A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
antropologia clássica, texto Idéia Básica de Etnocentrismo

Pré-visualização | Página 1 de 1

Idéia Básica de Etnocentrismo
 Mesmo depois de uma longa evolução, no que se diz respeito à ideologia de que não existem culturas superiores, se perpetua a relação de destacamento de conteúdos, muitas vezes denominados superiores aos do próprio meio social.
 Por muitas vezes ouvimos pessoas destacando como sendo superiores, estilos musicais, cantores, cineastas, atores internacionais aos nacionais. É comum escutar uma pessoa dizendo que seu determinado gosto musical é melhor do que o de outra pessoa, ou que os filmes americanos são melhores em vista dos demais, mesmo sem ter um conhecimento sobre os diversos recursos e formas culturais diferentes da sua.
 Portanto, ainda pode ser normal absorvermos do meio em que vivemos alguma forma de discriminação, por destaque de diferentes preferências de cada indivíduo, dando a idéia de superioridade sobre os demais estilos ou culturas. 
 Um campo a ser destacado em nossa sociedade que ‘’engatinha’’ e se contorce para equilibrar as relações sociais diante o extenso campo da mídia e a propaganda, para aprofundar mais ao tema precisamos de um estudo aprofundado em sociologia e antropologia.