Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Objetiva 1   Sociedade & Contemporaneidade

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação Objetiva 1 – Sociedade & Contemporaneidade
1- Assinale a alternativa que NÃO condiz com as características da cultura associada às novas mídias e à sociedade do conhecimento e da informação?
 
	
	Autonomia e criatividade;
	
	
	
	Empoderamento e visibilidade;
	
	
	
	Compartilhamento e individualização;
	
	
	
	Passividade e alienação;
	
	
	
	Participação e colaboração;
	
	
2- Quando falamos em Redes Sociais é importante levarmos em conta que redes sociais sempre existiram, porém antes do advento das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), sobretudo a Internet, essas redes eram analógicas e presenciais. As redes sociais nas quais convivíamos e interagíamos envolviam vizinhos, colegas de trabalho, de escola, de clube e de bairro, por exemplo. Hoje, essas redes são digitais e associadas aos códigos que distinguem a era digital. Criam-se assim novos espaços de sociabilidade, agora on-line.
No que diz respeito às características desse novo espaço de interação mediado pela tecnologia qual alternativa abaixo não corresponde a características das redes sociais digitais.
	
	A) Redes sociais são espaços de sociabilidade que, por suas características contribuem para tanto para acelerar a velocidade de interação entre as pessoas, quanto para dar visibilidade aos indivíduos e as relações sociais hoje.
	
	
	
	B) Redes sociais constituem-se em espaços públicos que invertem a lógica tradicional de relação entre o que é público e o que é privado, pois as redes sociais trazem o privado para o público e não o inverso, como ocorria com as mídias tradicionais (rádio, televisão, jornal).
	
	
	
	C) Redes sociais criam uma nova forma de cultura na convergência entre o social e o tecnológico, um espaço simbólico que reúne pessoas em torno de interesses comuns, comunidades virtuais independentes da distância física.
	
	
	
	D) Redes sociais são instrumentos tecnológicos que, por suas características inerentes, geram necessariamente uma sociabilidade associada a alienação, desencantamento e individualismo na relação entre os seus usuários.
	
	
	
	E) Redes sociais fomentam uma nova subjetividade (contemporânea), em que os atores sociais criam performances on-line, auto narrativas, que por vezes acabam tornando-se produtos a serem consumidos por outros usuários da rede.
	
	
3- A geração digital, que se distingue radicalmente das gerações de todos os tempos, vem desencadeando transformações na educação, especialmente, porque:
 
I- Cresceram em um ambiente digital e, por isso, eles contam com a velocidade;
II- Estão acostumados a respostas instantâneas, ininterruptamente;
III- Eles têm na ponta dos dedos, acesso à boa parte do conhecimento do mundo. Para eles, o aprendizado deve acontecer onde e quando quiserem;
IV- Para a geração Internet, ir a uma aula expositiva de um professor em um lugar e horário específicos, em uma sala na qual eles são receptores passivos, parece estranhamente antiquado, ou até totalmente inapropriado;
 
Assinale a alternativa correta:
	
	a) Estão corretas as afirmativas I, II e III.
	
	
	
	b) Estão corretas as afirmativas I e IV.
	
	
	
	c) Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
	
	
	
	d) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
	
	
	
	e) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
	
	
4- O sociólogo Manuel Castells, na esteira da produção teórica de inúmeros cientistas sociais concebe as relações sociais como relações de poder e dominação, de um indivíduo sobre o outro, de um grupo sobre outro, de uma etnia sobre a outra e assim por diante. Castells debruça-se a estudar como as tecnologias modificam essas relações de poder que constituem as sociedades, ou seja, estuda como as transformações na forma como nos comunicamos e como a informação hoje circula, incide sobre a reprodução ou não dessas relações de poder e de dominação. 
Nesse sentido é incorreto afirmar que:
	
	A) O controle total da informação exercido pelos meios de comunicação de massa, como jornais, rádios e televisões hoje, são centrais para a manutenção das relações de poder e dominação vigentes.
	
	
	
	B) Há uma relação direta entre informação e poder. Na Sociedade em Rede, mudam as relações de poder, pois quem controla a comunicação, controla o poder. A comunicação legitima simbolicamente o controle exercido pela força física (Estado- polícias/ exército).
	
	
	
	C) A dominação a que se refere Castells se dá de duas formas: pela força física/violência física (sobretudo do Estado) e pela tentativa de ¿controlar¿, moldar o imaginário, a subjetividade das pessoas (violência simbólica).
	
	
	
	D) Com o advento das novas mídias interativas (internet) mudam radicalmente as formas de comunicação e de controle da comunicação, mudam as formas tradicionais de exercício do poder, colocadas em cheque pelo acesso universal a informação.
	
	
	
	E) A universalização da informação, baseada hoje em redes horizontais de comunicação interativa, democratiza as relações sociais pois a informação é fonte de poder, sobretudo hoje quando é geradora de valor (lucro).
	
	
5- O sociólogo polonês Zigmund Bauman conceitua a sociedade atual como uma Sociedade Líquido-moderna, esta é uma metáfora para entender as características do nosso tempo e da sociedade contemporânea. Manuel Castells por sua vez utiliza o conceito de Sociedade em Rede, rede dinâmica.
São dimensões do conceito de Rede Dinâmica:
I- A demanda por autonomia dos indivíduos na relação com a sociedade, pois a cultura associada as caraterísticas das novas mídias, é a cultura da autonomia que rompe com a dependência e empodera os agentes.
II- A visibilidade dos fenômenos sociais, cujos fatos são registrados e compartilhados em tempo real por mídias cada vez mais sofisticadas e complexas, transformando relações primárias em relações secundárias.
III- Um padrão de comunicação do tipo todos com todos, que complexifica as interações entre as pessoas e grupos, cuja interconexão de informações se dá através de compartilhamentos diversos e em tempo real.
IV- A previsibilidade e estabilidade dos fenômenos sociais, potencializada pelo acesso universal a informação que hoje é socializada e disseminada em tempo real.
 
Assinale a alternativa correta: 
 
	
	a) Estão corretas as afirmativas I, II e III.
	
	
	
	b) Estão corretas as afirmativas I e IV.
	
	
	
	c) Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
	
	
	
	d) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
	
	
	
	e) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
	
	
6- Quanto à ideia de indivíduo autônomo, na sociedade líquida-moderna isso significa:
I- Ser responsável pelos seus sucessos e pelos seus fracassos.
II- Não ter opção, ter de ser autônomo, pois as tecnologias e a própria sociedade do consumo impõem essa necessidade.
III- Conhecer-se, apoderar-se de si mesmo, de suas capacidades e incapacidades.
IV- Ter flexibilidade e capacidade para assumir riscos.
 Assinale a alternativa correta: 
	 
	a) Estão corretas as afirmativas I, II e III.
	
	
	
	b) Estão corretas as afirmativas I e IV.
	
	
	
	c) Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
	
	
	
	d) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
	
	
	
	e) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
	
	
7- Quanto à crise das identidades na contemporaneidade podemos aferir que:
 I- As velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado.
II- Tem origem no impacto das mudanças associadas ao processo de globalização, que “desloca” estruturas e processos centrais das sociedades modernas  abalando os quadros de referência que forneciam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.
III- É fruto do processo
Página12