A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Apol  Teologia do Novo Testamento

Pré-visualização | Página 1 de 1

Teologia do Novo Testamento
Questão 1/5 - 
Leia a seguinte passagem de texto:
“O autor não dá título algum a esse livro, como não dera também ao Evangelho, mas escritores eclesiásticos posteriores cognominaram-no de ‘Atos’ (no sentido de feitos), comparando-o assim, implicitamente, aos escritos helenistas de homens famosos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BROWN, Raymond E. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2004. p. 393.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teologia sistemática sobre o Atos dos apóstolos, o livro de Atos foi escrito pelo mesmo autor do terceiro Evangelho: Lucas. O elemento que conduz a essa conclusão é:
A	O pecado dos cristãos.
B	A dedicação a Teófilo.
C	O grego koyné quase clássico.
D	O relato da história da Igreja.
E	A unidade da linguagem.
________________________________________
Questão 2/5 - 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na época de Jesus, as profissões não eram tantas quanto aquelas de hoje. Sendo uma sociedade praticamente primitiva, a maioria das pessoas trabalhava em atividades primárias, ligadas à sobrevivência, tais como a agricultura, pastorícia e a pesca. A maioria dos apóstolos, excetuando Mateus [...], poderia ter sido ‘agricultor’. Mas agricultor entendido como alguém que trabalha para sustentar a família, não que planta para vender”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, Luiz da. Qual era a profissão de cada um dos apóstolos. <http://www.abiblia.org/ver.php?id=2158&id_autor=2&id_utente=&caso=perguntas>. Acesso em 17 nov. 2017.
Considerando os conteúdos do livro-base Teologia sistemática, é correto afirmar que a profissão do evangelista Mateus era:
 A	Centurião em Jerusalém.
 B	Pescador na Galileia.
 C	Sacerdote no templo.
 D	Doutor da Lei.
 E	Coletor de impostos.
Questão 3/5 – 
Leia a passagem de texto a seguir:
“Marcos, seguidor e ‘intérprete’ de Pedro, normalmente identificado como João Marcos, dos Atos, cuja mãe tinha uma casa em Jerusalém. Provavelmente colaborou com Pedro e Paulo em Roma, nos anos 60. Alguns dos que rejeitam essa atribuição acreditam que o autor possa ter sido outro cristão desconhecido chamado Marcos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BROWN, Raymond E. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2004. p. 206.
Considerando os conteúdos do livro-base Teologia sistemática sobre o Evangelho segundo São marcos, é correto afirmar que Marcos acompanhou Paulo e Barnabé na:
 
A	Primeira viagem missionária.
B	Segunda viagem missionária.
C	Terceira viagem missionária.
 D	Quarta viagem missionária.
E	Quinta viagem missionária.
 
________________________________________
Questão 4/5 – 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Foi em uma sexta-feira como esta, há 1.977 anos, que ocorreu o julgamento de maior repercussão de todos os tempos. O réu: Jesus de Nazaré. Os julgadores: humanos. A acusação: o réu perturbava a ordem pública (pregando o amor) e se dizia o Filho de Deus. O veredicto: culpado, condenado a morrer crucificado. A consequência: uma virada incomparável na História”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Vinícios André. O julgamento de Jesus. <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-julgamento-de-jesus-cristo-0mvwt985n1aqxkafbkbpp6csu>. Acesso em 17 nov. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teologia sistemática, o único discípulo que acompanhou Jesus durante seu julgamento foi:
A	Levi
B	Tiago
C	André
D	Pedro
E	João
Questão 5/5 - Leia o fragmento de texto a seguir:
“De alguma forma, [...] [a carta aos Filipenses] é a mais interessante das cartas paulinas, a que mais claramente mostra a cálida afeição do apóstolo por seus irmãos e irmãs em Cristo. Com efeito, Filipenses foi classificada como um exemplo da retórica da amizade. Contém uma das mais bem conhecidas e amadas descrições neotestamentárias da graciosidade de Cristo: aquele que se esvaziou e assumiu a forma de servo, até à morte numa cruz”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BROWN, Raymond E. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2004. p. 641.
Conforme os conteúdos do livro-base Teologia sistemática, o tema da carta aos Filipenses é a “alegria”. Esse tema aparece como paradoxal diante das circunstâncias que vivia Paulo naquele momento. Por que o tema da “alegria” é um paradoxo diante da situação em que vivia o apóstolo dos gentios? Assinale a alternativa correta:
 A	Porque Paulo estava triste pelo comportamento da Igreja de Filipos.
 B	Porque João Marcos o havia abandonado.
 C	A Igreja de Filipos estava enfrentando perseguições.
 D	Paulo estava doente e mesmo assim falou sobre o tema da alegria.
 E	O apóstolo estava preso, mas encorajou os filipenses a viver uma vida alegre.