Buscar

Trabalho pre fabricados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
CLEIBER CAMPOS PEREIRA
CONSTRUÇÕES COM PRÉ-FABRICADOS
CAMPINA GRANDE - PB
2015
CURSO DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO
Pesquisa: Construções com pré-fabricados
Cleiber Campos Pereira
 
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada pela Professora Gardênia Lustosa, no curso de Tecnologia da Construção de Edifício.
 
Campina Grande-PB
23 de Fevereiro de 2015
Sumário 
1 – Introdução.................................................................................. 3
2 – Objetivos.................................................................................... 4
 2.1 – Objetivo Geral.................................................................. 4
 2.2 – Objetivo Específico.......................................................... 4
3 – Justificativa................................................................................ 4
4 – Revisão teórica.......................................................................... 5 
 4.1 – Imagem 01- Planilha de construção................................ 6 
5 - Metodologia................................................................................ 7 
6 - Cronograma................................................................................ 8 
7 - Bibliografia.................................................................................. 9 
 
 
1 - Introdução 
Muito se discute sobre as vantagens e as desvantagens na utilização de peças pré fabricadas no processo de construção civil. Ainda são feitas diversas análises em relação a qualidade do material, seu processo de montagem e seu conforto após a conclusão da obra. 
Porém, é claro para todos aqueles que trabalham na construção civil que a utilização desse sistema é cada vez mais aceito em projetos, sejam eles grandes ou pequenos. 
A maior qualidade de organização logística de projetos, a diminuição de resíduos no local de construção, um menor desperdício de materiais, uma menor margem de erro com gastos adicionais, são algumas das vantagens defendidas no uso dessa tecnologia. 
Neste trabalho, serão expostos e discutidos os benefícios em relação a otimização e diminuição do tempo de construção, através de comparações entre a utilização de tecnologias construtivas (pré moldados) e de sistemas convencionais. 
 
2 - Objetivos 
2.1 - Objetivo Geral 
A análise do tema relacionado a inovações nos processos construtivos, utilizados atualmente na construção civil de grande, médio e pequeno porte, tem como objetivo avaliar como as novas tecnologias inseridas no mercado podem contribuir para uma melhor organização e uma maior fluidez no ambiente de trabalho. 
Pode-se verificar através desta análise que projetos consistentes na utilização de pré moldados possuem certos benefícios em relação a utilização de sistemas convencionais. 
2.2 - Objetivo Específico 
Com um enfoque na otimização do tempo de construção através de uma melhor qualidade na gestão de logística, maior garantia de cumprir o cronograma, menor rotatividade de mão de obra, maior organização do canteiro de obras, dentre outros ,é possível expor a cerca das qualidades na utilização de sistemas pré fabricados. 
 
3 - Justificativa 
O processo construtivo que se utiliza de técnicas de modelagem de peças estruturais e de vedação in loco na construção civil vem sendo praticado desde o inicio do século XX. E o desenvolvimento e aprimoração dessas técnicas possibilitaram a construção de inúmeros edifícios de maneira rápida e eficaz. 
Até hoje, o uso de fôrmas e concretagem in loco é muito escolhido em projetos, porém percebe-se entre as empresas e profissionais da área de infra-estrutura construtiva um aumento na preferência do uso de peças pré moldadas. 
Isso é evidenciado em obras de grande e médio porte que não dispõe de muito tempo para a realização do projeto. Conclui-se que a gestão do canteiro de obras é facilitada e que os prazos são mais respeitados. 
Portanto, faz-se necessário uma boa análise técnica que envolva diversos fatores a fim de esclarecer as vantagens e as desvantagens no uso de tecnologias convencionais e métodos inovadores. 
Pode-se analisar, por exemplo, o custo da matéria prima, o custo de mão de obra qualificada e especializada, o transporte, a qualidade e o conforto do material após o término da obra, e finalmente a comparação entre o tempo de execução, que é o fator totalmente influente em várias destas e de outras áreas que compõe a realização do projeto civil. 
Sendo assim, explorar sobre a utilização de peças pré fabricadas, se torna uma análise relevante para o esclarecimento no uso de uma tecnologia cada vez mais presente na engenharia. 
4 – Revisão teórica 
A Masb Desenvolvimento Imobiliário construiu em Belo Horizonte um empreendimento residencial formado por três torres, com 13 pavimentos cada, sendo três subsolos, térreo e nove pavimentos superiores. A construtora fez um comparativo entre a estrutura moldada in loco com alvenaria de vedação cerâmica e um sistema industrializado com painéis pré-moldados de concreto. 
O sistema envolveu painéis pré-moldados de fachada, paredes, divisórias, pré-lajes e peças especiais, como pré-vigas e escadas. Todas as peças foram fabricadas no canteiro e montadas com auxílio de grua. De acordo com Alexandre Carceroni, superintendente de obras da Masb, um dos fatores decisivos na escolha foi a redução de mão de obra para atividades críticas como supra-estrutura, vedação e revestimentos. “As obras hoje estão descolando dos custos planejados, o valor da mão de obra está subindo muito. Com esse sistema, o domínio de cada etapa fica mais na nossa mão”, comenta o engenheiro. 
4.1- Imagem 01 - Planilha de construção
 A seguir podemos ver e comparar os resultados em planilhas: 
Imagem 1 – Planilha da construção, postadas no blog http://construcaocivilpet.wordpress.com, em 01 de setembro de 2012.
Mesmo custando cerca de 3,9% a mais, a obra feita com estrutura pré-moldada apresentou vários benefícios além do menor gasto com a mão-de-obra, obtivesse reduzida quantidade significativa de resíduos sólidos no campo, maior rapidez na conclusão da obra e facilidade nas instalações elétricas, já que no pré-fabricado os locais para as instalações já vem prontas. 
O alto custo é principalmente devido ainda ao fato de poucas indústrias produzirem o pré-moldado, mas como tempo é dinheiro, conforme as construções começarem a utilizar mais o pré-moldado, criando uma alta demanda dessas peças, várias indústrias e empresas começarão a se especializar na construção das peças pré-moldadas. 
Segundo a revista FAE – Business (2007, n° 10 p. 22): “Com a otimização dos recursos, a obra passa a ter outro enfoque, beneficiando-se do ganho de tempo, de produtividade, redução de gastos com o canteiro de obras e, principalmente, da gestão do fluxo de caixa e redução dos custos indiretos. Enquanto o sistema convencional exige maior dedicação e em geral preocupasse com o incremento no custo final do projeto, o sistema pré-fabricado reduz as perdas e agrega valor ao produto final.” 
Podemos mais uma vez observar que sem dúvida o uso do pré-moldado na construção civil veio para ficar, ganha mais força com o passar dos anos, com a especialização das indústrias, diminuição dos preços dificilmente veremos a construção moldada in loco em grandes e médias construções. 
5 - Metodologia 
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida através do levantamento de diversos tipos de dados sobre diferentes inovações nos processos construtivos, sendo estes escolhidos através de diversos métodos de pesquisa. 
Antes de começarmos, foi feita uma pesquisa mais superficial sobre diversos assuntos da engenharia civil para que fosse escolhido um tema mais ligado às
questões atuais, às inovações tecnológicas da construção e à evolução da engenharia civil e suas técnicas. Feito isso foi escolhido um tema que aborda muito bem uma grande questão atual, o uso de peças pré fabricadas. 
Para a produção dessa projeto, inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória, para se compreender melhor sobre os novos métodos utilizados na construção civil. Nessa pesquisa foi usada a leitura seletiva com a finalidade de selecionar os dados relevantes a serem pesquisados, feito isso decidimos aprofundar mais sobre o tema: estudo da viabilização e utilização de peças pré-fabricadas na construção civil. 
Decidido o tema foi feita a pesquisa teórica sobre as estruturas pré-fabricadas e sistemas convencionais, nesta etapa de pesquisa realizamos a leitura crítica para destacarmos os pontos principais e analisarmos o conteúdo da pesquisa, para levantarmos seus dados como: suas histórias, o que são, como são utilizadas, onde são utilizadas, suas vantagens e desvantagens. Com os dados obtidos foi possível realizar uma comparação entre esses tipos de estruturas. 
Nossa pesquisa foi baseada em site de engenharia e construção civil monografia e em alguns artigos que foram publicados em alguns sites e na empresa que produz pré-fabricados em Campina Grande-PB. 
Após todas as etapas de pesquisa e leitura foi possível fazer o processamento, a comparação e a elaboração desses para a confecção do projeto de pesquisa.
6 - Cronograma 
	Dezembro-2014
Levantamento de assuntos da engenharia civil 
Decisão do tema 
Levantamento bibliográfico
	Janeiro-2015
Projeto 
Levantamento de dados sobre inovações nos processos construtivos 
Início da confecção do projeto 
Processamento, análise dos dados obtidos Elaboração de dados
	Fevereiro-2015
Levantamento de dados sobre a viabilização e utilização de peças pré fabricadas na construção civil 
Confecção do projeto 
Revisão do projeto 
Término do projeto 
Entrega
7- Bibliografia
As fontes utilizadas nessa pesquisa são compostas de artigos, monografias e sites técnicos. Seguem os endereços abaixo:
http://construcaocivilpet.wordpress.com
 em 01 de setembro de 2011 
http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v10_n1/siste ma%20convencional.pdf
http://www.set.eesc.usp.br/cadernos/pdf/cee33_01.pdf monografia:
http://www.cecc.eng.ufmg.br/trabalhos/pg1/Monografia%20Dioni%2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais