saude ambiental unidade dois segundo semestre unip
3 pág.

saude ambiental unidade dois segundo semestre unip

Pré-visualização3 páginas
Pergunta 1
0 em 0,5 pontos
	
	

	
	A água pode ser encontrada na superfície terrestre, dependendo da temperatura e pressões atmosféricas, em seus três estados: sólido, líquido e gasoso. Contudo, a água pura não é facilmente encontrada, uma vez que diversas substâncias se misturam a ela com certa facilidade. Um exemplo é a água da chuva que, ao cair no solo, traz as impurezas do ar nela dissolvidas. Uma das importantes propriedades da água é a capacidade de dissolver outras substâncias. Assim, de forma geral, a água é considerada solvente universal, porque é capaz de dissolver grande parte das substâncias conhecidas.
Algumas substâncias podem alterar a cor, o cheiro ou o sabor da água, algo que não deve ser comum. A água pode ser encontrada nos três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) em temperatura e pressões normais da superfície do globo terrestre. Em relação às propriedades da água, leia atentamente as afirmativas abaixo e some os pontos colocados ao final de cada sentença verdadeira:

 
I - Em relação à densidade da água, é possível que a superfície de um rio seja congelada enquanto o interior desse permanece no estado líquido, pois a densidade da água é maior que a do ar. (5)
II - É correto dizer que a temperatura da água muda rapidamente, indicando que poucas quantidades de calor terão de ser empregadas para que uma massa de água sofra pequenas elevações de temperatura. (1)
III - A tensão superficial da água resulta da atração forte entre as moléculas de água, a qual permite que um pequeno mosquito flutue na superfície de um lago. (2) 
IV - A alta viscosidade da água permite que os movimentos do corpo humano no interior de uma piscina sejam identificados. (3)
V - É possível que gases se dissolvam na água, bem como minerais, pois a água pode ser considerada um solvente universal. (7)

 
A somatória dos pontos corresponde a:
	
	
	

	
		Resposta Selecionada:
	e. 
5

	Respostas:
	a. 
16

	
	b. 
17

	
	c. 
10

	
	d. 
6

	
	e. 
5

	
	
	

Pergunta 2
0 em 0,5 pontos
	
	

	
	A Carta das Intenções de Ottawa definiu Promoção da Saúde como: \u201cprocesso de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e de saúde, sendo que essa deve ser motivada a participar no controle de todos os processos\u201d. Além disso, para que a definição de saúde atinja os níveis de completo bem-estar físico, mental e social, é importante que a comunidade tenha aspirações, consiga satisfazer suas necessidades e seja capaz de modificar favoravelmente o meio ambiente. Contudo, essa Carta demonstra que a saúde não pode ser considerada um objetivo de vida, mas sim um recurso para ela, enfatizando que a saúde depende dos recursos sociais e pessoais, bem como da parte física. Dessa forma, quando pensamos em Promoção da Saúde, temos que extrapolar a ideia de trabalhar somente o setor de saúde, ou seja, para que o indivíduo seja saudável, ele precisa ter um estilo de vida saudável, um bem-estar que atinja todas as esferas da sua vida. Ainda em relação à Carta de Ottawa, existem cinco pilares que regem o significado das ações de Promoção da Saúde. Assim, leia atentamente as afirmativas abaixo e observe quais são verdadeiras ou falsas:

 
I - O Primeiro Pilar é o da Construção de Políticas Públicas Saudáveis, em que os políticos devem ter a saúde como prioridade no governo. 
II - O Segundo Pilar é a Criação de Ambientes Favoráveis, permitindo que a Promoção da Saúde trabalhe ações comunitárias para a melhoria das condições de vida. A participação popular na saúde deve ser encorajada.
III - O Terceiro Pilar é o Reforço da Ação Comunitária, em que a população deve ser estimulada a ter uma visão socioecológica da saúde, encorajando a comunidade para cuidar dela mesma, do outro e do meio ambiente. 
IV - O Quarto Pilar é o Desenvolvimento Habilidades Pessoais, em que deve existir um apoio ao desenvolvimento pessoal e social através da educação, incentivo de habilidades e informação, favorecendo maior controle sobre a saúde e sobre o meio ambiente.
V - O Quinto Pilar é a Reorientação dos Serviços de Saúde, em que os serviços de saúde devem compartilhar os trabalhos de Promoção da Saúde entre comunidade, trabalhadores de saúde e instituições de saúde, privadas ou não. A atenção ao indivíduo deve ser global e integral.

 
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	

	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, III e IV.

	Respostas:
	a. 
I, IV e V.

	
	b. 
II e III.

	
	c. 
I, III e V.

	
	d. 
I, III e IV.

	
	e. 
IV e V.

	
	
	

Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	

	
	Além das Conferências Internacionais, nosso país conta com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SSV), a qual foi criada para diminuir a fragmentação de todas as ações, colaborando para que ocorresse uma organização adequada. Essa Secretaria determina meta anual para o controle e prevenção de doenças em todas as esferas de governo, garantindo o acesso da população aos serviços de saúde, diminuindo a morbimortalidade e, por fim, aumentando a qualidade de vida das pessoas. Além disso, para colaborar no processo e educação em saúde (voltado para o tema meio ambiente) foi criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Dentre as estratégias de ação da Vigilância Sanitária estão: 

 
I - A Regulamentação dos procedimentos de serviços e produtos de interesse da saúde pela elaboração de leis, decretos, portarias e normas técnicas baseadas nos riscos sanitários à saúde da população, a fim de determinar diretrizes, além de organizar serviços e práticas da vigilância em saúde. 
II - A Comunicação e Educação em Saúde, pois são essenciais para as ações com foco em problemas sanitários encontrados em empresas e/ou estabelecimentos, esclarecendo suas responsabilidades sanitárias, bem como a conscientização e participação da sociedade nesse processo;
III - A Articulação e Integração com diversos órgãos que podem ou não ter ação direta com a saúde;
IV - A Inspeção e estratégia de mercado são utilizadas para que as ações da Vigilância Sanitária sejam sustentadas, desfavorecendo o conhecimento real da problemática que afeta a saúde da população.

 
Estão incorretas as alternativas:
	
	
	

	
		Resposta Selecionada:
	a. 
IV

	Respostas:
	a. 
IV

	
	b. 
I, II e III

	
	c. 
II

	
	d. 
I, II e IV

	
	e. 
I, II, III e IV

	Feedback da resposta:
	Alternativa correta: A
Justificativa: Somente a alternativa IV está incorreta. A Vigilância Sanitária utiliza como estratégia de ação a inspeção e autuação. Além disso, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) foi criada para diminuir a fragmentação de todas as ações, colaborando para que ocorresse uma organização adequada do órgão e, consequentemente, do SUS.

	
	
	

Pergunta 4
0 em 0,5 pontos
	
	

	
	Durante a evolução social do homem, esse passou a utilizar os recursos naturais sem pensar nas gerações futuras, ou mesmo, sem pensar nas consequências do uso abusivo dos recursos sobre a sua saúde. Na era primitiva, esses recursos não custavam nada (financeiramente) e ainda estavam disponível com certa abundancia a todos que necessitavam deles. Mas atualmente, esse quadro mudou. A sociedade evoluiu e o crescimento populacional favoreceu à escassez desses recursos, comprometendo o utilização desses. Assim, o homem passou a pagar pelo uso de alguns desses recursos. Por exemplo, para que tenhamos água potável (água própria para o consumo) em nossa residência, temos que pagar por ela. Refletindo sobre o que foi descrito anteriormente, assinale a afirmativa correta:
	
	
	

	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O pagamento do recurso natural evita seu desperdício.

	Respostas:
	a.
O pagamento do recurso natural nos dá o direito de usá-lo sem pensar no quanto podemos desperdiçá-lo.

	
	b. 
O pagamento do recurso natural não está associado à sua escassez.

	
	c. 
O pagamento do recurso natural evita seu desperdício.

	
	d.
Campanhas educativas favorecem