Buscar

AVALIAÇÃO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: GEOLOGIA GERAL
PROFESSOR ANTONIO DE OLIVEIRA GOMES NETO
FILIPE EUGÊNIO RODRIGUES SILVESTRE
AVALIAÇÃO DE GEOLOGIA GERAL
FORTALEZA
2018
Questão 1: Discorra sobre:
Geocentrismo X Heliocentrismo
Os filósofos da antiguidade buscavam explicar os movimentos feitos pelos astros, com isso Cláudio Ptolomeu, no Século II d.C. criou o modelo geocêntrico simples de ser entendido na época. No modelo de Ptolomeu os planetas moviam-se em círculos. Esses círculos giravam em torno da Terra, na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno. Este modelo foi o mais aceito desde a Antiguidade até a Idade Média, quase 13 séculos principalmente devido aos dogmas religiosos. Já no século XVI, Nicolau Copérnico que detinha instrumentos mais precisos lançou o modelo heliocêntrico que afirmava que os planetas giravam ao redor do sol em órbitas circulares.
Netunismo X Plutonismo
O Netunismo foi criado por Abraham Wener que afirma que todas as rochas se formaram a partir de um grande oceano primordial – rochas com minerais - solúveis se formaram no início; rochas mais solúveis à medida que o oceano evaporasse. Já o Plutonismo ou teoria plutónica, teoria proposta nos princípios do século XIX pelo geólogo escocês James Hutton considerava 3 processos formadores de rochas: sedimentar, magmático e metamórfico.
Uniformitarismo X Atualismo
Uniformitarismo: as alterações da Terra são um somatório de pequenas alterações originadas por processos lentos naturais. As catástrofes naturais são vistas como fenômenos pontuais sendo incapazes de provocar as alterações na Terra. Atualismo:  "O presente é a chave do passado". Os processos modeladores da Terra no presente terão sido os mesmo do passado.
Questão 2: Quais as contribuições de James Hutton para o desenvolvimento da Geologia moderna?
Até o surgimento de James Hutton, praticamente a geologia não existia. Quando sua obra “Teoria da Origem da Terra” é publicada, em 1788, ele transforma todos os conceitos observados sobre as rochas em uma ciência, questionando de forma científica os preceitos vigentes defendidos pela Igreja. Ou seja, transforma a geologia em uma ciência, defendendo que ela deva ser feita na base da observação, analisando como as rochas se relacionam entre si. Hutton teve um papel fundamental na geologia, pois conseguiu mostrar, exercendo uma geologia mais científica, a importância do tempo no processo geológico. James começou a separar o conhecimento dos biólogos, que estudavam a evolução da vida, dos naturalistas, que estudavam a evolução na Terra. Ele começou a fazer descrições detalhas das rochas dentro de uma teoria concisa e a associar seus estudos ao tempo, dando características de ciência a essas descrições. Nascia, assim, a geologia moderna.
Questão 3: Qual a importância da ciência geológica no desenvolvimento da humanidade?
 O conhecimento geológico sempre foi utilizado pela sociedade desde o surgimento da humanidade, de maneira a prover as necessidades básicas em termos de recursos minerais (pesquisa e prospecção mineral), exploração de materiais energéticos (combustíveis fósseis), na construção de obras civis (habitação, barragens, rodovias, túneis) e na descoberta de novos bens minerais. Conhecer a geologia é fundamental para se utilizar dos recursos naturais de maneira eficiente e sustentável para promover o desenvolvimento humano e ambiental.
Questão 4: Qual a aplicabilidade da Geologia para a Geografia?
A Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua origem, seus componentes, suas transformações por meio de registros encontrados nas rochas e minerais que formam a estrutura do planeta. A importância da Geologia para a Geografia se dá pela forma de possibilitar o melhor entendimento dos eventos que transformam a Terra e como eles podem impactar as dinâmicas humanas.
Questão 5: Quais os princípios estabelecidos por Nicolaus Steno para a organização das sequências sedimentares?
Nicolaus Steno explicou a origem dos gêiseres, reconheceu como dentes fósseis de tubarões as pedras popularmente chamadas de “línguas petrificadas” (glossopetrae), constou a constância dos ângulos entre faces cristalinas e contribuiu para o estudo da anatomia humana. Ele enunciou os três princípios básicos que regem a organização das sequências sedimentares:
Superposição: sedimentos se depositam em camadas, as mais velhas na base e as novas sucessivamente acima;
Horizontalidade Original: depósitos sedimentares se acumulam em camadas sucessivas dispostas de modo horizontal;
Continuidade Lateral: camadas sedimentares são contínuas, estendendo-se até as margens da bacia de acumulação, ou se afinam lateralmente.
Questão 6: O que é Datação Relativa e a importância dos fósseis para a sua determinação?
A Datação Relativa é método de calcular a idade das formações geológicas ou de certos acontecimentos relativamente à idade de outras formações ou acontecimentos. Ela é importante porque estuda acontecimentos que ocorreram em intervalos pequenos como os fósseis, diferente da Datação Absoluta que analisa acontecimentos de longo intervalo de tempo.
Questão 7: Por que a sucessão biótica permitiu a subdivisão tão detalhada do registro sedimentar e do tempo geológico?
O princípio de sucessão biótica estabelece ser possível colocar rochas fossilíferas em ordem cronológica pelo caráter de seu conteúdo fóssil, pois cada período, época ou subdivisão do tempo geológico possui um conjunto particular de fósseis, representativo dos organismos que viviam naquele tempo.
Questão 8: Dê os Éons, Eras, Períodos e as idades limites da Coluna Geológica do Tempo.
	Éron
	Era
	Período
	Milhões de anos atrás
	Fanerozoica
	Cenozoica
	Quarternário
	2,5
	
	
	Terciário
	65
	
	Mesozoica 
	Cretáceo
	136
	
	
	Jurássico
	190
	
	
	Triássico
	215
	
	Paleozoica
	Premiano
	280
	
	
	Carbonífero
	345
	
	
	Devoniano
	395
	
	
	Siluriano
	430
	
	
	Ordoviciano
	500
	
	
	Cambriano
	570
	Pré-cambiano
	Proterozoica
	
	4,6 b.a. 
	
	Arqueana
	
	
Questão 9: O que é o método de datação absoluta e em que está fundamentado?
A datação absoluta consiste na determinação da idade em milhões de anos ou em outra unidade temporal, tomando como referência o tempo presente. Essa é a unidade de tempo que se usa em Geocronologia, que é o estudo da idade da Terra e das rochas que formam sua crosta. A datação absoluta se fundamenta principalmente nos métodos radiométricos desenvolvidos no século XX. Tais métodos se baseiam na desintegração radioativa espontânea para um estado menor de energia que ocorre com átomos de elementos radioativos.
Questão 10: Qual a idade do nosso planeta e como foi estabelecida?
A Terra apresenta idade entre 4,5 e 4,6 bilhões de anos que foi estabelecida por métodos de datação radiométrica no qual se estudava o tempo geológico do planeta. Esta idade é baseada em datação radiométrica de meteoritos e é consistente com as idades das mais antigas amostras terrestres e lunares.
Questão 11: Conceitue Minerais e dê exemplo 10 minerais de importância econômica para a nossa civilização.
Os minerais são as unidades constituintes das rochas e são definidos como sendo sólidos homogêneos, naturais, que apresentam arranjo atômico ordenado e composição química definida. Assim, cada espécie mineral se caracteriza por apresentar quantidades definidas e proporcionais de determinados elementos químicos. Estes elementos, por sua vez, se arranjam no espaço de uma maneira organizada e regular, que se constitui no chamado arranjo cristalino. São exemplos de minerais: talco, gipsita, calcita, fluorita, apatita, ortoclásio, quartzo, topázio, berilo, turmalina, coríndon e diamante.
Questão 12: Qual a diferença entre um mineral e uma rocha?
O mineral é homogêneo, diferente da rocha por ser composta por um agregado de minerais.
Questão 13: Quais os critérios utilizados paraidentificarmos os minerais.
O arranjo atômico ordenado e a composição química definida conferem a um mineral a sua homogeneidade, ou seja, física e quimicamente ele se constitui em uma única fase, possuindo um conjunto diagnóstico de propriedades. A determinação das propriedades físicas de um mineral possibilita, normalmente, a sua identificação. Apesar da análise de algumas destas propriedades implicar o recurso a técnicas e equipamentos especializados, é possível distinguir os minerais mais comuns pela observação direta ou mediante ensaios simples, através da determinação de propriedades como a clivagem, a fratura, a cor, a dureza, o brilho e o traço.
Questão 14: A Água é um mineral? Por quê?
Água não é um mineral, mas o gelo dos cristais de neve e das geadas de inverno, sim! Porque um mineral para ser mineral, além de ser sólido precisa ter a estrutura cristalina formada naturalmente através de ligações químicas, de átomos (ou íons), ter composição química relativamente homogênea, arranjo atômico ordenado e repetitivo revelado pela morfologia (forma) do cristal que tende a seguir um padrão geométrico passível de ser agrupado em um de sete sistemas cristalinos.

Outros materiais