 
Abdômen globoso: pessoas extremamente obesas com abaulamentos na região abdominal e grávidas deve-se fazer o movimento no apêndice xifoide.
Desobstrução sozinho: induzir o vômito com auxílio de objetos, como de uma cadeira.
 AVALIAÇÃO LACTENTE	AVALIAÇÃO CRIANÇA E ADULTO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais