Buscar

AV2 ciencias sociais

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0089_AV2_201001059131 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
	Turma: 
	Nota da Prova: 2,0 de 8,0         Nota do Trab.:        Nota de Partic.: 1,5        Data: 22/11/2013 16:01:54 
	
	 1a Questão (Ref.: 201001073376)
	5a sem.: Contexto histórico do surgimento da explicação e análise da sociedade
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar: 
		
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001270418)
	4a sem.: A sociologia de Max Weber
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em 13 de março do presente ano, o protodiácono (o mais velho dentre os 115 cardeais presentes ao Conclave) Jean-Luois Tauran, da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ao proferir as seguintes palavras em latim ¿Annuntio vobis gaudium Magnum: Habemus Papam: Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Georgium Marium, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Franciscum (Anuncio-vos uma grande alegria: temos um Papa, o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor, Dom Jorge Mário, Cardeal da Santa Romana Igreja Bergoglio, que se impôs o nome Francisco¿ fez saber, aos que ocupavam a Praça São Pedro ou acompanhavam pelos meios de comunicação do mundo inteiro, que o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana havia sido escolhido e aceitado sua eleição. A partir de então, o Papa Francisco passou a ser, concomitantemente, o líder religioso de 1,2 bilhão de católicos no mundo e o chefe de Estado do Vaticano. De acordo com a teoria da dominação legítima preconizada por Max Weber, o processo de escolha da autoridade religiosa e política acima referido expressa o tipo puro de dominação:
		
	
	Ideológica, em razão de a eleição do novo Papa ter sido motivada pela oposição feita pelo então arcebispo de Buenos Aires à presidenta Cristina Kirschner. 
	
	Carismática, em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais do Sumo Pontífice.
	
	Racional-legal, baseada em interesses racionais dos agentes envolvidos e legitimada pela organização burocrática da Santa Sé.
	
	Tradicional, em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes atribuídos à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.
	
	Material, em razão de a escolha desse líder se basear no antagonismo de classes sociais que compõem a população católica mundial
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001083017)
	13a sem.: Novos padrões culturais
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	"Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos." (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir. I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano. II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas. III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos. IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I e IV
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001077729)
	6a sem.: Fatos sociais e representações coletivas: a sociologia de Durkheim
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Existem sociedades em que os fatos sociais, os comportamentos individuais e a coesão se devem essencialmente à comunhão de crenças, sentimentos e de tradições que atuam de forma determinante sobre os comportamentos individuais. 
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de sociedade e solidariedade. 
		
	
	sociedade simples e solidariedade orgânica 
	
	sociedade moderna e solidariedade mecânica
	
	sociedade moderna e solidariedade complexa 
	
	sociedade simples e solidariedade mecânica 
	
	sociedade mecânica e solidariedade simples 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001238832)
	1a sem.: Indivíduo e sociedade
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	FOLHAPRESS/JC - 13/03/2013 - Opinião Econômica - Marx "A problemática que ele (Karl Marx) colocou - o que é o homem e como pode realizar plenamente a sua humanidade diante dos constrangimentos que lhe impõe a organização da sociedade - é eterna." Delfim Netto, economista. A problemática colocada por Marx nos remete a qual tema central na análise das ciências sociais? 
		
	
	O da objetividade do conhecimento.
	
	O da subjetividade do conhecimento.
	
	O do instinto de sobrevivência.
	
	O da relação indivíduo-sociedade. 
	
	O da relação família-sociedade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001138699)
	5a sem.: Contexto Histórico da Formação da Sociologia e Antropologia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de:
		
	
	Manter a interpretação dogmática da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
	
	Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
	
	Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicar as origens da hmanidade.
	
	Condicionar o indivíduo, através de valores simbólicos, a agir e pensar conforme os ensinamentos prescritos pelos deuses.
	
	Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva da forças mitológicas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001082986)
	6a sem.: Fatos sociais e representações coletivas: a análise durkheimiana
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	De acordo com Durkheim, a anomia refere-se à ausência ou inadequação das regras que regulam situações de interação social. Assim sendo:
		
	
	Os casamentos grupais encontrados em sociedades primitivas são anômicos, pois exprimem ausência de regras morais de conduta.
	
	Os conflitos ou guerras configuram tipicamente situações de esfacelamento do tecido social, configurando-se, assim, casos de anomia.
	
	As redes sociais na internet configuram um fato anômico, pois ainda não existe legislação que regule o funcionamento dessas redes.Nas sociedades industriais a vida econômica sofre de anomia por falta de regras morais que limitem a ambição humana.
	
	A liberdade de expressão artística caracteriza uma situação tipicamente anômica
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001074220)
	5a sem.: Contexto histórico do surgimento da explicação e análise da sociedade. Evolução, controle e ordem social: a perspectiva positivista
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que: 
		
	
	Os positivistas não se inspiravam no método de investigação das ciências naturais. 
	
	A sociedade era vista como possuidora de características diferentes das ciências sociais.
	
	Os positivistas não reconheciam o êxito do método de investigação das ciências naturais aplicado às ciências sociais. 
	
	Os positivistas se baseavam no materialismo histórico.
	
	A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001144071)
	5a sem.: O contexto histórico do surgimento das ciências sociais
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Com base na charge, responda a seguinte indagação: Em que sentido o entendimento do conceito de Estática Social e Dinâmica Social, proposto pelo mentor positivista Auguste Comte, estão antagônicos à charge apresentada? Fundamente sua resposta.
		
	
Resposta: na teoria éramos para ter o mesmo "conceito" dos ricos, ou ao que eles nos propuseram em suas campanhas mas o que vemos é outra realidade bem complexa do que imaginamos. Na realidade vivemos numa proposta ilusoria de um mundo diferente ou que aparenta ser mas, que na realidade o que acontece é de forma bem diferente, ou talvez bem nitida que a gente quer tentar nao ver.
	
Gabarito: 
Sugestão de Gabarito: Deve-se abordar a concepção comtiana de estática social e dinâmica social, bem como correlacioná-las com o lema positivista Ordem e Progresso e, por conseguinte, elucidando o antagonismo com a charge através da omissão do Estado no exercício do Poder Público responsável pela gestão da sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001279030)
	16a sem.: AULA 8
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Leia atentamente o caso concreto abaixo. 
lgernon Freeman-Midford, um diplomata britânico, presenciou o seppuku de Taki Zenzaburo (que havia ordenado um ataque a um acampamento estrangeiro) e relatou o episódio da seguinte maneira: "Comandada pelo próprio imperador, a cerimônia ocorreu às 22:30 h em um templo de Seifukuji, o quartel general das tropas de Satsuma. Taki, sem hesitar e demonstrar emoção alguma confessou: 'Eu sozinho ordenei o ataque aos estrangeiros em Kobe e novamente quando eles tentaram escapar. Por este crime eu me desventrarei e imploro aos presentes que me dêem a honra de presenciar o ato'. Cuidadosamente iniciou o ritual retirando a parte superior de seukimono e prendeu as mangas embaixo do joelho para que ele caísse para frente e morresse como um nobre cavalheiro japonês. Com firmeza, Taki pegou a espada, fitou-a como se fizesse seus últimos pensamentos e rasgou a barriga. Durante toda a operação ele não moveu um músculo de sua face. Posicionou-se então o kaishakunin. Segurou a sua espada no ar por um segundo e decapitou Taki em um movimento preciso. O silêncio do recinto era quebrado pelo som do sangue caindo em nossa frente". 
Fonte: http://www.nipocultura.com.br/p=376 Segundo os tipos ideais de ação social estabelecidos por Weber, qual(quais) é(são) o(s) tipo(s) ideal(ideais) de ação(ações) social(sociais) presente(s) acima? 
		
	
Resposta: açao social é to ato que tem impacto diante de uma sociedade, e taki ao se declarar mandante do ataque e sabendo das consequencias que o sofreria achou digno morrer pelo seu proprio ato.
	
Gabarito: 
Questão discursiva: O tipo ideal de Max Weber é um instrumento de análise da realidade que é baseado em exemplos reais mas não que não existe na realidade. Oque encontramos efetivamente é uma mistura dos diferentes tipos ideais, já que uma ação pode ter várias motivações. No caso acima podemos dizer que a ação social do suicida é uma ação racional com relação a valores, pois o individuo age com fidelidade à sua honra. Mas como o suicídio ritual japonês é um tradição em casos de honra perdida, podemos também afirmar que a motivação do suicídio foi em virtude de um costume, configurando assim uma ação tradicional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes