Buscar

Artigo sobre a Conscientização escolar sobre as bacias hidrográficas de Sergipe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conscientização escolar sobre as bacias hidrográficas de Sergipe
De acordo com a secretaria do estado do meio ambiente e de recursos hídricos no Estado de Sergipe existem 08 (oito) Bacias Hidrográficas, que são as bacias do Rio São Francisco, Rio Vaza Barris, Rio Real, Rio Japaratuba, Rio Sergipe, Rio Piauí, Grupo de bacias Costeiras 1 (GC1) e Grupo de bacias Costeiras 2 (GC2). Os rios Japaratuba, Sergipe e Piauí são rios considerados Estaduais, pois suas bacias estão dentro do Estado de Sergipe, exceto por uma pequena área dos rios Sergipe e Piauí, que recobre terras baianas. Cada uma das bacias possui características próprias e um fato em comum: precisam de cuidados.
Segundo a superintendente de Qualidade Ambiental da Semarh, Vera Cardoso, no estado de Sergipe se existem dois projetos expressivos para a manutenção dessas bacias que são eles: preservando nascentes e adote um manancial cujo qual segundo a mesma não atingiram todas as bacias do estado, mas que no próximo ano deverão ser ampliados para o maior numero de bacias possíveis. E já no tocante a Educação ambiental Vera salienta o projeto Aguas de Sergipe que tem parceria com o banco mundial.
Os projetos
Projeto Preservando nascentes e municípios
Segundo a pagina virtual mantida pela Sociedade Semear O programa Preservando Nascentes e Municípios é uma parceira do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e da Sociedade Semear. E diz que a partir da data de implantação e, novembro de 2009 até dezembro de 2012 realizou o plantio de exatas 12. 941 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nos municípios de Areia Branca, Itaporanga D’ Ajuda, São Cristóvão, Malhador, Siriri e Nossa Senhora das Dores. A restauração florestal de nascentes e matas ciliares das sub-bacias dos rios Poxim, Cajueiros dos Veados e Siriri-Vivo teve um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões. “O Preservando Nascentes e Municípios é um programa que visa o mapeamento, diagnóstico rápido de áreas e educação ambiental dos moradores. As ações são de longo prazo e por isso que é importante a aceitação e participação dos moradores das comunidades. Nas seis localidades que foram realizadas as atividades 728 pessoas foram assistidas”, disse o coordenador PPNM e diretor de Meio Ambiente da Semear, Waldson Costa em matéria divulgada na pagina da sociedade semear
Com intuito de garantir a manutenção das áreas em processo de recuperação ambiental a Semarh desenvolve ações rotineiras de monitoramento e manutenção das áreas plantadas, utilizando recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNERH) e da boa vontade e compromisso dos proprietários beneficiados.
Projeto adote um Manancial 
Segundo a pagina mantida na internet pelo próprio projeto o projeto nasce 
no I Fórum Sócio-Ambiental de Lagarto e Região Centro-Sul, realizado em Lagarto(SE), de 08 a 10 de junho de 2005, por meio do Ministério  Público do Estado de Sergipe, através da Curadoria do Meio Ambiente e Urbanismo de Lagarto,  culminou com a aprovação de DOCUMENTO DE COMPROMISSOS E DIRETRIZES DE OPERACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS DE LAGARTO  e, dentre estas ,  a realização de ações visando a preservação dos recursos hídricos.
Nesse sentido, o compromisso assumido na preservação dos recursos hídricos, assim foi expresso: 
1) Envolver os discentes na questão ambiental de forma que, como parte integrante da coletividade responsável pela defesa do meio ambiente, possam ter uma atuação verdadeira.
2) Como voluntários, atuar trocando experiências, e no apoio de projetos ambientais, de acordo com nossas condições legais e financeiras. 
3) Conscientizar a comunidade (pais e alunos) através de palestras e teatro para a questão do lixo. Ademais,  em todas as oficinas  realizadas, a temática educação ambiental esteve presente como ferramenta indispensável  à mudança de mentalidades por parte da sociedade e seus diversos segmentos ali representados. 
Como o Ministério Público Estadual, através da Curadoria  do Meio Ambiente e Urbanismo, representado pelo Dr. Antonio  César Leite de Carvalho, já desenvolvera  na região dos povoados Brasília e Jenipapo, ações de  plantio de mudas  para  restauração de cobertura vegetal  com sucesso, tendo ocorrido em 02 de junho de 2006 o plantio em 03 nascentes no Povoado Brasília, com o apoio de centenas de professores, alunos  e cidadãos do Povoado Brasília, além de diversas instituições, gerando perante a opinião pública  em todo o Estado manifestações de apoio, foi proposto pela referida Curadoria em  parceria com instituições de ensino superior e organizações não governamentais a formatação de um projeto amplo que visasse a recuperação de toda a área da sub-bacia do Rio Piauitinga,  pela sua importância para os  municípios de Lagarto, Salgado, Boquim e Estância. Nascia o PROJETO ADOTE UM MANANCIAL, cujo lançamento oficial se deu no dia 25 de setembro de 2006, na sede do Ministério Público Estadual, em Aracaju, capital de Sergipe.
Segundo o Secretario Estadual do meio Ambiente Genival Nunes em entrevista ao site infonet o projeto contou com duas fases e que : “O projeto é realizado ao longo do rio Piauitinga,a pois esse é o único afluente de água potável da bacia do rio Piauí, os demais possuem água salubre”, e que a segunda edição do projeto pretende aumentar a área recuperada. “O primeiro projeto atingiu uma área de 418 km², nessa segunda fase, iremos recuperar nascentes de riachos em Boquim, Estância, Lagarto e Salgado, para isso haverá investimentos de mais de R$ 985 mil” salientou o secretario.
Como vimos aqui há uma grande preocupação no Ministério Publico para com o meio ambiente em nosso estado e nesse projeto fica claro seu empenho em não só implantar politicas para a manutenção desses mananciais mas também conscientizar a população e as escolas sobre a importância de tal projeto e da manutenção dos mananciais assim fazendo com que a sociedade também participe desse projeto com isso concretizando a educação ambiental desse projeto.
Projeto Aguas de Sergipe
Foi um projeto cujo qual teve importância no estado Sergipe por ser bem visto com bons olhos pelo Banco Mundial no qual mandou recursou para a idealização desse projeto, segundo Géssica Souza coordenadora de comunicação do MP-SE em matéria publicada na pagina do Ministério Publico do estado na internet O projeto tem como objetivo aumentar o acesso à água potável e saneamento na bacia mais populosa do Estado, reduzir a poluição, promover a agricultura mais eficiente e melhorar a capacidade hídrica de Sergipe. Através dos recursos, o Governo do Estado vai garantir qualidade da água, proteção dos mananciais, regularizar e garantir a diminuição de perdas da água na irrigação, coleta e tratamento do esgoto e tratamento de resíduos sólidos. E que o ‘Projeto Águas de Sergipe’ é visto como projeto modelo pelo Banco Mundial, por tratar a água de forma integrada”, destacou o Superintendente de Recursos Hídricos do Estado de Sergipe.
Conclusão 
Apesar de ter projetos de grande relevância no estado para a manutenção dos recursos hídricos não se ver ainda concretizado a preocupação de trazer a importância de nossos recursos hídricos para as nossas escolas, e ainda segundo Vera Cardoso ela afirma que essa atuação das escolas fica a critério da coordenação pedagógica de cada escola nas quais através dos projetos citados buscam sensibilizar os alunos e fazer com que eles participem do mesmo.
Com isso fica claro a deficiência dessa matéria no nosso estado e a falta de preparo não só da secretaria do meio ambiente mas como também da secretaria de educação por não concretizar a politica de educação ambiental em nossas escolas. Vera Cardoso afirmou que ainda sonha com uma regulamentação de uma lei estadual de educação ambiental.
http://www.mpse.mp.br/NoticiaExibir.aspx?id=6670 
http://www.sociedadesemear.org.br/?pg=noticia&idNoticia=756 
http://www.semarh.se.gov.br/comitesbacias/modules/tinyd0/index.php?id=20
http://www.adoteummanancial.org.br/http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=117370&titulo=cidade

Outros materiais