Cronograma CCI   Cinesioterapia
4 pág.

Cronograma CCI Cinesioterapia

Pré-visualização1 página
Alunos: Anne Karolayne, Angela Cristina, Bruno César, Daniele S., Eisicleide Cruz, Flaviana Pires, Jenifer Tais, Renata Neves, Salen Santana, Sergiomar, Victor Ferreira, Victória Janine.
CRONOGRAMA DE CINESIOTERAPIA 
ATIVIDADE 01
Alongamento 
Objetivos: Aumentar a ADM, Prevenir o encurtamento ou a tensão de grupos musculares, Melhorar a postura, Melhorar a oxigenação e nutrição do nosso corpo.
Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados.
Gire o pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, invertendo os sentidos.
Entrelace os dedos atrás das costas, com as palmas das mãos voltadas para dentro. Lentamente eleve-as de modo que sinta os ombros alongados.
Estique um dos braços para frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço.
Gire os braços de forma que os polegares fiquem virados para trás e gire-os mais uma vez para frente para que estejam voltados para baixo.
Fiquem em pé e segure um pé atrás da Nádegas.
Sente-se no chão com os dois pés à sua frente. Estique os braços e tente pegar a ponta do pé, mantendo a posição.
Posicione uma perna na frente da outra com as mãos no quadril. Incline-se um pouco para frente ao começar a alongar a parte posterior da perna, deixando o pé que está atrás totalmente plano e \u201cplantado\u201d no solo. (Repita com a outra perna).
Incline a cabeça para trás, repouse o queixo na palma da mão e abra a boca.
Com o braço estendido, inclinar o corpo para a lateral
ATIVIDADE 02
Fortalecimento
Objetivo: Fortalecer a musculatura, Melhorar o metabolismo, Proteger os ossos e as articulações, Melhorar o condicionamento físico.
Com os pés na largura do quadril e as costas retas, agache lentamente e depois suba estendendo as pernas novamente. 
De pé, segure um dos pés com a mão e eleve-o em direção aos glúteos, deixando o peso do corpo na ponta do pé que ficou no chão.
Com o bastão, pedir para fazer o movimentos de flexão e extensão do cotovelo.
De pé, afaste as pernas e vire os pés para fora
ATIVIDADE 03
Aquecimento
Objetivo: Obter o aumento da temperatura, Melhorar o desempenho cardíaco e respiratório, Aumentar o substrato do tecido muscular.
Em pé, realizar o movimento como se estivesse correndo. (Contar ate 10) 
Em posição ereta, com as pernas fechadas completamente, e as mãos ao longo do corpo, realizar o movimento de saltar, de modo que ao abrir as pernas depois do salto, os braços acompanhem o movimento. (POLICHINELO)
 Em pé, com os bastões na altura do peito, com os braços bem afastado um do outro, realizar os movimentos com os braços, levando o bastões para trás de um lado para o outro.
Ficar em pé com as mãos apoiadas atrás da cabeça, realizar movimento como se estivesse marchando, em seguida girar o quadril para a direita e então para a esquerda.
Realize o movimento de flexão plantar, ou seja, fique na ponta dos pés e retorne a posição inicial.
Realizar o movimento de tocar a bola no chão, e subir com a coluna retinha.
ATIVIDADE 04
Relaxamento
Objetivo: Auxiliar na prevenção dos estados de estresse, tensão muscular e fadiga mental.
Sente-se confortavelmente em uma cadeira, mantendo a coluna ereta, com os olhos abertos ou fechados, inspire e expire.
Em pé ou sentado com a coluna reta, solte os ombros da direção do chão, feche os olhos e abaixe a cabeça levando o queixo na direção do peito.
Com os olhos fechados, gire o pescoço como se quisesse encostar a orelha direita no ombro direito, sem elevar os ombros. 
Sentado(a) na beirada da cadeira, apoie as mãos na parte superior do encosto e incline o corpo para frente.
ATIVIDADE 05
Exercícios para Equilíbrio, Coordenação motora, Concentração
Em frente a uma cadeira com os pés levemente separados, com as mãos apoiados no móvel, erguer devagar a perna direita para o lado.
Corra em linha reta até um ponto determinado, e volte andando.
Em pé, ficar com os pés separados a uma distância correspondente à largura dos quadris e o peso distribuídos igualmente entre as duas pernas. Então, colocar as mãos nos quadris, tirar a perna esquerda do chão e dobrá-la para trás pelo joelho.
Todos em círculos, com a bola, passando um para o outro, quando a música para de tocar, em quem parar a bola, terá que realizar um exercício.
Em filas, realizar a brincadeira de morto e vivo, quando falar morto, todos terão que se agachar, e quando falar vivo, todos terão que se levantar.