Buscar

Rasgai vossos corações não vossas vestes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rasgai vossos corações não vossas vestes
Amados irmãos e irmãs, a igreja mais uma vez nos convida a viver o tempo quaresmal, tempo este que nos preparamos para celebrar a grande vitória de Cristo sobre a morte, somos chamados a viver um tempo de oração, jejum e caridade. Mas o profeta Joel nos exorta a rasgar nossos corações diante desse Deus que escuta nossa prece e nosso clamor, muitos têm rasgado as vestes, demonstrando viver um faraísmo, de nada adianta fazer jejuns, abstinências se o coração humano estiver longe de Deus. 
O povo de Israel, por exemplo, se queixava diante de Deus, no Antigo Testamento: "Por que foi que jejuamos e tu nem olhaste? Nós nos humilhamos totalmente e nem tomaste conhecimento", ao que o Senhor respondeu pela boca do profeta Isaías: "Acontece que, mesmo no dia de jejum, só cuidais dos vossos interesses e continuais explorando os trabalhadores. Acontece que jejuais criando caso, brigando e esmurrando" (Is 58, 3-4). Assim, mais do que abster-se de comida, é importante fazê-lo "como é necessário, ou seja, com alegria interior; e para o que é necessário, ou seja, para a glória de Deus, não para a sua glória pessoal".
Ao contrário, aquilo que se faz externamente: jejuns, orações e esmolas, deve ser o resultado de uma verdadeira conversão interior, de um autêntico voltar-se a Deus. "Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes" (Jl 2, 12-13). O significado do jejum e da abstinência está profundamente ligado àquelas palavras do Deuteronômio: "Não só de pão vive o ser humano, mas de tudo o que procede da boca do Senhor" ( Dt 8, 3). O cristão penitente deixa de usufruir das criaturas, se priva de finos manjares e boas bebidas que, em si, nada tem de ilícitos, porque quer voltar o coração ao seu Criador. Dizendo "não" aos prazeres permitidos, ele também fortalece a sua alma para rejeitar os prazeres proibidos e oferece, com o seu sacrifício, uma reparação a Deus pelos seus pecados.
"Rasgai o coração, e não as vestes", diz o profeta. Que, nesta Quaresma, sejamos capazes de chorar as nossas faltas, que tanto ofendem ao Coração de Deus, e que nossas penitências sejam todas realizadas com espírito de amor e com o espírito dos santos, que abraçavam qualquer sofrimento e carregavam qualquer cruz só para consolar o Sacratíssimo Coração do seu Deus.
Uma santa e penitente Quaresma a todos!

Outros materiais