Buscar

Coroas Metal Free - Prótese Parcial Fixa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Coroas Metal Free
Disciplina: Prótese parcial removível
Alunos
Giselly Souza 
Juliana Blenda F. de Oliveira
Olivaldo Rodrigues 
Tiego Fernandes
Conceito 
Coroas metal free é uma denominação utlizada para coroas sem metal, diferente das coroas metaloceramicas.
São peças de restauração, que assim como as facetas são cimentadas aos dentes naturais com objetivo de restaurá-los em seu formato e coloração.
As próteses metal-free são constituídas por cerâmicas, que atualmente são resistente o suficiente para serem utilizadas sozinhas, ou seja, sem a necessidade de serem utilizadas juntamente com metal, em dentes anteriores ou posteriores. 
Os sistemas de cerâmicas atuais puras têm tido grande avanço tecnológico, permitindo o seu uso cada vez maior em coroas unitárias e pontes fixas até 3 elementos. 
Metal Free X Metalocerâmica
 A principal diferença entre elas é a estrutura interna que envolve o dente (chamado de casquete) e que depois é recoberta por uma camada de porcelana. 
Nas próteses metalocerâmicas, possuímos uma estrutura interna feita de metal. 
Nas próteses livres de metal ou metalfree, essa estrutura é mais semelhante a cor do dente, ou seja, clara, feitas de zircornia ou alumia.
As vantagens das próteses de cerâmicas puras em relação às metalocerâmicas são:
 ausência de margem metálica;
 não possuem zona de sombreamento;
 condutibilidade térmica reduzida devido a ausência de metal não gerando resposta pulpares adversas;
 radiolucidez do material;
 menor dano ao periodonto devido a lissura da porcelana na região cervical (área entre gengiva e dente).
ZIRCONIA branca sem metal ( metal-free)
- Não aparecem margens
negras.
Prótese dentária com base de
metal (metalocerâmica) - é possível que apareçam
margens negras.
vantagens
não precisam ser substituídas em dentes que cujas raízes ficam expostas (retração gengival);
 não provocam alergias inflamatórias em mulheres;
 não escurecem gengivas e raízes dentárias em contato com coroas;
resultados estéticos mais naturais e harmônicos;
 podem ser combinadas com facetas laminadas e lentes de contato dental;
 possuem bordas mais finas e compatíveis com a saúde das gengivas.  Correção eficaz de dentes quebrados, amarelados ou machados;
– Reparação eficaz de dentes deformados ou com malformações;
– Resultados rápidos e efetivos;
– Restauração resistente e durável;
– Preservação da estrutura dos dentes sadios
A retração gengival e alergias ao metal são mais frequentes na técnica de coroa dentária em porcelana com metal.
Mas isso representa alguma diferença no resultado final? A resposta para esse questionamento é sim, representa. Com os casquetes mais claros, a transmissão da luz nos nossos dentes se torna mais natural, o que aproxima mais da realidade e torna as próteses mais estéticas. Além disso, podemos reparar em muitos os casos, que com o passar dos anos de utilização e com as alterações que podem ocorrer na nossa boca, como retrações gengivais, por exemplo, essas próteses livres de metal não oxidam, o que faz com que não apareça aquele tom escuro acinzentado no contorno da gengiva e do dente.
Tipos de coroas dentárias metal free
A coroa em porcelana sobre zircônia é a técnica sem metal mais versátil. Muita durabilidade e excelente estética é o que este tipo de coroa em porcelana oferece, trazendo ainda mais naturalidade e compatibilidade biológica com dentes e gengivas – e sem riscos para alergias inflamatórias. Além disso, a cora em porcelana com zircônia também pode ser utilizada em tratamentos com próteses sobre implantes dentários, e até mesmo para indivíduos com perdas dentárias numerosas.
Porcelana com zirconia
Tipos de coroas dentárias metal free
Outra variação técnica das próteses dentárias sem metal é a coroa em porcelana com alumina. Com resultados estéticos e de durabilidade semelhantes à técnica com zircônia, tem como desvantagem a impossibilidade de uso em tratamentos dentários em indivíduos com várias ausências dentárias. 
Coroa em porcelana com alumina 
Tipos de coroas dentárias metal free
A coroa em porcelana pura traz os resultados estéticos mais marcantes. Confeccionadas com cerâmicas (porcelanas) feldispáticas ou dissilicato de lítico, são indicadas para indivíduos com elevadas exigências estéticas, em tratamentos para transformação do sorriso. Mas tanta facilidade para procedimentos altamente estéticos tem a sua contraparte: por serem muito transparentes, não podem ser utilizadas em dentes muito escurecidos ou com pinos metálicos..
coroa em porcelana pura
Manchas escuras em estruturas dentárias que servirão de suporte para próteses dentárias podem trazer resutlados frustrantes na técnica com coroa em porcelana pura.
Evolução 
Técnica e planejamento
Para obter sucesso no tratamento restaurador indireto utilizando materiais estéticos, como as cerâmicas livres de metal é necessário que o profissional possua :
conhecimento da técnica operatória 
características de cada sistema indireto
 cor
 anatomia dentária
propriedades físico-mecânicas
dentre outros fatores...
13
Preparo
Os sistemas de cerâmicas atuais puras têm tido grande avanço tecnológico, permitindo o seu uso cada vez maior em coroas unitárias e pontes fixas até 3 elementos. 
 CONTINUAR....
Cimentação da coroa 
A cimentação é uma etapa fundamental no protocolo clínico de restaurações indiretas. Um material de cimentação ideal deve apresentar:
 Estes cimentos apresentam a mesma composição das resinas compostas, constituídos basicamente de uma matriz orgânica e partículas de cargas tratadas com silano, possuem características adesivas, fluidez necessária para cimentação, resistência mecânica, propriedades estéticas e são insolúveis no meio bucal. Por essas razões, atualmente, são hoje os materiais mais comumente utilizados para cimentação de restaurações de cerâmica. 
propriedades mecânicas satisfatórias, adesão às estruturas dentais e aos materiais restauradores, baixa solubilidade e adequada viscosidade, dentre outras características.
Caso clínico
CONTINUAR...
Conclusão
As coroas em cerâmica metal-free representam uma excelente alternativa restauradora, desde que o protocolo clínico de utilização seja rigorosamente seguido. Assim fazendo, os indivíduos insatisfeitos com seu sorriso são reabilitados esteticamente de maneira satisfatória.
refêrencias
http://www.fgm.ind.br/site/casos-clinicos-odontologicos/cimentacao-adesiva-em-coroas-ceramicas-livres-de-metal/
http://qualident.com.br/dicas_1.php sobre preparo
http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-56852010000400018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt caso clinico 
Rossato, Desirée Mory et al. Coroas estéticas anteriores em cerâmica metal-free: relato de caso clínico. RSBO. Revista Sul-Brasileira de Odontologia, v. 7, n. 4, p. 494-498, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/125877>.
Restaurações indiretas metal-free: caracteristicas e vantagens • Materiais de eleição • Preparos protéticos para laminados, lentes de contato, coroas, onlays e overlays • Sistemas Cad-Cam • Planejamento reverso-Enceramento-Mock up • Cimentação adesiva

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais