Buscar

DA PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS

Prévia do material em texto

PROCESSO CAUTELAR (Livro III, CPC – arts.796/889)
DOS PROCEDIMENTOS CAUTELARES EM ESPÉCIE
3 DA PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS (arts.846/851)
3.1 Cabimento
 A medida cautelar de produção antecipada de provas tem cabimento quando alguém precisar preservar “prova” (interrogatório da parte, inquirição de testemunhas, e exame pericial), em razão de fundamentado temor de que esse possa vir a desaparecer pelo decurso do tempo (periculum in mora)
Para Carlos Roberto de Queiroz Junior, a medida de produção antecipada de provas pode ser preparatória, preventiva ou incidental ao processo principal. Esta última modalidade, porém, não é considerada pela grande maioria da doutrina como processo cautelar autônomo, e sim, como simples incidente, que, no entanto, possui caráter de preservação da prova.
3.2 Procedimento 
O rito dessa media varia de acordo com a natureza da prova a ser produzida; tratando-se de interrogatório da parte e/ou inquirição de testemunhas, deve-se observar a norma do parágrafo único do art.848 do CPC; tratando-se da realização de perícia técnica, deve-se observar o disposto no art.850. de forma geral, pode-se resumir o procedimento da seguinte forma:
I – Petição Inicial (arts.282 e 283)
Obs:
além dos requisitos dos artigos acima, a petição inicial deve conter justificativa sumária da necessidade de antecipação e mencionar co precisão os fatos sobre os quais há de recair a prova;
formados os autos, estes vão conclusos para o juiz que poderá: 1)determinar que o autor emende a inicial no prazo de dez dias (art.284,CPC); 2)não recebe-la, extinguindo-se o feito (art.267 e 295); 3) recebe-la, deferindo a produção da prova; seja designando perito judicial, facultando à parte a nomeação de assistente técnico e apresentação de quesitos, quando a prova envolver exame pericial; seja designando para a oitiva das testemunhas e/ou interrogatório da parte.
II – Citação (arts.213 ss, CPC)
Obs: nesse procedimento o interessado é citado para acompanhar o colhimento da prova, podendo oferecer “impugnação” quanto à legitimidade do requerente e/ou o não-cabimento da medida. Todavia, não lhe é lícito levantar discussão sobre a matéria da ação principal.
III – Produção de Prova Pericial (art.850)
Obs: citado, ao interessado é facultado o direito de, no prazo de cinco dias, indicar assistente técnico e apresentar quesitos (art.421, CPC).
IV – Audiência (art.848, parágrafo único)
Obs: designada audiência, o juiz determinará a intimação do interessado para prestar depoimento, quando for o caso, ou acompanhar a oitiva de outras testemunhas arroladas pelo requerente.
IV – Sentença (art.358 e 362, CPC)
Obs: a sentença proferida nessa ação NÃO AVALIA PROVA PRODUZIDA, apenas atesta a regularidade de sua colheita. Os autos devem permanecer em cartório sendo lícito às partes requererem a extração de certidões ou de carta de sentença.
Registre-se que o Ministério Público deve ser intimado a intervir sempre que se caracterize alguma das hipóteses previstas no art.82 do CPC.
3.3 Foro Competente
Considerando-se que, em geral, essa medida tem caráter preparatório, ao se procurar determinar sua competência se deve atentar para as normas que disciplinam a competência da ação principal (art.800, CPC). Havendo necessidade de medida urgente, esta poderá ser ajuizada fora do foro competente, a fim de facilitar sua efetivação (arts.798 e 799, CPC).
3.4 Questões a serem respondidas pelo requerente
quais os fatos que justificam a urgência do pedido?
Sobre exatamente quais fatos há de recair a prova?
Onde podem ser encontradas as pessoas a serem ouvidas?
Onde pode ser encontrado o bem a se periciado?
Qual será a ação principal?
3.5 Documentos 
O requerente deverá oferecer, em cópia autenticada os seguintes documentos:
Qualquer documento de identidade
Qualquer documento que prove a urgência da medida, tais como atestado médico, passagem, notificação etc
Rol de testemunhas, quando pertinente (nome, endereço e profissão)
3.6 Valor da causa
 O valor da causa deve expressar o valor econômico do pedido, isto é, se esse envolver agum bem em especial, o valor desse será o parâmetro para a fixação do valor da causa. Entretanto, se a questão de fundo não envolver negócio com valor patrimonial imediato, o requerente, ciente da obrigatoriedade da atribuição de valor à causa (art.258, CPC), tem autonomia para fixa-lo segundo critérios subjetivos próprios, desde que compatível coma as circunstâncias gerais do caso.
3.7 Despesas
Não constando da petição inicial requerimento de justiça gratuita, o requerente, antes de ajuizar a medida, deve proceder ao recolhimento das custas processuais que, de regra, envolvem taxa judiciária, o valor devido pela juntada do mandado judicial e as despesas com diligências do oficial de justiça.
3.8 Modelo (medida requerendo exame pericial 
Luciano de Tal................................, vem a presença de Vossa Excelência propor medida cautelar de produção antecipada de prova, observando-se o procedimento especial indicado no art.580 do Código de Processo Civil, em face de Construtora Siclano de Tal LTDA............, pelos motivos de fato e de direito que a seguir expõe:
1. A requerida é responsável por uma obra que está sendo realizada em propriedade próxima à residência do autor. Na referida obra, a requerida tem usado máquinas pesadas que provocam temores no solo. Tais tremores provocaram graves rachaduras no imóvel do requerente.
2. Embora a casa do requerente seja velha, sempre foi muito sólida, porém após o início das obras começaram a aparecer rachaduras nas paredes. Com o passar dos dias, as rachaduras foram piorando, causando a queda parcial do forro da sala e da cozinha, destruindo móveis e colocando em risco toda a construção.
3. A Defesa Civil visitou o imóvel e determinou que o requerente e sua família o desocupem imediatamente, vez que esse precisa ser demolido, em razão de seu possível desabamento colocar em risco outros imóveis vizinhos.
4. A necessidade de desocupação do imóvel está a exigir a presente medida, com escopo de que perito nomeado por esse douto juízo faça uma análise sobre a origem dos danos advindos ao imóvel do requerente, visto que, sua demolição pela Defesa Civil inviabilizará a correta apuração das causas que provocaram os danos
Ex positis, considerando que a pretensão do requerente encontra arrimo nos arts.846 ss do CPC, requer:
a) a citação da requerida, na pessoa de seu representante legal, para que acompanhe a presente medida, podendo, se quiser, apresentar no prazo legal, impugnação, indicar assistente técnicos e quesitos, sob pena de sujeitar-se aos efeitos da revelia;
b) seja deferida a produção antecipada de prova pericial, nomeando esse douto juízo perito de sua confiança a fim de que proceda o trabalho, devendo ser orientado a responder os quesitos apresentados em anexo, bem como esclarecer outras questões que surjam no decorrer dos trabalho.
a homologação do presente medida, declarando-se a regularidade formal da prova produzida, fazendo-se constar, ademais, que o requerente pretende ajuíza, no prazo legal ação de indenização por perdas e danos.
Provará o que for necessário, usando de todos os meios permitidos em direito, especialmente pela juntada de documentos, oitiva de testemunhas, perícia técnica e depoimento pessoal dos representantes legais da requerida.
Dá ao pleito o valor de R$ 27.000,00 (vinte e sete mil reais)
Temos em que
Pede Deferimento
Campo Grande..............
ANEXO I
É possível estabelecer a idade da construção?
o imóvel encontra-se embargado pela Defesa Civil? No caso positivo, qual o motivo?
O imóvel do requerente encontra-se de fato em via de desabar?
É possível estabelecer o origem dos problemas do imóvel?
Possível desabamento do imóvel do requerente coloca em risco os imóveis próximos
No casode demolição do imóvel do requerente, será possível a construção de novo prédio? Quais seriam os custos, tornando-se como parâmetro o tamanho do imóvel atual do requerente?
É possível salvar o imóvel? Como? Quanto custaria tal obra?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes