A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS

Pré-visualização | Página 1 de 4

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS
QUESTÃO 1 De acordo com o que dispõe a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde, as funções como membro dos Conselhos de Saúde
 (A) não serão remuneradas, considerando-se o seu exercício de relevância pública e, portanto, garante a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro. 
QUESTÃO 2 De acordo com as disposições da Constituição Federal, no que se refere à Saúde, assinale a alternativa correta. 
(C) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos. 
QUESTÃO 3 De acordo com as definições trazidas pela Lei Orgânica da Saúde - Lei n° 8.080/1990, a Vigilância Epidemiológica:
está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde e é definida como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
QUESTÃO 4 De acordo com o que dispõe a Lei 8.142/90, a Conferência de Saúde é uma instância:
colegiada; presente em cada esfera de governo; reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
QUESTÃO 5 De acordo com as denominações expostas no Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, considera-se Portas de Entrada:
os serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS.
QUESTÃO 6 Assinale a alternativa correta. 
(C) Está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde: a assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. 
QUESTÃO 7 Assinale a alternativa correta. 
(B) Ao Sistema Único de Saúde, compete participar na formulação e na implementação das políticas de saneamento básico 
QUESTÃO 8 Assinale a alternativa correta.
 (E) A participação de órgãos, entidades e movimentos sociais terá como critério a representatividade, a abrangência e a complementariedade do conjunto da sociedade, no âmbito de atuação do Conselho de Saúde. De acordo com as especificidades locais. 
QUESTÃO 9 Assinale a alternativa correta.
 (D) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.. 
QUESTÃO 10 Assinale a alternativa correta. 
(A) No Brasil, durante a chamada República Velha, que durou de 1889 a 1930, a assistência médica era prestada à população de baixa renda por meio das instituições de caridade, pois a assistência à saúde pública e privada era de baixa qualidade. 
QUESTÃO 21 Incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). 
(A) Vigilância sanitária. 
(B) Saúde do trabalhador. 
(C) Vigilância epidemiológica. 
(E) Assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
 QUESTÃO 22 Faz parte do Sistema de Informação em Saúde de Base Nacional? 
(A) SINASC – Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. . 
(C) SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. 
(D) SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação. 
(E) SIS EAPV – Sistema de Informação sobre Eventos Adversos Pós-vacinais. 
QUESTÃO 23 O que é o Conselho de Saúde? 
(A) É o órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de governo. 
 QUESTÃO 24 O acesso aos relatórios do Sistema de Informação sobre Mortalidade é importante para a o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica porque 
(A) contém informações sobre as características de pessoa, tempo e lugar, condições de óbito, assistência prestada ao paciente, causas básicas e associadas. 
QUESTÃO 25 Está relacionada ao acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica. 
(A) Estar o usuário assistido por ações e serviços de saúde do SUS. 
(B) Ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde no exercício regular de suas funções no SUS. 
(C) Estar a prescrição em conformidade com a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ou com a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos.
 (D) Ter a dispensação ocorrido em unidades indicadas pela direção do SUS. 
QUESTÃO 21 Conforme a Lei n.° 8.080, de 19 de Dezembro de 1990, à direção estadual do Sistema único de Saúde (SUS) compete: 
(B) coordenar a rede estadual de laboratórios de saúde pública e hemocentros, e gerir as unidades que permaneçam em sua organização administrativa. 
QUESTÃO 22 Com base na Constituição Federal Brasileira de 05 de outubro de 1998, sobre a Saúde:
(A) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 
(B) São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
 (C) O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. 
(D) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. 
QUESTÃO 23 Conforme a Resolução n.°453, de 10 de Maio de 2012, que trata da “Estrutura e Funcionamento dos Conselhos de Saúde”:
(A) Cabe ao conselho de Saúde deliberar em relação à sua estrutura administrativa e ao quadro de pessoal.
 (B) O Conselho de Saúde contará com uma secretaria-executiva coordenada por pessoa preparada para a função, para o suporte técnico administrativo, subordinada ao Plenário do Conselho de Saúde, que definirá sua estrutura e dimensão. 
(D) O Plenário de Conselho de Saúde se reunirá, no mínimo, a cada mês e, extraordinariamente, quando necessário, e terá como base o seu Regimento Interno. A pauta do material de apoio às reuniões deve ser encaminhada aos conselheiros com antecedência mínima de 10 (dez) dias. 
(E) As reuniões plenárias dos Conselhos de Saúde são abertas ao público e deverão acontecer em espaços e horários que possibilitem a participação da sociedade.
 QUESTÃO 24 Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde. Sobre os serviços privados de assistência à saúde:
(B) na prestação de serviços privados de assistência à saúde serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento. 
QUESTÃO 25 No âmbito dos municípios, o Sistema Único de Saúde (SUS) é dirigido:
 (D) pela Secretaria Estadual de Saúde ou órgão equivalente. 
QUESTÃO 21 Assinale a alternativa correta. 
 (C) Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. 
QUESTÃO 22 Princípio e diretrizes do Sistema Único de Saúde. 
(A) Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população. 
(B) Organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos. 
(C) Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral. 
(D) Participação da comunidade. 
QUESTÃO 23 Assinale a alternativa correta.
 (E) Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica são os documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais