Buscar

Avaliação semana5 Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação semana5 Sciologia
 
(1,25) Leia com atenção as duas afirmações e responda à pergunta:
“A ausência de determinantes biológicos de atividade nos seres humanos significa, nos termos de Sartre, que o homem, (...) é de início o não-Ser que adquire o Ser” (Ratner, 1995, p. 14).
“O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo particular a humanidade” (SAVIANI, 2005, 13).
É possível relacionar estas afirmações ao que a professora Tozoni Reis aponta como função do processo educativo? 
 
(1,25) Qual a definição de sentimento de infância para Ariès (1981)? Qual a relação deste sentimento com o surgimento da uma nova função definidora da escola moderna?
 
(1,25) Conceitue “panóptico” e aponte pelo menos três elementos que caracterizam a escola estudada por Ferrari e Dinali como “panóptico”.
 
(1,25) Na teoria de Durkheim, qual a relação entre fato social e coerção?
 
(1,25) Tomando o trabalho de Ferrari e Dinali, que aborda fundamentos da teoria de Michel Foucault, explique o que é disciplina e se a vigilância é um mecanismo da disciplina?
 
(1,25) Ao abordar em seu artigo as práticas docentes em sala de aula, Antonio Nóvoa define e explica os “efeitos da moda”. Como Nóvoa explica a circulação rápida dos “efeitos da moda” e qual a crítica que faz?
 
(1,25) Por que, para François Dubet, a organização de salas de aulas homogêneas é um dos mecanismos sutis da exclusão escolar e de reforço das desigualdades escolares?
 
(1,25) Considerando que a função social da escola acompanha a complexidade social, adequando-se a ela, explique as características do momento em que vivemos, chamado de intrageracional, e aponte que tipo de formação o momento atual exige.

Outros materiais